TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Imprudente

Monografias: Ordem Imprudente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho e demonstrar as ações e medidas a serem tomas por parte do tecnólogo, que poderia ter evitado essa explosão. Fala também as Normas Regulamentadoras a serem aplicadas, diante dessa explosão com o trabalhador. O texto fala das responsabilidades do empregador no acidente, e aborda os tipos de comunicação que uma empresa deve ter com seus funcionários, onde possa estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente com o trabalhador. Visa realçar a relevância da gestão de conflitos ocorrido aos danos físicos e psicológicos ao trabalhador.

2 DESENVOLVIMENTO

A divulgação de informações é fundamental para a CIPA como recurso de orientação aos empregados no uso correto dos equipamentos de segurança, através de boletins informativos, seminários e palestras que tratem de assuntos relativos à saúde e qualidade de vida do trabalhador, além de promover treinamentos e eventos referentes à prevenção de acidentes, como o de Combate à Incêndio e de Primeiros Socorros e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), realizada anualmente com o objetivo de conscientizar o empregado da importância da prevenção de acidentes para a sua melhoria de vida.

Quando ocorrem acidentes de trabalho (de pequenas ou grandes proporções), é o Presidente da CIPA que registra todo e qualquer acidente sofrido dentro pelo empregado dentro da empresa no formulário de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Acidente de Trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.A prevenção de acidentes é necessária e importante para garantir a segurança e a qualidade de vida do trabalhador, a partir da eliminação dos fatores determinantes do acidente de trabalho.

Baseado em ordem imprudente a presença de profissionais como médicos e técnicos de segurança de trabalho teria evitado esse grave acidente.é imprescindível no quadro administrativo de uma empresa, uma vez que são estes profissionais que vão se encarregar conjuntamente da proteção, saúde e integridade física e psicológica do empregado, através da realização de exames periódicos, da distribuição de equipamentos e podemos destacar as NRs que poderiam ser aplicadas para evitar a explosão seria a NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, NR6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI, NR7 - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), NR9 - Programa de Prevenção de riscos Ambientais (PPRA). A maneira que o tecnólogo poderia aplicar as normas era Identificar condições e fatores de risco, ao trabalhador propondo melhorias e maior segurança. O técnico, com isso contribui para que muitos acidentes sejam evitados, trazendo maior qualidade de trabalho a toda empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com