TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos Logísticos

Por:   •  29/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

Importância dos Custos Logísticos

No momento que se encontra a economia todos os custos são de suma importância. Os custos com a logística podem se tornar um diferencial competitivo no mercado atual, fidelizando e conquistando clientes. Os custos logísticos aumentaram muito nos últimos anos. Segundo pesquisa feita pela Mslgroup (2016) “aponta que o custo logístico consome cerca de 11,7% da receita das empresas”. Esse aumento é devido ao aumento do valor do combustível e as condições das estradas. Com isso, as empresas repassam aos consumidores finais esse aumento e algumas acabam optando por terceirizar sua distribuição.

Quando as empresas derem mais atenção para todos os custos relacionados com a logística e fazer uma boa análise de valores, poderão ter uma boa vantagem em relação a seus concorrentes.

Finalidade dos Transportes

 Nos últimos anos, a visão dos profissionais de logística mudou bastante, em relação aos serviços de transporte, pois atualmente existe uma grande variedade de transportes para produtos e matérias primas, além das transportadoras e os embarcadores possuírem agora uma flexibilidade para a negociação e responsabilidade quanto a todas as atividades relacionadas ao transporte. O transporte é um dos principais elementos das operações logísticas, e possui funcionalidades descritas em duas funções, a de movimentar e armazenar produtos.

Princípios do Transporte

Existem dois princípios fundamentais que norteiam as operações e o gerenciamento do transporte, a economia de escala e economia de distância. Tais princípios têm como objetivo aumentar o tamanho da carga e a distância a ser percorrida, atendendo a expectativa de serviços a cliente. A economia de escala é obtida com a diminuição do custo de transporte por unidade de peso com cargas maiores, proporcionando a diluição das despesas fixas de movimentação das cargas. As despesas fixas incluem custos administrativos com o recebimento de pedidos de transportes, o tempo despendido para posicionar o veículo para carga e descarga, o processo de faturamento e o custo dos equipamentos utilizados no processo. Já a economia de distância, tem como características a diminuição do custo de transporte por unidade de distância à medida que a distância aumenta.

História do Transporte no Brasil

Nota-se que antigamente o território brasileiro era composto por um imenso isolamento entre as regiões geoeconômicas, como se houvesse uma variedade de ilhas isoladas econômica e geograficamente. Com o passar dos tempos começaram a utilizar caminhos primitivos e com a mineração do ouro em Minas Gerais forçou o aparecimento de diversos caminhos para o centro do país, nesse período conseqüentemente surgiram, os primeiros caminhos pelos negociantes de gado e pelas tropas de maures, permitindo uma interligação um pouco mais intensa, em especial com o sul do Brasil. No entanto, a interligação territorial brasileira só concretizou-se efetivamente com as rodovias-automobilísticas, rompendo as ilhas econômicas. Observa-se na história, que até a abertura dos portos em 1808 a Independência do Brasil em 1822, os transportes eram extremamente precários (marítimos, fluvial e terrestre). A ligação do litoral com o interior era realizada pelos caminhos de terra e alguns poucos rios navegáveis, além das dificuldades econômicas e políticas serem agravadas pela natureza difíceis de ser transposta pela tecnologia existente na época (rios poucos navegáveis devido ao difícil contato fluvial do litoral com o interior pela barreira de montanhas que os separa, as matas densas, sertões etc), ou seja, havia dificuldades não só econômicas, políticas, mas também naturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com