TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Efeito de Mateus

Por:   •  1/11/2018  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

Na apresentação, vimos sobre o efeito Mateus, com a ideia de uns dos principais pesquisadores sobre o assunto, Malcolm Gladwell, onde ele acredita que determinados acontecimentos explica o sucesso de uma pessoa, e não o mérito ou o possível dom que a mesma tenha.

Ele toma de base para embasamento de sua teoria alguns exemplos, um deles ele percebeu indo a um jogo de Hóquei no gelo no Canadá, onde ao analisar a data do nascimento dos jogadores percebeu que a maioria havia nascido no primeiro semestre do ano, até então um fato irrelevante.

Porém ao pesquisar percebeu que as primeiras seletivas eram feitas quando os meninos tinham entre seis e sete anos, então os que nasceram entre janeiro e março são de nove a onze meses mais velhos que os demais, explicando a ideia que pequenos fatores, sejam ele sorte ou não, faz estes serem escolhidos, e isto segue a mesma linha para jogadores profissionais da NHL, maior liga de Hóquei no gelo no Canadá e EUA.

Tal exemplo explica a ideia do que é o efeito Mateus, em que este se refere a uma passagem bíblica, no evangelho de Mateus, em que diz: ”A todo aquele que acredita mais fé lhe será dada em abundância; e daquele que não crê lhe será tirado”. Então aquele menino que teve certa vantagem naquele momento, com seis ou sete anos, evoluiu muito mais e acaba causando um desequilíbrio rapidamente.

Também há a exposição da ideia de que alguém só se destaca naquilo que faz com a prática de dez mil horas, um exemplo claro são os solistas de violino, onde todos querem chegar a este ponto, mas a maioria que chegou, teve que se dedicar pelas mesmas dez mil horas para chegar a tal nível de excelência. Isto mostra que a abdicação do seu tempo para aprender algo lhe resultará em um sucesso próximo, mas talvez não seja uma regra totalmente exata.

A apresentação abre espaço para discussão, pois mesmo com exemplos que comprovam a ideia, ainda existem exceções, então abre a possibilidade de que pessoas acreditem em que alguns nascem com certos talentos naturais. Porém até os que acreditam no efeito Mateus, podem também acreditar no dom, pois sempre existirá as exceções, além de que mesmo tendo a sorte de nascer no momento certo, ou até mesmo ter o dom para tal coisa, a pessoa deve se esforçar por dez mil horas para alcançar a excelência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com