TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Ergonômicos

Por:   •  24/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Estudos ergonomicos

  1. As adaptações fisiológicas no início da atividade ocorrem de maneira lenta, porque o corpo precisa de um tempo para que o metabolismo se adapte a atividade, estas adaptações são: o equilíbrio entre a demanda e suprimento de oxigênio é reestabelecido de 2 a 3 minutos após iniciada a atividade, quando esta termina o organismo demora 6 minutos para alcançar o equilíbrio; o desequilíbrio, que ocorre no início da atividade quando não há aquecimento, que é importante para aumentar a temperatura interna dos músculos e assim fazer com que o organismo entre em equilíbrio.
  2. Os efeitos fisiológicos dos trabalhos estáticos são que, se uma pessoa utilizar mais de 8% da força máxima por dias, esta pode ter dores e sinais de fadiga e os músculos operam em condições desfavoráveis de irrigação sanguínea, quanto ao trabalho dinâmico os efeitos fisiológicos são que há equilíbrio durante a demanda e o suprimento de irrigações sanguíneas.
  3. Os distúrbios musculares são provocados pela incompatibilidade entre as exigências do trabalho e as capacidades físicas do trabalhador, devido a duas causas: impacto que ocorre quando a pessoa é atingida por uma força súbita, durante um curto espaço de tempo, em uma região especifica do corpo, geralmente é de natureza involuntária e ocorre por exemplo nos casos de colisões e quedas e trauma por esforço excessivo que ocorre durante atividade física no trabalho, principalmente quando há cargas excessivas, sem a concessão de devidas pausas, pode ocorrer de uma atividade eventual mas que exija força e movimento inadequado do corpo, como,  na linha de montagem ou trabalho de digitação, sendo essas lesões por traumas repetitivos conhecidas pelas seguintes siglas, DORT (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho); LTC (lesões por traumas cumulativos) e LER (lesão por esforços repetitivos).
  4.  Na posição deitada não há concentração de tensão em nenhuma parte do corpo, o sangue flui livremente para todas as partes do corpo contribuindo para eliminar os resíduos do metabolismo e s toxinas dos músculos, provocadores da fadiga. O consumo energético assume valor mínimo, aproximando-se do metabolismo basal.

Na posição de pé é altamente fatigante porque exige muito trabalho estático da musculatura envolvida para manter essa posição, na verdade não ficando totalmente estático, pois o corpo fica oscilando, exigindo freqüentes reposicionamentos, praticando a realização de movimentos.

Na posição sentada exige a atividade muscular do dorso e do ventre para manter esta posição, praticamente todo peso do corpo é suportado pela pele que cobre o osso, ísquio, nas nádegas. A postura ligeiramente inclinada para frente é mais natural e menos fatigante que aquela ereta. O assento deve permitir mudanças freqüentes de postura, para retardar o aparecimento da fadiga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (50.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com