TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gerentes de Projeto Virtuais

Por:   •  15/8/2019  •  Resenha  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 4

Os gerentes de projetos são pessoas que devem ter diversas habilidades para conseguir executar seu trabalho de forma eficaz e eficiente, aplicando conhecimentos, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender aos requisitos do projeto. Eles são responsáveis por liderar uma equipe ou conjunto de equipe, dos mais diversos modelos, no planejamento, organização, direção e controle de recursos, na conclusão de metas e finalização de um projeto.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas por um gerente de projetos que o auxiliam no desenvolvimento do projeto que ele está à frente, como manuais, boas práticas, feedback de projetos anteriores e atualmente vários softwares de gerenciamento de projetos.

A globalização chegou no mundo moderno para aproximar as pessoas, ideias, recursos e tecnologias dos mais diversos países em todos os continentes do planeta, fazendo surgir empresas multinacionais que atuam em vários setores da economia, ou até empresas nacionais com parceiros em outros países.

Com esses novos tipos de atividades empresariais, surgem também os projetos que envolvam pessoas que não estão próximas umas das outras, tanto em cidades diferentes como em países diferentes; tem até aqueles que trabalham no modelo home office. Para aproximar essas pessoas, a melhor forma é utilizando a internet e os recursos que podem ser obtidos através dela. As pessoas usam e-mail, fóruns, redes sociais, conferências e videoconferências. Cada plataforma possui sua vantagem, por exemplo, e-mails possibilitam o rastreamento de mensagens e pode ser enviado para várias pessoas; videoconferência aproxima as pessoas de tal forma que é possível perceber a postura do interlocutor, sua linguagem corporal, expressões faciais; sendo recomendada para tratar de assuntos críticos.

Com essa distância entre pessoas, o Gerente de Projetos Virtual possui vários desafios a mais que o comum, já que é considerado o responsável pelo sucesso do projeto. Para um projeto decorrer de forma satisfatória para os envolvidos nele, é preciso haver liderança, confiança, controle e uma boa comunicação (requer mais esforço pois não estão face a face). Alguns desafios foram listados no texto publicado pela PMI (Project Management Institute).

O primeiro deles afirma que o gerente de projeto virtual deve estabelecer um plano de comunicação claro. Isso realmente é uma peça chave nesse tipo de projeto, pois qualquer informação precisa transitar entre pessoas que não estão no mesmo espaço, e essa informação precisa chegar de forma clara, correta e sem interferências. Assim, é necessário utilizar ferramentas que possibilitem essa troca de informações. Outro ponto importante é a forma como as pessoas se comunicarão, utilizando quais ferramentas, etc. Isso porque é preciso mantê-las unidas, para sentirem-se partes de um grupo e estarem alinhados ao mesmo objetivo.

Outro desafio informado pelo texto é da importância das conversas informais. Esse tipo de conversa serve para aproximar pessoas, reduzir a tensão, deixá-las mais à vontade ao comunicar-se ao grupo e até fazer amizades. Assim, evita-se problemas no projeto relacionados a problemas entre membros.

O terceiro desafio diz que o gerente deve ter habilidades com as ferramentas de comunicação que serão utilizadas durante o projeto. Realmente é algo importante, pois o compartilhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com