TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Equipamentos de Eletrônica

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.326 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

 1º Relatório de Eletrônica básica

WAINER MUINOS LOpeS FILHO                                          11711EMT018

fELIPE DE CAMARGO BUFELLI                                   11621EMT002

uberlândia

2018

wainer muinos lopes filho

felipe de camargo bufelli

AULA INTRODUTÓRIA

                                                Professor: Carlos Alberto Galo

uberlândia

2018

 SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Desenvolvimento
  1. Equipamentos
  1. Multímetro
  2. Gerador de Função
  3. Amperímetro Analógico
  4. Voltímetro Analógico
  5. Osciloscópio
  6. Alicate Volt Ampere
  1. Componentes
  1. Resistores
  2. Capacitores
  3. Transistor
  4. Circuitos Integrados
  5. Protoboard
  6. Diodo
  7. Transformador
  1. Conclusão
  2. Referências

  1. INTRODUÇÃO

O seguinte relatório tem como base a explicação básica para a manutenção e uso dos equipamentos existentes em laboratórios de ensino em Eletrônica. Será explicado o manuseio básico de equipamentos e componentes, a fim de evitar mau uso e uma possível queima, uma vez que tais aparelhos apresentam um custo alto de compra. Associadamente, torna-se necessário a familiarização com os procedimentos necessários para os experimentos e obtenção de dados através dos instrumentos oferecidos para uso.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. MULTÍMETRO

O multímetro é um equipamento portátil usado para medições quantitativas, ou seja, apenas numéricas. Além disso, o equipamento é utilizado para medir diversas variáveis elétricas (resistência [Ώ], capacitância [F], voltagens AC e DC [V], e correntes AC e DC [A]). É necessário configurar o equipamento de maneira correta antes da utilização, uma vez que escalas erradas podem danificar o instrumento.

    

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

        

                       DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO

Por característica inerente de fábrica, o multímetro apresenta chaves, conexões e detalhes que devem ser melhor abordados.

Como destaque em todo o equipamento, tem-se o visor digital, que digitaliza toda a informação quantitativa medida pelo instrumento. Ademais, a chave seletora presente no multímetro permite ao usuário o manuseio e a troca de variáveis elétricas associadas ao fundo correto de escala a ser utilizado, rodando em ambos os sentidos (horário e anti-horário). Uma vez que o aparelho é feito para que seja utilizado de forma eletrizada, faz-se necessário cabos que o conectem ao sistema. Tais ligações se dão a partir dos Bornes de Conexão das Ponteiras, que são as entradas com polos negativos e positivos em que há a conexão com o circuito a ser explorado.

Alguns multímetros apresentam a característica do auto turn-Off, na qual após o pressionamento do botão ON, o equipamento funciona até o momento em que há mudanças na leitura ou o manuseamento contínuo, sendo que em um momento de stand-by o equipamento desliga para conservar bateria.

 

                       MEDIÇÕES

Para medições quantitativas, escolhe-se inicialmente um valor de escala apropriado ao tipo de variável desejada. Para medições de resistências/capacitâncias com valores desconhecidos, deve-se começar pela menor escala e ir aumentando até que a leitura inicial “1” seja substituída por algum valor numérico diferente. Quando isso ocorrer, o valor fornecido será o mais preciso fornecido pelo equipamento para a situação desejada.

Para medições de diferenças de potenciais, uma vez que se trabalha com o circuito eletrizado, deve-se ajustar o multímetro para o máximo valor de escala disponível (usualmente é 750 V).

  1. GERADOR DE FUNÇÃO

[pic 7]

[pic 8]

Um gerador de funções é um aparelho eletrônico utilizado para gerar sinais elétricos com formas de onda pré-definidas, como senoidais, triangulares e retangulares. Além da forma de onda, é possível especificar parâmetros das ondas geradas, como amplitude e frequência Seu uso está intimamente ligado ao do osciloscópio, pois esse permite a visualização do sinal em sua tela, fornecendo dados importantes acerca do circuito que está sendo analisado. Seu funcionamento é baseado em circuitos osciladores, filtros e amplificadores cujo qual é muito útil para verificar o funcionamento e para analisar a resposta de frequência de diversos circuitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (387.4 Kb)   docx (293.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com