TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem Da Teoria Dos Sistemas

Artigos Científicos: Origem Da Teoria Dos Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

Tecnologia da Informação

Origem da Teoria dos Sistemas

Herbert Spencer, um filósofo inglês viveu entre 1820 e 1903, dizia que “um organismo social assemelha-se a um organismo individual nos seguintes traços essenciais”:

• No crescimento;

• No fato de que, tornando-se mais complexo, suas partes exigem uma crescente dependência recíproca; e

• Porque em ambos os casos há uma crescente integração acompanhada por crescentes diferenças.

Outro filósofo e antropólogo belga Claude Lévi-Strauss, em 1930, afirmava que “uma estrutura oferece um caráter de sistema, consistindo em elementos combinados de tal forma que qualquer modificação num deles implica uma modificação em todos os outros”.

A primeira idéia central de sistemas é um conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas.

Ludwig Von Bertalanfy, um cientista alemão que em 1950, constatou em sua pesquisa sobre o comportamento dos organismos vivos, que a despeito de sua variedade de formas e de características, esses seres biológicos possuíam pontos em comum. Além disso, Bertalanfy acreditava num primeiro momento estar determinando um método ou um novo método capaz de facilitar as pesquisas científicas, percebendo posteriormente que o que tinha nas mãos superava as suas primeiras expectativas.

Fez parte de sua obra também: “feedback” (retorno de informações do efeito para a causa de um fenômeno); “input” (entrada); “throughputs” (processamento e transformação das informações), “output” (saída); muitas delas agrupadas de tal forma que parecem ter nascido em áreas como a cibernética, a eletrônica, a informática e as telecomunicações. Com base em suas pesquisas, Bertalanfy formulou a Teoria Geral dos Sistemas, identificando os organismos sociais como sistemas.

Conceito de Sistema

O sistema é composto de uma série de componentes em constante interação entre si, ou seja, é um conjunto de partes que interagem e funcionam como um todo. Através do sistema há a comunicação na empresa: interna (funcionários) e externa (clientes).

Os sistemas são feitos de dois tipos de componentes ou partes:

• Físicos ou concretos: itens materiais como equipamentos, máquinas, peças, instalações e até mesmo pessoas. Esse é o hardware do sistema;

• Conceituais ou abstratos: como conceitos, idéias, símbolos, procedimentos, regras, hipóteses e manifestações do comportamento intelectual ou emocional. Esse é o software dos sistemas.

A utilidade do sistema para indicar conjuntos complexos é evidente. Seguem exemplos de sistemas físicos e abstratos:

• Sistema de informações;

• Sistema de transporte;

• Sistema de governo;

• Sistema de qualidade.

O sistema tem aplicações em todas as áreas de atividade, e também como método de resolver problemas e organizar conjuntos complexos de componentes.

Estrutura dos Sistemas

O sistema é representado por conjunto de elementos que se organizam em três partes: entrada, processo e saída. O sistema pode ser ilustrado por uma empresa de Tele-atendimento. A operadora de atendimento processa as informações recebidas (entradas) para fornecer as informações transformadas (saídas).

Conceito, características e benefícios da Tecnologia de Informação

Pode ser definido como o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na tomada de decisão da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa, visando a otimização dos resultados esperados.

As características dos Sistemas de Informação apresentam-se principalmente da seguinte forma:

• Grande volume de dados e informações;

• Complexidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com