TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS

Por:   •  11/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.384 Palavras (18 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Universidade Federal do Espírito Santo – UFES

Centro de Ciências Exatas - CCE

Química Bacharelado

RELATÓRIO DE AULA EXPERIMENTAL

RELATÓRIO 02- OS ELEMENTOS BORO E ALUMÍNIO E SEUS COMPOSTOS

VITÓRIA

2018

BEATRIZ SILVA

LETICIA DE CARLI

LUCAS BERNARDES

Trabalho em equipe, apresentando a disciplina Química Inorgânica Experimental I, do professor Carlos Vital Paixão Melo, para obtenção de nota relativa ao 1º semestre de 2018.

         

        

VITÓRIA

2018


  1. SUMÁRIO

1.        OBJETIVO        4

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        PARTE EXPERIMENTAL        6

3.1.        SUBSTÂNCIAS E REAGENTES        6

3.2.        REAÇÕES        6

3.3.        MATERIAIS        7

3.4.        PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS        8

3.5.        TOXICOLOGIA        10

3.6.        PROCEDIMENTOS        12

4.        DISCUSSÃO        14

5.        CONCLUSÃO        20

6.        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21


  1. OBJETIVO

Observar a reatividade de alguns compostos de alumínio com algumas espécies de ácidos e bases, comparar o caráter ácido do ácido bórico com outros ácidos conhecidos e seus efeitos sobre ele.

  1. INTRODUÇÃO

O Boro é um não-metal e sempre forma ligações covalentes. Normalmente forma 3 ligações covalentes com ângulos de 120º entre si, utilizando orbitais sp². O boro não possui nenhuma tendência de formar compostos monovalentes. Todos os compostos BX3 são deficientes em elétrons e podem receber mais um par de elétrons de outro átomo, formando uma ligação coordenada. O BF3 tem importância comercial como catalisador. O Boro também forma diversos compostos nos quais os átomos se dispõem de forma a gerar uma estrutura semelhante a um “cesto” aberto, bem como algumas estruturas na forma de poliedros fechados. Estes podem conter outros átomos, tais como o carbono. As ligações multicentradas formadas nesse tipo de compostos são de grande interesse teórico.

O Boro é um elemento bastante raro, mas é bem conhecido, pois ocorre em depósitos concentrados de bórax Na2[B4(OH)4].8H2O.

Uma importante aplicação do Boro é na fabricação de barras de controle, de aço-boro ou de carbetos de boro, para reatores nucleares. O Boro possui elevada seção transversal de captura de nêutrons. O boro é usado para fabricar aços resistentes ao impacto, pois aumenta o ponto até o qual o aço pode ser temperado.

O bórax encontra-se diversas aplicações. Dentre elas, as mais importantes estão na produção de fibra de vidro para revestimento e tecidos e de perboratos para detergentes. [1]

O alumínio é o metal mais abundante e o terceiro elemento mais abundante em peso. É bem estudado e tem grande importância econômica. O alumínio é obtido a partir da bauxita.

O metal alumínio é relativamente mole e mecanicamente pouco resistente quando puro, mas torna-se consideravelmente mais resistente quando forma ligas com outros metais. Sua principalmente vantagem é sua baixa densidade (2,73g cm-3). [2]

O sulfato de alumínio é chamado de alúmen, uma palavra latina que deu origem ao nome “alumínio”. O primeiro a conseguir isolar o alumínio foi o dinamarquês Hans Christian Orsted, em 1825. Ele pegou a alumina (óxido de alumínio – Al2O3) e, a partir dela, preparou o cloreto de alumínio (AlCl3), que, por sua vez, foi tratado com uma liga de potássio e mercúrio, chamada de amálgama de potássio. Desse modo, ele obteve uma liga de alumínio, que foi aquecida sob destilação, evaporando o mercúrio e ficando o alumínio. [3]

  1. PARTE EXPERIMENTAL

  1. SUBSTÂNCIAS E REAGENTES

Ácido bórico (H3BO3), água destilada, manitol (C6H14O6), óxido de boro (B2O3), ácido sulfúrico (H2SO4), metanol (CH3OH), lâmina de alumínio, pó de alumínio, ácido clorídrico diluído e concentrado (HCl), ácido nítrico diluído e concentrado(HNO3), hidróxido de sódio(NaOH), hidróxido de amônio(NH4OH), cloreto de mercúrio(HgCl2), cloreto de alumínio(AlCl3), sulfato de potássio(K2SO4), sulfato de alumínio(Al2(SO4)3 ), ácido perclórico (HClO4), cloreto de bário (BaCl2), óxido de alumínio(Al2O3), bissulfato de potássio(KHSO4).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (236.9 Kb)   docx (354.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com