TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização

Ensaio: Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Ensaio  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 4

1) Cite duas opções de redundância de discos explicando seu funcionamento. Por quê estas soluções não eliminam a necessidade de um backup de dados?

RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.

Vantagens:

• Caso algum setor de um dos discos venha a falhar, basta recuperar o setor defeituoso copiando os arquivos contidos do segundo disco;

• Segurança nos dados (com relação a possíveis defeitos que possam ocorrer no HD).

Desvantagens:

• Custo relativamente alto se comparado ao RAID 0;

• Ocorre aumento no tempo de escrita;

O RAID-2 surgiu no final dos anos 1980, onde os HDs não possuíam checagem de erros. Assim, pode-se dizer que o RAID-2 é similar ao RAID-4, mas possuindo algoritmos de Hamming ECC (Error Correcting Code), que é a informação de controle de erros, no lugar da paridade. Além disso, pode-se ter várias configurações, como 10 discos normais + 4 discos somente para ECC. Este fato possibilita uma proteção adicional, porém o RAID-2 ficou obsoleto pelas novas tecnologias de disco já possuírem este tipo de correção internamente. O RAID 2 origina uma maior consistência dos dados se houver queda de energia durante a escrita. Baterias de segurança e um encerramento correto podem oferecer os mesmos benefícios.

Vantagem:

• Usa ECC, diminuindo a quase zero as taxas de erro, mesmo com falhas de energia.

Desvantagem:

• Hoje em dia, há tecnologias melhores para o mesmo fim.

• Dependendo da configuração e necessidade da empresa, era necessário a mesma quantidade de discos ECC para discos normais, isto é, desperdício de espaço que poderia ser usado para dados.

Não eliminam um backup de dados porque são meios de gravação/leitura de dados em duplicata. Já que a duplicação é feita em tempo real, se uma informação indevida for gravada na primeira unidade (como um vírus) ou se um arquivo importante for apagado por engano, o mesmo acontecerá no segundo disco. Já o backup é acionado para copiar os dados em um disco reserva, para recuperação dos mesmos em caso de falha do disco de trabalho.

2) O que é memória não-volátil? Cite exemplos com as respectivas características.

É aquela em que a informação é preservada mesmo na falta de alimentação elétrica. Quando a alimentação é restabelecida, os dados podem ser novamente lidos sem nenhuma alteração no seu conteúdo. As memórias não voláteis podem ser de leitura/escrita ou apenas de leitura. Esta classificação se deve ao fato de que originalmente as memórias não voláteis eram apenas de leitura.

ROM (Read Only Memory)

• Armazena instruções ou configurações de modo definitivo. Não pode ser apagada.

EPROM (Erasable Read Only Memory)

• Semelhante à ROM, seu conteúdo pode ser apagado através de raios ultravioleta e ser regravada.

EEPROM (Eletrically Erasable Read Only Memory)

• Semelhante à EPROM, seu conteúdo pode ser apagado através da aplicação de tensão elétrica. Também é regravável.

FLASH

• Utilizadas em dispositivos como “pen drives” e cartões de memória.

Flash BIOS

• Armazena instruções ou configurações de modo perene, e seu conteúdo pode ser alterado via software.

3) Você é contratado para prestar consultoria a uma empresa do setor têxtil de médio porte, cuja rede de computadores possui cerca de 500 estações de trabalho Windows 7, três servidores de rede Windows Server 2008 e um servidor Linux. O motivo de sua contratação é solucionar um problema de performance no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com