TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Cinco Componentes básicos De Um Computador

Exames: Os Cinco Componentes básicos De Um Computador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

A principal função de um computador é controlar as atividades do processamento de dados. Ou seja, processar, armazenar e mover os dados, e tais só ocorrem com o auxilio dos cinco componentes básicos de um computador, distribuídos em dois segmentos: Hardwares (conjunto de componentes eletrônicos que constituem um computador) e Softwares (conjunto de programas ou parte não física do sistema computacional). São eles:

Hardwares:

1. Processador;

2. Memória (principal);

3. Armazenamento em disco;

4. Dispositivos de entradas e saídas;

Softwares:

5. Programas.

1. O Processador (CPU ou UCP)

O processador central executa os programas gravados na memória principal, para isso ele busca as instruções, as interpreta e por fim, as executa. A Unidade de Controle realiza a busca e a interpretação das instruções, já a Unidade Operativa, composta pela Unidade Lógica e Aritmética, é a que executa as referidas instruções.

2. A Memória Principal (RAM)

Ela armazena os dados e as instruções que serão realizadas pela CPU, porém esse armazenamento é temporário, volátil (RAM). Ou seja, só é feito o armazenamento na memória principal durante o processamento, caso o processamento acabe (por exemplo, por falta de energia) o armazenamento desta memória também não ocorrerá mais.

3. Armazenamento em disco (disco rígido)

Também conhecido como memória secundária, disco rígido ou HD. Essa memória armazena permanentemente os dados em massa, por isso é chamada de não volátil. Ela é um complemento da memoria principal que guarda informações mesmo com o computador desligado. Ou seja, os dados anteriormente processados que são guardados nela, bem como programas e arquivos, não são perdidos caso acabe o processamento e haja o desligamento do computador.

4. Dispositivos de entrada e saída

Os dispositivos de entrada e saída servem para conectar o computador ao meio externo. Ou seja, é através deles que as informações são transportadas de fora para dentro, e também de dentro para fora do computador, entre eles podemos citar teclado, impressora, mouse, vídeo e HD externo. Esse conjunto de dispositivos de entrada e saídas são chamados de periféricos. Podem haver periféricos somente de entrada de dados, bem como o teclado, e outros que permitam só a saída de dados, por exemplo, a impressora, e ainda os que permitam tanto a entrada como a saída, neste caso unidades de discos magnéticos, entre outros.

5. Programas

O programa é a formalização de um algoritmo, escrito na linguagem de programação que permite ao computador ler e executar as instruções, gerando os resultados esperados. Ou seja, um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com