TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Instrumentos de Medidas

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

Instrumentos De Medidas Elétricas

Narlan Rodrigues Teles.

UFPA Campus de Tucuruí, Avenida Brasília, s/n – Vila Permanente, CEP 68.455-901/ Tucuruí - PA

Resumo ⎯ Para descrever um circuito elétrico utilizamos instrumentos de medição como amperímetros, voltímetros e ohmímetros os mesmos peculiarmente servem para medir, corrente, tensão e resistência. O atuante trabalho descreve resumidamente o empeço do funcionamento e as afinidades destes instrumentos de medição em sua versão analógica favorável do galvanômetro.  

Palavras-Chave ⎯ Resistência, tensão, corrente.

                                   INTRODUÇÃO

A concretização de paramentos como corrente elétrica (I), diferença de potencial (V) e resistência elétrica ( são    índesprezável para análise e descrição adequadas de um circuito, não obstante, das mesmas é possível calcular todas as demais propriedades de um circuito, associando o campo elétrico, fluxo elétrico, resistividade e as demais.[pic 1]

  Para concretizar existem os instrumentos de medição

elétrica disponíveis a medir corrente, voltagem e resistência com esplêndida precisão; as respectivas medições são habilitadas com o auxílio de amperímetros, voltímetros e ohmímetros. O atual trabalho tem por objetivo, apresentar os instrumentos de medição para a diferença de potencial, corrente a empeço de procedimento de cada um em sua versão análoga conciliada do galvanômetro.  

 

   

I. Amperímetro

amperímetro mede a intensidade da corrente elétrica através do alicate que possui – é por isso que muitas pessoas o chamam de alicate amperímetro. Esse alicate faz a medição do campo elétrico induzido: ele não tem contato direto com o circuito, a corrente passa em meio ao espaço que têm entre as pinças do aparelho. Existem amperímetros para medição em corrente contínua (C.C., DC) e para corrente alternada (C.A., AC). Dicas: A maioria dos amperímetros possui fusíveis de proteção interna, para o caso da corrente que for passar pelo amperímetro ser maior do que a sua capacidade.

[pic 2]

  1.                                                  (b)

Fig. 1: Medida de corrente com amperímetro: (a) conexão do instrumento; (b) diagrama da ligação.

II. Voltímetro

Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; ... Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.

Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível.

[pic 3][pic 4]

  1.                                               (b)

Fig.2, 3

                           III. OHMÍMETRO

Ohmímetro é um instrumento de medição eletrônico que tem a função de medir a resistência elétrica de um componente ou circuito eletrônico. O funcionamento básico do ohmímetro é simples, através de duas pontas de medição ele aplica uma tensão à uma “resistência”, o resultado da corrente elétrica que passou através da resistência é medido por um galvanômetro.

A escala do medidor do ohmímetro é marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garante que, conforme a resistência diminuísse, a corrente através do medidor aumentaria. Ou seja, ele mede a resistência elétrica, a oposição a uma corrente elétrica (medidor de Ohm).[pic 5]

Fig.4

IV. Exercício

25.1.  Raios.  Durante um raio de uma nuvem até o solo, podem ocorrer correntes de até 25.000 A, que duram cerca de 40 ms. Quanta carga é transferida da nuvem para a terra durante um raio?

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

 25.14. Um fio de 6,50 m de comprimento e 2,05 mm de diâmetro possui uma resistência de 0,0290 V. De qual material é mais provável que o fio seja composto?

[pic 9]

[pic 10]

R: [pic 11]

25.20. Você aplica uma diferença de potencial de 4,50 V entre as extremidades de um fio com 2,50 m de comprimento e raio igual a 0,654 mm. A corrente resultante é igual a 17,6 A. Qual é a resistividade do fio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (986.5 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com