TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Problemas Envolvendo os Poços Semiartesianos em Santa Rita

Por:   •  12/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de pesquisa II FACEC

Titulo:  Os Problemas Envolvendo os Poços Semiartesianos em Santa Rita

Estudantes: Natália Oliveira Barbosa.                                                                                      Robson de Lima Silveira                                                                                                  

Orientador: Marcos Alves Batista

Colégio: Colégio Estadual Professora Lia Públio de Castro

Série: 2º Ano B

Questão ou Problemas Identificados:

Devido a escassez de água potável para consumo humano em diversas regiões rurais brasileiras, a solução encontrada para tal problema consistiu na perfuração de poços semiartesianos nessas localidades. Entretanto, devido a insuficiência informacional dos donos de poços semiartesianos a respeito das causas que podem gerar-se a partir de sua perfuração em locais inapropriados (próximos a lagos e rios, plantações agrícolas, cemitérios, regiões nucleares, fossas sépticas e galinheiros) trouxe-nos uma grande preocupação a respeito das causas que ocorrem-se tanto ambiental quanto humana. 

De acordo aos estudos realizados pela mestre em Recursos Hídricos e Saneamento, Florilda Vieira dos Santos, da Universidade Federal de Alagoas, "constatou-se que cemitérios contaminam o solo" (Dos Santos, 2012). Além disso, de acordo a "análises realizadas a partir da coleta em poços das regiões rurais, e principalmente do sítio de Osvaldo Antônio de Jesus, nos municípios de Caetité e Lagoa Real no ano de 2015, constatou-se que a água existente no local estava contaminada por urânio" (INB, 2015), pois, "o consumo de substâncias radioativas pode causar câncer" (Ciência, jornal, 2015). 

Contudo, devido ao problema identificado em nosso comunidade, que é ocasionado, muitas vezes, por ser um método de obtenção hídrica mais rápido e existente em nossa região, trouxe-nos a preocupação em relatar a estas pessoas os problemas que geram-se tanto ambiental quanto humana, com o intuito de haver soluções significativas para estes problemas em benefício de todos da região.

Hipótese ou Objetivo de Engenharia:

Por meio deste projeto espera-se que os donos de poços semiartesianos fiquem bem informados a respeito das causas que surgem a partir de suas perfurações em locais inapropriados, mostrando-lhes os problemas que foram identificados, juntamente com às suas possíveis soluções.

Esperamos que este trabalho seja de suma importância tanto para o Distrito de Ibitira quanto para todos da região, devido falar-se sobre algo muito utilizado pela sociedade, principalmente rural, e indispensável na vida de muitos dos seus utilizadores.

Descrição Detalhada dos Matérias e Métodos Utilizados:

Será realizado em nossa comunidade Santa Rita, município de Rio do Antônio-BA, uma pesquisa de campo em relação às aberturas de poços semi artesianos juntamente com os seus respectivos donos. Efetuaremos perguntas sobre o assunto tratado, como por exemplo: quais foram os critérios utilizados para a sua abertura naquele local; se houve auxílio de especialistas na área para a sua construção; se ocorreu mudanças no solo depois da sua perfuração; se a água contida em seus reservatórios diminuiu, em quantos meses, se é muito salgada, e etc; e também se á o conhecimento em relação a eles sobre os malefícios que os poços podem nos trazer. Contudo, os resultados serão analisados e colocados em respectivos quadros, para que todos possam ter o devido conhecimento sobre a pesquisa concluída e sobre os dados obtidos.                    

Para a sua apresentação na Feira de Ciências (II FACEC) deste ano, será efetuado uma explicação detalhada sobre os benefícios e malefícios que os poços semiartesianos nos proporcionam; com a utilização de um vidro de aquário para á sua visualização ser mais precisa; contendo em seu interior camadas de materiais característicos como: areia, pedras, terra, vegetais; além do aproveitamento de canos de 25 para a representação de um poço artesiano já perfurado; incluindo em sua volta lixos, plantações agrícolas, fossas sépticas e entre outros. Utilizaremos desses recursos para podermos informar a todos ali presentes, com eis aparentemente sua aparência física e real, usando-se desses métodos para a composição e também explicação sobre as causas que são proporcionadas pelos mesmos.

Referências:

Ciência, 2015: O que acontece se você ingerir urânio? Disponível em: http://www.jornalciencia.com/o-que-acontece-se-voce-ingerir-uranio/. Acesso em 18 de maio de 2018

Dos Santos, F. V, 2012: estudos indicam que cemitérios contaminam as águas subterrâneas. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/noticias/2012/06/estudo-indica-que-cemiterios-contaminam-as-aguas-subterraneas. Acesso em 24 de março de 2018

INB, 2015: Urânio contamina água na Bahia. Disponível em:  >http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,uranio-contamina-agua-na-bahia,1748686.amp. Acesso em 27 de março de 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com