TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais não são feitos apenas de elementos ou compostos puros

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.080 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Os materiais não são feitos apenas de elementos ou compostos puros. Ao formarem misturas homogêneas são considerados soluções. Dessa forma neste experimento, dividido em três partes, foram produzidas algumas soluções. Na primeira parte foi produzido a solução de sulfato de cobre (CuSO4.5H2O), utilizando sua massa necessária para  preparar 100 mL de solução com concentração de 0,2 mol/L. Levando em consideração que esse sal foi utilizado em sua forma hidratado. E fazendo sua diluição com o mínimo de água possível para não ultrapassar a marca do menisco do balão volumétrico de 100 mL. No procedimento dois, foi produzido outra solução de CuSO4.5H2O com concentração de 0,1 mol/L, a partir da solução estoque preparada no procedimento um, utilizando cálculo do volume para fazer diluição em um balão volumétrico de 10 mL. No terceiro experimento, produziu uma solução de ácido clorídrico (HCl), utilizando sua massa para preparar 100 mL da solução com concentração 1,0 mol/L, e a densidade do ácido concentrado, para determinar o volume da solução concentrada que contém a massa calculada. No final dos três experimentos pode-se observar a produção de soluções através de suas propriedades.

  1. INTRODUÇÃO

As propriedades físicas das soluções são determinadas pelas proporções relativa dos vários componentes dos quais elas são compostas. Dessa forma, solução é o nome dado a dispersão, quando ocorre a mistura de duas substâncias com propriedades químicas diferentes, pode ocorre uma disseminação de uma espécie na outra. A espécie disseminada sob a forma de pequenas partículas é chamada de disperso (soluto), quanto à outra espécie é chamada de dispersante (solvente).

Soluto e solvente são termos utilizados para todos os tipos de soluções. As substâncias presentes em maior proporção numa solução são chamadas de solvente, sendo todas as demais substâncias consideradas soluto.

As dispersões são dividas em:

  • Solução verdadeira: são misturas homogêneas translúcidas, possuem partículas dispersas apresentando o tamanho menor que 1nm (nanômetro). Portanto, são invisíveis a olho nu;
  • Dispersão coloidal ou colóide: Apresentam-se em grande número de sistemas e processos comuns. Em um sistema quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, as partículas dispersas tem um tamanho médio entre 1 e 10nm. Os colóides são classificados de acordo com a fase dispersa, gerando cinco tipos de dispersão coloidal, dividindo-se em: sal, emulsão, gel, espumas e aerossol;
  • Suspensões: apresentam partículas de diâmetro maior que 100nm, assim são vistas a olho nu ou através de microscópio. São consideradas misturas de diferentes fases (heterogênea).

As soluções são diferenciadas quanto a dois fatores: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Também são classificadas como saturadas, insaturas e supersaturadas. De acordo com a relação existente entre a quantidade de solvente e volume da solução. Assim é como classificá-las em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.

Em sua definição, a solubilidade de um soluto é a quantidade máxima deste, que pode ser dissolvida numa determinada quantidade de solvente, relacionada à temperatura e pressão.

  • Solução saturada: Apresenta a quantidade de soluto dissolvido na solução igual ao limite da solubilidade;
  • Solução insaturada: Apresenta a quantidade de soluto dissolvido é menor que o limite da solubilidade;
  • Solução supersaturada: Apresenta a quantidade de soluto maior que o limite da solubilidade;

Para o preparo de uma solução concentrada ou diluída, é preciso definir sua concentração que está relacionada à quantidade de volume, massa e quantidade da matéria. Exemplos:

  • Concentração em grama por litro (g/L): Relaciona a massa do soluto em gramas com o volume da solução em litros;
  • Concentração em mol por litro (mol/L): Relação entre a quantidade de matéria do soluto, medida em mol (n1 número de mols do soluto), e o volume da solução em litros.
  • Composição percentual: É a porcentagem em massa e volume de cada elemento em um composto.

Neste experimento, essas unidades foram utilizadas para determinar o volume ou a massa das substâncias utilizadas para preparação e diluição em solução aquosa.

  1. OBJETIVOS

Preparar soluções coloidais através de suas propriedades. Utilizando cálculos necessários para indicar volume ou a massa necessária para o preparo da solução. Colocando em pratica os conhecimentos adquiridos sobre preparo, diluição e mistura das soluções. Obtendo os resultados de suas concentrações.

  1. PARTE EXPERIMENTAL
  • Materiais e Reagentes:

Materiais

Reagentes

Características dos Reagentes

Balão volumétrico de 10 mL e 100 mL

Água destilada

Utilizada como solvente em laboratórios;

Pisseta com água destilida

Ácido Clorídrico (HCl) 20% (d=1,09 g/mL)

Incolor; vapores sufocantes; causador de queimaduras;

Espátulas

Sufalto de Cobre, hidratado, (CuSO4.5H2O)

Sal azul brilhante; bactericida e hermicida.

Béqueres de 100mL

Bastão de vidro

Pipetador de três vias (pêra)

Pipeta graduada de 25mL

Pipeta volumétrica de 5mL

  • Parte experimental:

Parte 1:

Inicialmente foi consultada na tabela periódica a massa molar (em g/mol) do sulfato de cobre necessária para preparar 100 mL de solução na concentração 0,2 mol/L. Dessa forma, a massa calculada do sulfato de cobre foi de 4,99 g/mol. Utilizando no procedimento 5g/mol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com