TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de Mecanismo

Por:   •  21/10/2020  •  Abstract  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

2 Fundição

A base de todos os processos de fundição consiste em efundir o metal líquido na cavidade de um molde com o formato desejado, seguindo-se um resfriamento, a fim de produzir um objeto ou peça sólida resultante da solidificação. Os processos de fundição se diferem, principalmente, na maneira de formar o molde, em alguns casos, como o molde de areia, constrói-se um molde para cada peça a ser fundida e, subsequentemente, ele é rompido para remover-se o fundido. Em outros casos, como por exemplo na fundição sob pressão, usa-se um molde permanente repetidas vezes, para uma sucessão de fundições, removendo-se o fundido após cada fundição, sem danificar o molde. (AGOSTINHO; VILELLA; BUTTON, 2004)

O molde por sua vez é constituído de duas partes: uma superior e outra inferior. A superfície do modelo é tratada para facilitar sua remoção após a moldagem. Se o fundido deve possuir regiões ocas, são feitos modelos separados denominados machos que são colocados no interior da cavidade deixada pelo modelo fundido. O espaço entre a cavidade e o macho será então preenchido pelo metal líquido, que solidifica, formando-se a peça fundida.

O caminho percorrido pelo metal fundido é feito por um sistema de canais de alimentação existentes no interior do molde. Ao mesmo tempo existe uma grande abertura denominada bacia de vazamento, que por sua vez é necessária para facilitar a entrada do metal no molde.

Terminada a solidificação, a peça fundida é removida do molde por um processo conhecido como demoldagem. No caso dos moldes de areia os machos são retirados por impacto e os vasos alimentadores cortados e retirada o restante da areia. Já no caso de moldes para pressão que geralmente são metálicos e esse fator faz com que este processo tenha um custo mais elevado em relação ao de areia.

Com o avanço de novas tecnologias e técnicas, a fundição chegou a um novo patamar sendo capaz de fabricar uma infinidade de peças. Porém é necessário um estudo do projeto para identificar qual será a melhor maneira de fabricar o molde para peça desejada.

Tipos de fundição

 Fundamentos da Usinagem dos Metais, Dino Ferraresi, Ed. Edgard Blucher, 1.977

AGOSTINHO, O.L.; VILELLA, R.C.; BUTTON, S.T. Processos de fabricação e planejamento de processos. Universidade estadual de Campinas – Campinas, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com