TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Artigo: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 793.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 4

Os avanços tecnológicos têm dado grandes saltos em seu desenvolvimento, na Sociedade da Informação e Conhecimento. O ser humano vem cada vez se adaptando as novas tecnologias, onde a informação se delimita cada vez menos a poucas pessoas. O acesso a dados e informações vem sendo cada vez mais rápido, através de aparelhos modernos que facilitam a interatividade, surgindo assim o mundo virtual onde as informações, dados e indivíduos se misturam.

Sempre houve e sempre haverá uma grande necessidade de se inovar, e se sentir qualificado para tal desenvolvimento, onde a valorização do individuo é cada vez mais solicitada, e que vem em busca de ideias inovadoras e revolucionárias num ambiente de produção cada vez mais exigente. As empresas e organizações já entenderam a importância dessa qualificação humana e sua automatização frente a uma sociedade que está a cada dia mais informatizada, contudo tala informação e conhecimento sempre há seus prós e contras, onde se deve ter o discernimento de como lidar corretamente com tais dados.

Por outro lado a ética tem se tornando cada vez mais imprescindível em todas as organizações, uma vez que dada a falta da mesma pode gerar grandes problemas e conflitos desagradáveis acarretados de prejuízos.

O banco HSBC foi condenado a pagar indenização de 67.500.000,00, por danos morais e coletivos por ter espionado entre os anos de 1999 e 2003. Um fato muito curioso e polemico, mas que traz muitas lições para o nosso cotidiano, segundo o presidente do sindicato dos bancários de Curitiba, Otavio dias, a justiça foi feita.

Pode-se perceber que o banco citado acima extrapolou suas investigações, de forma brutal expondo a vida de seus colaboradores, atitude inaceitável que geram invasão de privacidade.

Entretanto, nesse contexto as relações de trabalho não poderia ficar de fora, sendo importante esclarecer que as leis trabalhistas reconhece o direito ao empregador de fiscalizar as atividades profissionais de seus empregados quando afirma que “dirigir” e assumir os riscos dos negócios traduzindo se em legitimo do empregador, fiscalizar as atividades desempenhadas pelos seus funcionários

Sendo assim, revistar empregados na portaria das empresas, controlar o uso da internet, faz parte do poder diretivo do empregador, todavia essa pratica não podem levar ao funcionário a humilhação ou constrangimento, porem caso isso ocorra passara de “poder de direção” do empregador a “dever de indenizar”. Entende se que e o tipo de controle exacerbado que se torna algo constrangedor, levando a empresa a ser indenizada causando danos morais e financeiros sem nenhuma necessidade.

A informação é um produto social e as novas tecnologias um meio detentor, formador e gerador do conhecimento. O próprio processo de disseminação ativa do conhecimento pode ser parte de uma estratégia de manutenção do poder. (SILVEIRA, 2000, p. 87). É preciso pensar no risco de que as novas tecnologias informacionais permitam não o máximo controle do poder por parte dos cidadãos, mas o máximo controle dos cidadãos por parte do poder. (BOBBIO, 1986).

Os desafios da Sociedade da Informação são inúmeros: os de caráter técnico e econômico, cultural, social e legal, de natureza psicológica e filosófica. Werthein (2000) apresenta alguns desses desafios como sendo o desemprego tecnológico, a desqualificação do trabalho, a perda de comunicação interpessoal e grupal, a perda do sentido de identidade e o aprofundamento das desigualdades sociais. É necessária a efetivação de ações fundamentais que promovam o acesso universal, de forma a realçar esses problemas. Para tanto, seria imprescindível o acesso universal à infraestrutura e aos serviços de informação a preços acessíveis, novas parcerias políticas, reconhecimento dos direitos de prioridade intelectual, elevação do volume de informação de qualidade e de domínio público na Internet, entre outras ações.

As organizações podem e tem o direito de acompanhar o que acontece com seus colaboradores, mas de forma transparente e objetiva dentro dos ditames legais. É importante que ao implantar sistema de monitoramento o setor de recursos humanos em parceria com a equipe de relações publica, faça um trabalho de conscientização com todo quadro funcional, sobre o uso adequado das ferramentas e seus objetivos, para que não gerem nenhum problema.

O mundo virtual está fazendo profundas alterações, não há mais território, concepções de espaço e tempo. Os dois bens primordiais segundo Borges (2000) são a informação e o conhecimento, pois o seu uso não faz com que acabem, ou seja, consumidos.

O que tem em comuns estas três formas de poder é que contribuem conjuntamente para instituir e para manter sociedades de desiguais divididas em fortes e fracos com base no poder político, em ricos e pobres com base no poder econômico, em sábios e ignorantes com base no poder ideológico. Genericamente, em superiores e inferiores. (BOBBIO, 1999, p. 83).

Essa relação de poder frente às tecnologias de informação e comunicação é uma realidade, visto que apenas aqueles que detenham o poder do conhecimento, atrelado às demais formas classificadas por Bobbio, terá acesso ao novo paradigma emergente.

Os avanços tecnológicos que contribuem, muito para que tenha uma organização, padronizada com recursos rechiados de agilidade porem nem sempre com muita segurança, às vezes esta mesma tecnologia que fará a empresa um campeã de venda pode levar a uma grande crise quando usar estes avanços tecnológicos para invadir a vida de seus colaboradores .o importante e que as organizações tenham plena consciência de evoluir de forma justa ,correta para se obter um grande progresso.

...

Baixar como  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »