TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Indices Físicos

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

Lista 1 – Parcial

1. Discorra sobre os grupos rochosos e a sua inter-relação cíclica, especificando os processos pertinentes entre os mesmos.

R.: Há 3 grupos de rochas: As Ígneas (ou magmáticas), as sedimentares e as Metamórficas.

[pic 5]

2. Como se classificam os solos de acordo com o tamanho dos grãos?

R.: O solo é todo o material que possa ser escavado sem o emprego de técnicas especiais. (Ex: explosivos). Podem ser misturas naturais de um ou mais minerais.

Em suma, os solos podem ser classificados como de granulação grossa (diam>0,075mm) ou granulação fina (diam<0,075mm). A classificação dos solos é caracterizada pela maior porção da respectiva granulação.

3. Especifique e diferencie evolução geológica e pedológica.

R.: A  evolução  geológica  estuda  a  evolução  da  gênese  dos  solos,  ou  seja,  seus fatores de origem e formação de seus horizontes ao longo do tempo. A evolução pedológica leva em consideração a parte mais superficial do perfil do subsolo, estudando seu  desenvolvimento  através da atuação  de  fatores  pedogenéticos (clima, temperatura, organismos vivos, etc)

4. Qual o significado de intemperismo Físico-Biológico?

R.: É o conjunto de processos de fraturamento e desintegração das rochas na presença de seres vivos e matéria orgânica, mantendo a composição mineralógica da rocha mãe de minerais primários, gerando efetivo enfraquecimento, com separação dos grãos minerais que compõem e fragmentação da massa rochosa original, além de mudanças nas propriedades físicas, como morfologia, resistência, textura, etc.

5.Qual o significado de intemperismo Químico-Biológico?

R.: É a decomposição da rocha com alteração das espécies minerais na presença de microrganismos, com formação de novos minerais (minerais secundários) e mudanças na composição química e estrutura cristalina. O principal agente é a água das chuvas, que percola nas rochas. Algumas das reações são oxidação, carbonatação, hidratação e hidrólise.

6. Como são formados os argilominerais? Forneça exemplos.

R.: São minerais secundários constituídos por silicatos hidratados de alumínio, formados pelo intemperismo químico, que decompõe as rochas e altera quimicamente as espécies minerais. Ex.: caulinita, ilita, montmorolinita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (730.2 Kb)   docx (780.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com