TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Gurus Da Qualidade - Juran

Trabalho Universitário: Os Gurus Da Qualidade - Juran. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 2

A Visão

Para Juran, Qualidade é a adequação ao uso e é avaliada pelo usuário ou cliente. Do ponto de vista gerencial, a qualidade é feita de três processos que são: o planejamento, o controle e a melhoria.

O processo de Planejamento seria o responsável por criar a consciência da necessidade e oportunidade de melhoria, estabelecendo metas para estas melhorias, identificando as necessidades de clientes e usuários e como serão impactados para especificar produtos que atendam a estas necessidades.

Também caberia ao Planejamento projetar processos que possam produzir as características estabelecidas, e elaborar os planos que seriam transferidos para a área de produção, além de estabelecer o controle dos processos.

Já ao Controle da Qualidade, caberia avaliar o desempenho da qualidade, comparando-o com as metas planejadas, tomando as ações necessárias para corrigir as diferenças encontradas.

Por fim, a Melhoria da Qualidade deveria estabelecer a infraestrutura para a realização do empreendimento e identificar projetos específicos de melhorias, estabelecendo a equipe e provendo os recursos, a motivação e o treinamento necessários.

Juran foi o responsável pela mudança de foco da qualidade que antes era sobre o produto acabado, incluindo a dimensão humana e o gerenciamento da qualidade. Para Juran, problemas de relacionamento como resistência à mudança, eram a causa dos problemas de qualidade.

Segundo Juran qualidade possui duas definições.

* A qualidade são aquelas características do produto que atendem as necessidades dos clientes e, portanto, promovem satisfação com produto.

* A qualidade consiste na ausência de deficiências.

A função qualidade a nível da empresa surge do fato de que a qualidade do produto é resultado do trabalho de todos os departamentos ao longo da Espiral.

A função qualidade é o conjunto das atividades através das quais atingimos a adequação ao uso, não importando em que parte da organização essas atividades são executadas.

Juran trouxe também o conceito de cliente externo/interno. Externo é aquele que recebe o produto final da companhia e o cliente interno é o responsável por um processo que é sucessor a outro dentro da mesma empresa, por exemplo a área de produção é cliente interno da área de compras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com