TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais foram os principais “gurus” da Qualidade

Relatório de pesquisa: Quais foram os principais “gurus” da Qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  1.310 Visualizações

Página 1 de 11

Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Os principais “gurus” da Qualidade foram Walter A Shewhart nascido nos Estados Unidos em 1891, se formou em engenharia, com doutorado em física pela Universidade da Califórnia, o mesmo se destacou por ser o pai do controle estatísticos da qualidade, e desenvolveu umas das ferramentas mais utilizadas até nos dias atuais, nada mais é que os “gráficos de controle”, de fácil manipulação no ambiente de produção.Walter A Shewhart propôs o ciclo PDCA(plan-do-check-act), que direciona a analise e soluções de problema, percorrendo o ciclo de planejar, fazer, checar o resultado e em seguida agir, com foco na melhoria continua. William Edwards Deming natural dos Estados Unidos nascido em 1900, se formou em engenharia elétrica, com doutorado em matemática e física pela Universidade de Yale, o mesmo era um pesquisador com habilidades excepcionais, Deming foi enviado como especialista para contribuir com seus conhecimentos à reconstrução do Japão. Deming foi um dos grandes influenciadores do modelo japonês e também foram muito influenciados pelo mesmo modelo que tinha orientações estatísticas muitas relevantes e foco no controle da qualidade, no tempo que trabalhou com os japoneses foram incorporados aspectos relevantes a participação dos trabalhadores junto aos níveis gerenciais para alcançar a excelência na Gestão da Qualidade. Pontos de destaque que Deming buscou conciliar são: instituir programas de educação, auto melhoria, envolvimento de todos da organização com o objetivo de alcançar a transformação. A transformação faz parte de todos os envolvidos dentro da organização.

Joseph M. Juran de origem Romênia, com graduação em engenharia e direito nos Estados Unidos, trabalhou no Japão com Deming no período pós-guerra. Juran publicou vários livros e colaborou muito para com a trilogia da qualidade: planejamento, controle e melhoria.

Armand Feigenbaum nascido nos Estados Unidos, em 1922 formado em engenharia, com doutorado em ciência, foi o primeiro a abordar a qualidade de forma mais sistêmica nas organizações, o mesmo formulou o sistema de controle da Qualidade Total (TQC-TotalQuality Control).

Philip B. Crosby nascido nos estados Unidos no ano de 1962, com formação em engenharia. O mesmo desenvolveu o programa Zero defeito, para os programas militares e para as empresas. Esse programa utilizava as noções básicas de custos da qualidade proposto por Juran, e tinha um apelo gerencial e motivacional nos aspecto de fazer o certo na primeira execução. Uns dos quatorze pontos segundo Crosby (1979) são: Obter o compromisso da alta gestão com a qualidade; Implante de sistema de ação corretivas; Instauração do dia do zero defeito este são uns dos principais pontos de Crosby.

Kaoru Ishikawa nascido no Japão, em 1915, pela Universidade de Tóquio com doutorando após alguns anos em 1960. Lecionava com professor e consultor de empresas. Ishikawa teve participação de grande influencia na difusão de ferramentas e técnicas de análise e soluções de problemas e gerenciamento da rotina com destaque nas sete ferramentas da qualidade que são:

Analise de Pareto; diagrama de causa e efeito (ou espinha de peixe e ate diagrama de Ishikawa); histograma; folhas de controle; diagrama de escala; gráficos de controle e fluxos de controle. Uma de suas definições de qualidade diz respeito a Satisfazer radicalmente ao cliente, para ser agressivamente competitivos “Gestão da Qualidade-teorias e casos pg17”.

Genichi Taguchi de origem japonesa nascido em 1924, formado em engenharia e estatística se doutorando em 1962. Taguchi enfatizou nas atividades de projetos, área que consagrou o controle de qualidade off-line, para se diferenciar das técnicas on-line de controle estatísticos do processo. Para ele a satisfação do cliente estava na qualidade robusta (robust quality). Uma de suas definições de qualidade era a diminuição das perdas geradas por um produto, com inicio á produção até chegar no cliente.

Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade?

Os princípios da Gestão da Qualidade são fundamentados pela NBR ISO 9000/2000:

* 1° Foco no cliente;

* 2° Liderança;

* 3° Envolvimento de pessoas,

* 4° Abordagem de processo,

* 5° Abordagem sistêmica para a gestão;

* 6° Melhoria continua,

* 7° Abordagem factual para tomada de decisão,

* 8° Beneficio mútuos nas relações com os fornecedores.

Os oitos princípios foram classificados como um direcionador para obter resultados expressivos no âmbito da qualidade organizacional, a gestão da qualidade depende de normas para se consolidar e este oito princípios é determinado pela NBR ISO 9000, e NRB ISO 9001 que e também faz parte de uma norma certificada.

3. RELATÓRIO PARCIAL CICLO PDCA

O Ciclo PDCA é um ciclo de aperfeiçoamento continuo do sistema, ele é um importante conceito de gestão da qualidade total desenvolvida por Deming (1982), o ciclo PDCA tem o significado de PLAN ( Panejar), D é DO em inglês é (fazer), C tem o significado de control (controlar) e A, action (ação). Estas diretrizes garantem que os processos sejam minuciosamente estudados e planejados a fim de garantir modificações e melhorias sendo elas controlados finalizando com avaliações dos resultados resgatados. Este é um ciclo dever ser desenvolvido de forma continua para que se obtenham os resultados anteriores melhorando os processos a cada ciclo sempre em evolução.

CICLO PDCA

Elementos O que significa? Qual a finalidade?

PLAN Planejar

Estabelecimento de objetivos e metas nos processos, planejando e promovendo resultados satisfatórios e criando plano de ação perante a organização, clientes e serviços/ ou produtos.

DO Fazer, executar, desenvolver, plano de ação. Implementação dos processos e mudanças, execução detalhadas das respectivas tarefas dos planos de ação

Check Controlar, observar. Mensurar os processos e produtos e observar as avarias, avaliação dos resultados.

ACT action Agir, ação, padronização e conclusão. Prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com