TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento alvenarias

Por:   •  30/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL

Caio Camerino Beserra

Prof. Valdemar Siqueira Filho

Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Ciência e Tecnologia 2014.2 – Análise e Expressão Textual

18/10/14

Resumo

Introdução à engenharia civil diz respeito a todo o conhecimento da parte da engenharia em que engloba o processo desde a entrada do estudante na faculdade e o seu ciclo profissional, bem como seus objetivos, normas e responsabilidades que a profissão exige. Este breve estudo tira as dúvidas que um acadêmico de engenharia civil tem na entrada da faculdade, finalizando todos os medos pendentes do indivíduo e fazendo com que o mesmo trace seus objetivos para o futuro de uma forma mais tranquila, chegando a conclusão que é de tamanha importância o estudo da disciplina “Introdução à engenharia civil”.

1 Introdução

A engenharia civil é o ramo das engenharias que projeta, planeja e executa estruturas como edifícios, pontes, casas, estradas etc.

Assim sendo, a engenharia civil engloba várias áreas do conhecimento, fazendo com que o profissional estenda sua mente na textualização do estudo. Com seu conhecimento, o profissional verifica a melhor área para a construção civil, fazendo o estudo de medidas de segurança, impactos ambientais e o material que será utilizado na obra, ele também fiscaliza a obra e se responsabiliza com a conservação do uso da água e o tratamento de esgoto da obra.

O engenheiro civil deve se adequar a todos os padrões das novas tecnologias e as inovações do mundo contemporâneo, pois ele deve ter um talento especial de criatividade para novas obras e não fique preso apenas a mesma estrutura.

Um dos grandes problemas da engenharia civil no momento, é a falta de mão de obra qualificada, pois atualmente ainda existem poucos profissionais no mercado que atuam como engenheiros civis.

Atualmente, a profissão está em grande ascensão no mercado mundial, pois ela passou a ser reconhecida como de suma importância no desenvolvimento de um país, bem com suas obras de infraestrutura e melhoramento da vida dos cidadãos, com uma melhor facilidade de locomoção com construção de estradas etc.

Neste estudo, pretende-se estabelecer os principais fundamentos da engenharia civil, bem como seu estudo, objetivos e a responsabilidade que o profissional tem sobre uma obra que estar a ser construída. Pretende-se, também, mostrar aos acadêmicos de engenharia civil a importância dessa profissão e os riscos que eles e outros cidadãos podem se submeter se houver alguma falha na estrutura da obra.

Inicialmente, o texto esclarece a história da disciplina no curso e suas razões por está vinculada a grade curricular do curso de engenharia civil.

Em seguida, comenta a responsabilidade que um engenheiro civil irá se submeter.

Na sequência, o artigo relata os objetivos e ações da disciplina no curso de bacharelado de engenharia civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (73.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com