TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Metais Engenharia Civil

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 13

        SUMÁRIO        

1 INTRODUÇÃO        5

2 TIPOS DE METAIS        5

2.1.3 APLICAÇÕES GERAIS        6

2.1.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL        8

2.2   CHUMBO        8

2.2.1 OBTENÇÃO        8

2.2.2 CARACTERÍSTICAS        9

2.2.3 APLICAÇÕES GERAIS        9

2.2.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL        10

2.3 ZINCO        11

2.3.1 OBTENÇÃO        11

2.3.2 CARACTERISTICAS        11

2.3.3 APLICAÇÕES GERAIS        12

2.3.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL        12

2.4 ESTANHO        13

2.4.1 OBTENÇÃO        13

2.4.2 CARACTERISTICAS        14

2.4.3 APLICAÇÕES GERAIS        14

2.4.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL        14

2.5 LIGAS METÁLICAS        15

2.5.1 OBTENÇÃO        15

2.5.2 CARACTERISTICAS        16

2.5.3 APLICAÇÕES GERAIS        16

2.5.4 APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL        17

3 CONCLUSÃO        17

4 REFERÊNCIAS        18


ÍNDICE DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 - Tubulação de cobre        8

Figura 2 - Parede com proteção de chumbo        10

Figura 3 - Telhado de zinco        13

Figura 4 - Estanho para solda        15

Figura 5 - Concreto armado em aço        


1 INTRODUÇÃO

Os metais são encontrados na natureza em sua forma livre ou são obtidos a partir do resultado de um trabalho industrial. Eles são largamente utilizados na construção civil, e o emprego desses metais aparece em coberturas, revestimentos, esquadrias entre outros.

O emprego desses metais depende da necessidade de cada situação. Alguns fatores como durabilidade, solidez, custo e beleza, influenciam na escolha de qual metal utilizar. Além disso as ligas metálicas apresentam características próprias, normalmente otimizando esses fatores.

A utilização de metais e ligas metálicas nas construções tem proporcionado aos engenheiros e arquitetos, soluções eficientes e de alta qualidade.

2 TIPOS DE METAIS

2.1 COBRE

2.1.1 OBTENÇÃO

Os minérios de cobre são constituídos por uma mistura de minerais sulfetados, destacando-se como mais importantes: calcosina, Cu2S, conteúdo estequiométrico 79% Cu; covelina, CuS, 66% Cu; bornita, Cu5FeS4 , 63% Cu; calcopirita, CuFeS2 , 34% Cu.

Da mina sai o minério contendo de 1% a 2% de cobre. Depois de extraído, britado e moído, o minério passa por células de flotação que separam a sua parte rica em cobre do material inerte e converte-se num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%. Este concentrado é fundido em um forno onde ocorre a oxidação do ferro e do enxofre, chegando-se a um produto intermediário chamado matte, com 60% de cobre. O matte líquido passa por um conversor e, através de um processo de oxidação (insufla oxigênio para a purificação do metal), é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, e depois sofre uma refinação eletrolítica para ficar com 99% de pureza.

Normalmente, o produto final são os catodos refinados e os vergalhões de cobre, cuja produção é vendida quase que inteiramente para a indústria de transformação do cobre. Já está indústria, processa o catodo ou o vergalhão e, através de processos de laminação, extrusão, forjamento, fundição e metalurgia do pó, obtém uma larga variedade de produtos.

2.1.2 CARACTERISTICAS

Essas propriedades de cobre podem ser reforçadas variando sua composição e método de fabricação.

  • Condutividade elétrica: cobre tem a mais alta condutividade dos metais usados na engenharia.
  • Condutividade térmica: Esta propriedade é semelhante à condutividade elétrica. Ligas de cobre podem ser utilizadas para esta propriedade, onde a boa resistência à corrosão compensa a perda de condutividade com o aumento da liga.
  • Resistência à corrosão: todas ligas de cobre resistem à corrosão causada por água e vapor. Ligas de cobre também são resistentes à corrosão em ambiente rural, marinho e industrial. O cobre é resistente a soluções salinas, solos, minerais não oxidantes, ácidos orgânicos e Soluções cáusticas.
  • Ductilidade pode ser restaurada por recozimento: isso pode ser feito por um processo de recozimento específico ou recozimento acidental através de soldagem ou brasagem.
  • Cor e aparência: muitas ligas de cobre têm uma cor distinta, que se pode alterar de acordo com as condições climáticas. As ligas têm cores específicas, variando entre o salmão rosa de cobre através de amarelo, ouro e verde e bronze escuro após condições climáticas. Exposição atmosférica pode tornar as ligas num verde ou bronze ou pre-patinado que estão disponíveis em algumas formas de produto.

2.1.3 APLICAÇÕES GERAIS

A principal aplicação do cobre é como material condutor (fios e cabos), destino de aproximadamente 45% do consumo anual de cobre. Outros usos são: Tubos de condensadores e encanamentos; eletroímãs; motores elétricos; interruptores e relés, tubos de vácuo e magnetrons de fornos micro-ondas; buchas para mancais. Tende-se ao uso do cobre em circuitos integrados em substituição do alumínio, de menor condutividade, cunhagem de moedas (com o níquel industrial), sendo empregado na agricultura, na purificação da água e como conservante da madeira, quando associado a outros metais, os óxidos de cobre formam materiais supercondutores. E continua sendo consumido em larga escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (303.3 Kb)   docx (596.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com