TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORDEM IMPRUDENTE

Pesquisas Acadêmicas: ORDEM IMPRUDENTE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.471 Visualizações

Página 1 de 2

Durante muito tempo a segurança do trabalho foi vista como um tema que se relacionava apenas com o uso de botas, capacetes, cintos de segurança e uma série de outros equipamentos.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis.

No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, outras leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

É um conjunto de ciências e tecnologias que buscam a proteção do trabalhador em seu local de trabalho, no que se refere à questão da segurança e da higiene do trabalho.

Seu objetivo básico envolve a prevenção de riscos e de acidentes nas atividades de trabalho visando a defesa da integridade da pessoa humana.

Além da saúde do trabalhador a empresa estende seus cuidados no Ambiente e as condições de trabalho, Visando proporcionar conforto e segurança na execução das atividades.

São feitos investimentos diversos quanto aos Equipamento de Proteção Individual – EPI´S e no ambiente.

Manter o trabalhador como peça fundamental da produção em condições ótimas de saúde, é diretamente proporcional ao êxito de qualquer atividade empresarial. Uma revisão dos documentos históricos relacionados á segurança do trabalho permite observar muitas referencias ao contexto histórico e sua necessidade de conseguir a sua subsistência.com revolução industrial, sem sombra de duvida, mudou integralmente o quadro industrial. Com a sofisticação das maquinas, objetivando um produto final com maior qualidade e melhor perfeição, originou o crescimento das taxas de acidentes, e também, da gravidade desses acidentes, devido inóspitos condições de trabalho expostos aos trabalhadores.

Os acidentes espreitam-nos por toda parte. São mais numerosos hoje que antigamente, em virtude da diversificação das atividades humanas. Para ser eficaz, a Segurança do trabalho devem atuar sobre todos aqueles que fazem parte da cadeia produtiva, homens, maquinas e instalações, fazendo uma abordagem ampla relativa ás atividades humanas. O acidente é por definição, um evento negativo e indesejado do qual resulta uma lesão pessoal ou dano material. O acidente, entretanto, caracteriza-se pela existência do risco. Infelizmente as estatísticas oficiais ainda não qualificam, adequadamente. À ocorrência anual de acidentes do trabalho. O gerenciamento dos riscos associados ao trabalho é fundamental para à preservação de acidentes. Requer pesquisas, métodos e técnicas especificas, monitoramento e controle. Os conceitos básicos de segurança e saúde devem esta junta em todas as etapas do processo produtivo, do projeto á operação. Essa ideia ira garantir inclusive a continuidade e segurança dos processos, uma vez que os acidentes geram horas e dias perdidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com