TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos Específicos ou Secundários

Por:   •  24/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.485 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Rondonópolis- MT

2018


DIONNY WAINER SOARES CREPALDI[pic 6]

Projeto apresentado ao Curso deEngenharia Mecânica.


Rondonópolis- MT

2018


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O Problema        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        8

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        9

REFERÊNCIAS        10

1 INTRODUÇÃO

As empresas que se encontram no setor manufatureiro estão inseridas em um ambiente de crescente competição. Tais companhias lidam, diariamente, com a preocupação de reduzir custos para obter ganhos em escala. Além disso, devem se preocupar com a qualidade e eficiência na produção para poder competir em um mercado repleto de exigências.

Segundo Cavalcante e Almeida (2005), a grande relevância da manutenção preventiva ocorre pelo fato de que todas as máquinas e equipamentos falham e, consequentemente, causam grandes problemas aos processos produtivos.

Observa-se que o sistema de Gestão da Manutenção Industrial baseia-se, além das tarefas administrativas de gestão, na utilização dos indicadores de manutenção, os quais fornecem informações importantes para a tomada de decisões desse setor, tais como o planejamento e execução das manutenções preventivas programadas nas máquinas e equipamentos, a redução nos tempos das intervenções, a redução no tempo de máquinas paradas, os ajustes nos tempos de setup e as análises de viabilidade de investimentos (BRANCO 2008).

A grande relevância da manutenção preventiva ocorre pelo fato de que todas as máquinas e equipamentos falham e consequentemente, causam grandes problemas aos processos produtivos.

Nos processos de produção de bens, as falhas significam retrabalho, ineficiência e o atraso de produção, horas extras, desperdício de insumos e matéria prima, estoques elevados, enfim uma quantidade enorme de prejuízos que impactam no custo da produção.

O estudo constitui-se em uma metodologia bibliográfica para que possamos identificar aspectos gerais do tema abordado e para possibilitar maior enriquecimento na construção de novos conhecimentos acadêmicos. Através de uma revisão de literatura, iremos construir uma pesquisa pautada em base documental em artigos sólidos publicados.

  1. O Problema

Qual a importância da manutenção preventiva nas linhas de montagem?


2  OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Discutir os aspectos da manutenção preventiva em linhas de montagem.

2.2 Objetivos Específicos

Conceituar a manutenção preventiva e seus benefícios,

Abordar a importância em melhorar os índices de eficiência das linhas de montagem em meio à competitividade,

Discutir d o processo produtivo das linhas da indústria de montagem.

        


3  JUSTIFICATIVA

A pesquisa se justifica pela aplicação de um plano de Manutenção Preventiva por uma equipe de técnicos capacitados e controlados por indicadores de desempenho de manutenção, possibilita, com baixo custo operacional, melhorias nos índices de eficiência e produtividade, minimizando as perdas que tornam a empresa mais competitiva no mercado.

Segundo Oliveira (2008), a redução das perdas e dos custos nos processos produtivos é essencial para que as organizações se mantenham competitivas. Dessa forma, a indisponibilidade dos equipamentos e as perdas de produtividade devem ser minimizadas ao extremo, para que as indústrias produzam com flexibilidade e atendam as demandas do mercado.

A otimização promove a redução dos tempos de máquina parada durante a realização das tarefas de manutenção e a redução nos índices de paradas de máquina por falhas e quebras durante o processo produtivo, propiciando a elevação dos índices de eficiência e produtividade, a redução dos custos de produção e o aumento no faturamento da indústria.

4  Fundamentaçao Teorica

De acordo com MONCHY (1987, p. 3), “o termo manutenção tem sua origem no vocábulo militar, cujo sentido era manter nas unidades de combate o efetivo e o material num nível constante de aceitação”. KARDEC & NASCIF (2009, p. 23) apresenta o ação de manter ou a manutenção industrial como “garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção e a preservação do meio ambiente, com confiabilidade, segurança e custos adequados”.

Em 1975, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, pela norma TB-116, estabeleceu o termo manutenção segundo sendo o conjunto de todas as ações importantes para que um item seja cuidado ou renovado de modo a poder permanecer de acordo com uma condição desejada. Anos mais tarde, em 1994, a NBR-5462 tinha uma revisão do termo como sendo a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo as de supervisão, destinada a manter ou recolocar um item em um estado no qual possa desempenhar uma função requerida (ABNT, 1994).

Existem diversas definições e conceitos apresentados para a manutenção, a maioria com enfoque nos aspectos preventivos, conservativos e corretivos da atividade; mas é importante considerar a mudança, mais recente, que trouxe nas definições os aspectos humanos, de custos e de confiabilidade da função manutenção, como consequência do aumento da importância e responsabilidades do setor dentro das organizações.

5  metodologia

A pesquisa coloca uma abordagem de pesquisa exploratória, tenha vista, de acordo com VERGARA (2005) constitui-se pela busca de conhecimentos sobre a gestão da manutenção industrial através de pesquisa, observação, análise, classificação e interpretação dos dados coletados. É ainda descritiva, por buscar meios de prescrever uma abordagem através da junção de melhores práticas de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com