TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meios de elevação

Por:   •  1/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 10

MEIOS DE ELEVAÇÃO

- Polias

[pic 1]   As polias ou roldanas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração). As polias podem facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira com que elas são interligadas. A polia fixa serve apenas para mudar a direção e o sentido da força.

TALHAS

[pic 2]

As talhas manuais, como o próprio nome diz, tem o acionamento realizado por uma pessoa puxando uma corrente de elos contínua, sem fim, que tem comprimento equivalente a duas vezes a altura de operação em relação à localização do equipamento. A Altura de operação nem sempre coincide com a altura útil de gancho; ou seja, um pedido de cotação, ou pedido de compras ideal deve informar não somente a capacidade e a altura útil de gancho, como também, a altura de operação.

TALHAS HELICORDAIS

[pic 3]

Inicialmente, a talha é anexada a uma estrutura sólida de suporte de carga, como um portal móvel, guindaste de lança ou viga de aço ou mesmo apenas a um gancho robusto preso com firmeza. Depois de presa, a talha do sistema de cadeia pode ser abaixada ao se utilizar o teclado de controle perto do item que será levantado que é, então, fixado na carga; mas, se necessário, uma corrente ou suspensório podem ser usados e encontrados próximos ao centro de gravidade do objeto, o que assegura uma suspensão equilibrada e resistente. O sling (suspensório) é ligado ao gancho da cadeia de talhas e então o item está pronto para ser levantado lentamente, até que se tenha certeza de sua estabilidade.

TALHAS ENGRENAGEM FRONTAL

[pic 4]

- Pode ser montada no carro ponte e é responsável pelo movimento de elevação da carga. Geralmente a talha utiliza um cabo de aço para levantar um bloco de gancho ou dispositivo de elevação. Para parar o movimento de elevação é utilizado um motor eléctrico com travão eletromagnético. A talha também pode ser montada sob a viga principal da ponte com o auxílio de um Trolley para se puder deslocar na transversal da ponte, não sendo necessário o carro ponte.

TALHAS ELETRICAS

[pic 5]

As talhas elétricas são equipamentos que realizam movimentos verticais, e quando acopladas a um trole podem ter movimentos de translação utilizando como pista a aba da viga principal.

As talhas são dispositivas de elevação e possuem diversas formas construtivas. Os principais componentes das talhas são: gancho, moitão, cabos de aço, tambor, guia de cabo, fim de curso, moto redutor, painel de comando, botoeira de acionamento/controle remoto. Os troles possuem acionamento por moto redutor, painel de comando e os dispositivos de transmissão de movimento como rodas e engrenagens.

CARROS DE PONTE PARA TALHAS

[pic 6]

É uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte(projeto integrador do Beal). Os principais equipamentos que fazem parte das máquinas de elevação são os seguintes  objetivo do equipamento, classificação dos mecanismos e estruturas conforme a norma NBR 8400, tensão elétrica de alimentação, ambiente de trabalho, sistemas de controle de rotação dos motores elétricos, carga útil, tipo do controle de movimentos, dispositivo de fixação da carga, vão, altura de elevação, velocidades dos movimentos, comprimento do caminho de rolamento, disponibilidade física e dimensional do local de operação do equipamento e intermitência (%) e classe de partida para os motores elétricos, conforme a norma NBR 8400.

- GUINCHOS

GUINCHOS DE CREMALHEIRAS

[pic 7]

O Elevador de Cremalheira é um equipamento que utiliza o Sistema de Pinhão e Cremalheira, acionado por um moto freio de velocidade para elevação da cabina.

O elevador de cremalheira proporciona uma notável economia em sua utilização nos canteiros de obras, e para fins industriais, comerciais e outros.

 Principais características 

- Transporte vertical de pessoas e cargas para maiores alturas;
- Simplicidade e facilidade na montagem, desmontagem, operação e manutenção;
- Sua estrutura modular possibilita a montagem na fachada ou no poço do elevador definitivo.

MACACO DE ROSCA

[pic 8]

Os mesmos são utilizados para o controle de movimentos de elevação, abaixamento, avanço e inclinação em carros de mesas e cabeçotes de máquinas ferramentas, especiais ou de série, bem como para movimentos horizontais ou verticais em máquinas e equipamentos de aplicação generalizada, capacidade de 0,5 até 250 toneladas. 
Os fusos que os constituem podem ser de rosca trapezoidal, retangular ou de esferas e proporcionam partidas suaves, posicionamento preciso, alto rendimento e velocidades de atuação. 
Trabalham em qualquer posição e pode admitir motorização elétrica, pneumática, hidráulica, acionamento manual, por meio de manivela. 

MACACO HIDRAULICO

[pic 9]

Em nossos estudos definimos que a pressão exercida sobre um líquido é medida através da pressão em sua superfície Por em função da coluna líquida, ou seja, em relação à profundidade em que se encontra o ponto considerado.

Caso um líquido esteja dentro de um sistema fechado, ou seja, caso o líquido esteja totalmente isolado, é possível, aplicando uma força externa, aumentar a pressão total no líquido. Portanto, quando aumentamos a pressão em um ponto determinado, automaticamente estamos aumentando a pressão em todos os outros pontos desse líquido.

De acordo com o Princípio de Pascal, o aumento de pressão em um sistema é o mesmo em qualquer outro ponto desse sistema, ou seja, a pressão exercida sobre um ponto do sistema possui o mesmo valor em qualquer outra parte do sistema.

 

GUINCHOS MANUAIS

[pic 10]

Os guinchos manuais podem ser utilizados para arrastar cargas onde não é possível utilizar um guincho elétrico ou outro equipamento para o faze-lo. Geralmente é utilizado em obras para movimentação de pequenas cargas. O custo do equipamento é um fator importante também: quando falamos de obras e construções devemos lembrar que existem custos de projeto envolvidos, e nem sempre temos orçamento sobrando para trabalhar com equipamentos super. Dimensionados, portanto, fazendo com que o guincho manual se encaixe perfeitamente nas situações mais simples do dia-a-dia, sem onerar excessivamente o projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (669.8 Kb)   docx (777.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com