TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos,compostos e misturas

Abstract: Elementos,compostos e misturas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Abstract  •  1.396 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

Elementos,compostos e misturas.

Matéria, conceito indispensável nos estudos de Química e Física, são algo difícil de ser definido com precisão. Sinteticamente, matéria é tudo o que possui massa e ocupa espaço , pode existir em três fazes :

Sólido:As substâncias apresentam formas definidas e seu volume não varia de forma considerável com variações de temperatura e pressão. 

As partículas que constituem o sólido encontram-se ligadas uma às outras por uma força de tração muito grande de modo que não podem movimentar-se livremente, vibrando apenas em posições fixas. 

Líquido:As partículas que constituem o estado líquido não estão unidas fortemente, visto que deslizam uma sobre as outras, adaptando-se à forma do recipiente que as contém, mas estas forças de atração entre as partículas são suficientemente fortes para que não ocorra variação no volume e as partículas dificilmente podem ser comprimidas.

Gasoso:As substâncias apresentam densidade menor que a dos sólidos e líquidos, ocupam todo o volume do recipiente que as contém, podem expandir-se indefinidamente e são comprimidas com grande facilidade. Este comportamento pode ser explicado pelas forças de atração entre as partículas muito fracas as quais possuem, portanto, alta mobilidade.

As substâncias puras são aquelas formadas por apenas uma variedade de molécula. Ou seja, todas as moléculas são iguais. Por conta disso, possuem ponto de fusão, solidificação, ponto de ebulição constantes, e sua composição é bem definida. As substâncias puras podem ser classificadas como :

Simples:uma substância pura pode ser simples, quando é formada por apenas um tipo de átomo.

Composta:é quando em sua fórmula há mais de um tipo de átomo ou de íon.

Essas substâncias podem originar sistemas homogêneos e heterogêneos:

Sistema homogêneo:apresenta apenas uma fase, que pode ser visualmente identificada. Exemplo: copo de água líquida.

Sistema heterogêneo:pode apresentar mais de uma fase, como um copo de água com gelo (lembrando que tudo que está no copo ainda é água, apenas em estados físicos diferentes).

Propriedades físicas: uma substância apresenta alteração em sua aparência física, mas não em sua composição. A evaporação da água é uma mudança física. Quando a água evapora, ela passa do estado liquido para o gasoso, mas é ainda composta de moléculas de água

Propriedades químicas :são mudanças químicas (também chamadas de reações químicas) uma substância é transformada em uma substância quimicamente diferente. Quando o hidrogênio queima no ar, por exemplo, sofre uma mudança química porque combina-se com oxigênio para formar água. 

Solução:Solução é qualquer mistura homogênea composta por um solvente e um soluto, pelo menos. São exemplos a água, os refrigerantes e produtos de limpeza. Ao contrário do que muitos pensam, soluções não são apenas as líquidas, também podem ser sólidas como o bronze e gasosas como o ar atmosférico. Os componentes das soluções são o solvente e o soluto.

Solvente: qualquer substância capaz de dissolver os solutos é chamada de solvente.

Soluto:o soluto normalmente é a menor parte de uma solução, e é a substância dissolvida no solvente.

Uma solução é sempre composta de duas coisas: uma que dissolve, que chamaremos de solvente, e outra que é dissolvida, que chamaremos de soluto.

Separação de componentes de uma mistura

Existem diversas técnicas para separar os componentes de uma mistura. Às vezes a separação é fácil, principalmente com misturas heterogêneas, em que os componentes são visíveis a olho nu. Nas misturas homogêneas, o processo é mais difícil

Massa específica :A massa específica de uma substância é a razão entre a massa e o volume da substância. De um modo geral, o conceito de massa específica é empregado quando temos corpos homogêneos.

Densidade:Densidade absoluta de um corpo é a razão entre a massa e o volume do corpo. De um modo geral, o conceito de densidade absoluta é empregado quando temos corpos heterogêneos

Objetivo

Estudar as propriedades físicas das substâncias.

Aparelhagens e Reagentes.

Aparelhagem

Estande de tubo de ensaio

Balança analítica

Espátula de inox

Papel de filtro

Pera

Conta gotas de 10ml

Vidrarias

Bécher de 50ml

Bastão de vidro

Tubos de ensaio

Funil

Proveta

Pipeta graduada (10ml)

Reagentes

Cloreto de Sódio (NaCl)

Água (H2O)

Naftaleno(C10H8)

Etanol(C2H6O)

Acetona (C3H6O)

Iodo de Potássio(KI)

Enxofre(S)

Carbonato de Cálcio(CaCO)

Zinco(Zn)

Clorofórmio (CHCl3)

Procedimentos

Procedimento(1)

Separou-se 5 tubos de ensaio , numerou-os de 1 á 5.

Tubo 1 : foi adicionado com o auxilio do conta gotas, aproximadamente 1ml de acetona(C3H6O ).

Tubo 2 : foi adicionado com o auxilio de um conta gotas , aproximadamente 1ml de etanol(C2H6O ).

Tubo 3: foi adicionado com o auxilio de um conta gotas , aproximadamente 1ml de água(H2O)

Tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com