TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Imprudente

Trabalho Universitário: Ordem Imprudente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia e Segurança do Trabalho da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Introdução à Tecnologia em Segurança do Trabalho / Semestre 1º

Orientadores: Prof. Fábio Henrique Ribeiro

Prof. Seleide A.M. Eugênio

Ijuí

2013

INTRODUÇÃO

Este texto, Ordem Imprudente trará uma abordagem, sobre um violento acidente envolvendo uma explosão que causou vários aspectos danos a empresa, e a vítima do acidente, e assim reforçando mais uma vez a importância do papel do Tecnólogo, como é importante investir num plano com ações evitando acidentes de trabalho.

ORDEM IMPRUDENTE

O texto fará uma abordagem sobre a importância de um trabalho de prevenção, pois faz nos refletir fatos que aconteceram nesta empresa como há explosão que vitimou um trabalhador, expondo os riscos ocorridos, a falta de comunicação, e a importância do tecnólogo atuando nesta área capacitando e orientando.

Desta forma, as medidas e ações para evitar uma explosão anecessidades das empresas ter um plano com ações imediatas, sempre verificando os riscos e perigos antes de

iniciar qualquer atividade, e utilizando equipamentos de proteção individual, verificando o manuseio de explosivos, tendo atenção, sempre analisando o local, ver as condições do ambiente, como a iluminação, ventilação, umidade, ter sinalização e também é necessário treinamentos.

Salienta-se que as empresa devem possuir uma sistemática para realização de auditoria internas do sistema a fim de garantir sua implementação, manutenção e melhoria contínua, essa é uma etapa essencial para um trabalho com um resultado positivo.

Conforme, análise as normas aplicadas para evitar uma explosão são segundo as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, poderiam ser aplicadas as seguintes: NR15 – Atividades e operações insalubres, NR16 – Atividades e ações perigosas e a NR19 – Explosivos e a NR33 – Segurança e Saúde nos trabalhos em ambiente confinado.

O Tecnólogo tem importante papel para aplicar as referidas normas, fazendo um planejamento prévio, com ações que venham ter um acompanhamento de forma qualificativa, analisando as condições operacionais, também revisar as condições que a empresa oferece aos trabalhadores para evitar acidentes.

O Tecnólogo exerce uma função importantíssima, pois ele é orientador e fiscalizador ele tem papel de mostrar os riscos e perigos no ambiente de trabalho, fazendo uma sistematização previa permitindo uma avaliação de riscos e dos operários envolvidos, promovendo formações e instruções a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com o objetivo de conscientizar os trabalhadores sobre a importância de ter a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho com a preservação da vida, que todas empresas

deveriam adotar, pois tem importante papel.

O encarregado da obra no acidente a responsabilidade é total dele, porque ele simplesmente deu uma ordem a vitima, esta não era qualificada para desempenhar essa função, não conhecia os riscos e perigos que havia no local, não tinha treinamento nenhum, apenas obedeceu o encarregado da obra em que ocorreu a explosão de maneira violenta.

A comunicação é o elo para o bom desenvolvimento de qualquer atividade, mas o que aconteceu neste caso não teve comunicação, sobre o produto que iria usar, os instrumentos que iria manipular, e o local de risco que era muito grande. Segundo o texto Ordem Imprudente, nos diz: “o encarregado da contratada ordenou à vitima que fosse substituir o colega que vinha faltando sendo que a nova tarefa consistia em detonar uma rocha encontrada na escavação em que seria instalado um poste. A vítima não conhecia este outro tipo de atividade, não fora contratada e muito menos treinada e informada sobre os riscos ou sobre o produto que iria manipular”. Desta forma, constata-se que o encarregado da não teve comunicação nenhuma com a vítima ele determinou e ordenou.

A vítima teve um dano psicológico irreversível, pois causou um conflito emocional e moral, a vítima teve danos graves ficando com invalidez permanente, e várias seqüelas atingindo o lado financeiro e também o emocional.

Constata- se em muitos casos os traumas psicológicos, pós acidentes em que vítimas acabam caindo em profunda depressão, pois ficam com a qualidade de vida, péssima, sem motivação, totalmente desesperados e famílias destruídas, muitas vezes levando até a morte.

Dano psicológico é avaliável, visto, que as

conseqüências psicológicas são demonstráveis como: depressão, fobias, tentativas. Assim sendo, dano psicológico pode ser objeto de indenização, caracterizado como uma incapacidade que importe uma lesão de tal entidade que implique alteração ou perturbação emocional, com conseqüências resultados que afete gravemente sua integridade.

No entanto, é fundamental que toda empresa tenha consciência da importância de uma gestão de segurança e na saúde de seus trabalhadores como uma prática de responsabilidade social, atuando de uma forma reativa, adotando uma visão sistemática num todo na empresa, com comprometimento de ambas as partes empresa x funcionários assim garantindo uma qualidade no trabalho e também o trabalhador sinta-se, que não é um mero funcionário, mas sim a empresa se preocupa com a sua segurança, a sua valorização.

Segundo Lapa (2001): considera a gestão de segurança e saúde, através da garantia da integridade física e da saúde dos funcionários, como fator de desempenho que deve ser incorporado à gestão do negócio empresarial.

Ressaltamos o importante papel do Tecnólogo em Segurança do Trabalho, sendo um orientador, instrutor com planejamentos com ações significativas, que venham auxiliar o trabalhador a ter segurança e seus direitos garantidos, também supervisionando.

...

Baixar como  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »