TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Instrumentos de Medida

Por:   •  13/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  3.681 Palavras (15 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO[pic 1]

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

FÍSICA EXPERIMENTAL I

EMANUELLA SILVA DE SOUSA LISLEN SOUSA DA SILVA

RELATÓRIO 01:

Instrumentos de Medida

[pic 2]

São Luís – MA 2023

EMANUELLA SILVA DE SOUSA LISLEN SOUSA DA SILVA

RELATÓRIO 01:

Instrumentos de Medida

Trabalho apresentado para a disciplina de Física Experimental I, ministrada pelo Prof. Dr. Igo Torres, para obtenção de nota referente à primeira avaliação.

São Luís – MA 2023

Sumário

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. OBJETIVOS        4
  3. FUNDAMENTOS TEÓRICOS        4
  4. METODOLOGIA E PROCEDIMENTO        6
  1. Materiais        6
  2. Paquímetro        6
  3. Trena        6
  1. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        7
  1. Cilindro:        8
  2. Esfera:        9
  3. Cilindro Vazado:        10
  1. CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS        12

  1. QUESTÕES        13
  2. MEMORIAL DE CÁLCULO        14

  1. INTRODUÇÃO

Os instrumentos de medida são ferramentas essenciais em diversas áreas da ciência e da tecnologia, permitindo realizar medições precisas e confiáveis de grandezas físicas como comprimento, temperatura, pressão, entre outras. Entre os instrumentos mais comuns para medição de comprimentos estão a trena e o paquímetro, amplamente utilizados em áreas como a construção civil, a mecânica, a eletrônica, a metalurgia e outras.

A trena é um instrumento simples, formado por uma fita flexível graduada, que pode ser de aço, nylon ou fibra de vidro, utilizada para medir distâncias lineares, principalmente em superfícies planas ou retas. Já o paquímetro é um instrumento mais complexo, constituído por duas partes móveis com escalas graduadas, que permite medir com alta precisão as dimensões internas e externas de peças, além de profundidades e distâncias entre pontos de referência.

A escolha do instrumento mais adequado para cada aplicação depende do tipo de medição a ser realizada, da precisão desejada e das condições do ambiente. Para garantir a exatidão das medições, é importante seguir as recomendações do fabricante e utilizar os instrumentos com cuidado e manutenção adequada.

  1. OBJETIVOS

O presente relatório pretende oferecer uma visão geral sobre a trena e o paquímetro, destacando suas principais características e particularidades. Espera-se que os resultados apresentados sejam úteis para profissionais e estudantes que precisem utilizar essas ferramentas em suas atividades, contribuindo para aprimorar a qualidade das medições realizadas.

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

O experimento em questão tem como foco principal a medição precisa das dimensões de objetos, o que requer o conhecimento das definições fundamentais de comprimento, a qual é definida como a distância entre duas extremidades e é expressa na unidade básica

do Sistema Internacional de Unidades (SI): o metro.

Para realizar a medição com a devida precisão, são necessárias ferramentas adequadas, como o paquímetro e a trena. O paquímetro é um instrumento composto por duas hastes fixas em uma régua graduada em milímetros e polegadas. O objeto a ser medido é posicionado entre as hastes, ou em caso de objetos menores, é segurado pelas orelhas do paquímetro. Os valores significativos da medida são obtidos a partir da haste móvel presente no instrumento.

[pic 3]

Figura 1: Imagem de um paquimetro

A trena, por sua vez, é uma ferramenta de medida composta por uma fita métrica retrátil, dotada de uma pequena haste de metal em sua extremidade, cujas unidades geralmente incluem polegadas e centímetros. A medição é obtida por meio do esticamento da fita até a medida desejada, utilizando ou não a haste para fixação do objeto. Os valores precisos são exibidos na própria fita da trena.

[pic 4]

Figura 2: Imagem de uma trena

  1. METODOLOGIA E PROCEDIMENTO

  1. Materiais

  • Cilindro maciço;
  • Bloco de Madeira;
  • Esfera;
  • Cilindro vazado;
  • Trena;
  • Paquímetro.
  1. Paquímetro

Abrir o paquímetro e posicionar o objeto entre as duas hastes fixas, de forma que fique firme e sem folgas. Deslizar a haste móvel até que ela encoste no objeto, sem exercer força excessiva que possa deformá-lo. Observar a posição da haste móvel na escala graduada do paquímetro, e identificar a marcação que corresponde ao algarismo mais próximo da escala fixa, observar a marcação correspondente da escala móvel.

Para determinar a medida exata, é necessário analisar a posição da marcação da escala móvel em relação à escala fixa, se a marcação da escala móvel estiver à direita da escala fixa, adicione o valor da escala fixa ao valor da escala móvel, levando em consideração a precisão da leitura. Caso a marcação da escala móvel esteja à esquerda da escala fixa, subtraia o valor da escala móvel do valor da escala fixa, novamente levando em conta a precisão da leitura. Anote a medida obtida e verifique se ela está dentro da faixa de incerteza do instrumento, para garantir a precisão da medição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (218 Kb)   docx (809.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com