TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Imprudente

Artigo: Ordem Imprudente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  1.126 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no texto “Ordem Imprudente” a palavra segurança não foi colocada em prática pelo encarregado da obra, que não devia ter mandado o funcionário realizar uma atividade que não a sua de origem, com essa atitude imprudente colocou a vida do empregado em risco. Faltou o uso das Normas Regulamentadoras que foram instituídas com o objetivo de regulamentar os ambientes de trabalho. Atualmente existem 35 normas regulamentadoras. Cabe lembrar que todas as empresas devem implantar as referidas normas e que o órgão responsável pela fiscalização das normas é o Ministério do Trabalho e Emprego.

Categoria: Tecnologia

Enviado por: Rogério pereira da silva

Palavras: 3690 | Páginas: 15

Ordem Imprudente

1 RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS

Nesse semestre o foco de nosso estudo está baseado no eixo integrador denominado “Fundamentos Introdutórios”, sendo assim todas as disciplinas possuem esse objetivo. O texto apresenta um caso de acidente envolvendo uma violenta explosão.

1. Com base no texto e na disciplina de Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho responda as questões abaixo:

a) Quais ações e medidas poderiam ser adotadas para evitar a explosão?

Aplicação do PPRA (Programa de Riscos Ambientais).

Fazer uma inspeção no local com profissional da área onde seria feito a detonação.

Também fazer a avaliação correta dos riscos inerentes aquele procedimento classificando a área conforme o grau deste risco. (Neste caso identificação por ZONA, prescrita em norma).

A empresa deveria tomar várias medidas de segurança com relação a trabalhos com explosivos, isso deve ser realizado de acordo com instruções escritas

emitidas pelo empregador (OSS- Ordem de serviço em segurança) sempre que o manual de proteção contra explosões o exigir.

Verificar qual a origem, quantidade e o tipo correto de explosivo a ser usado e consultar a FISPQ (Ficha de Informação e Segurança de Produtos

Químicos).

Deve-se exigir treinamento específico para esta função. (Caso que foi ignorado pelo encarregado).

Fornecer todos os EPI’s necessários para o desenvolvimento deste trabalho, e treinar os funcionários quanto ao uso adequado desses equipamentos de

proteção individual.

Medidas deveriam ter sido tomadas referentes ao trabalho em espaço confinado considerando a NR 33 e seguindo todas as recomendações descritas.

b) Com base nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, quais normas poderiam ser aplicadas para evitar a explosão? De queforma o Tecnólogo poderia aplicar as referidas normas?

NR 1: alínea 1.7

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com