TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sobre a organização como um conjunto bem integrado de competências e o sistema de gestão de recursos humanos

Relatório de pesquisa: Um estudo sobre a organização como um conjunto bem integrado de competências e o sistema de gestão de recursos humanos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  6.427 Palavras (26 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 26

Nesta pesquisa de treinamento e desenvolvimento apresenta-se um estudo sobre a Organização como um conjunto integrado de competências e o Sistema de administração em Recursos Humanos.

O trabalho está subdividido em estudo teórico sobre o assunto Treinamento e Desenvolvimento, Gestão de Desempenho, Administração de Cargos, Salários e Benefícios, Educação Corporativa e Gestão de Conhecimento.

Esta pesquisa foi realizada na empresa Dori Produtos Alimentícios de grande porte na cidade de Marília, São Paulo. Sendo o forte desta a comercialização de Candies e Snaks, oferecendo a mais ampla linha de produtos do setor, que proporcionem prazer e satisfação para toda a família, com forte presença no mercado nacional e crescimento internacional. Com grande diversidade a Empresa coloca no mercado seus produtos de excelente qualidade: balas, pirulitos, chicletes, amendoins doces e salgados, gomas, confeitos de chocolate etc.

Houve uma entrevista nesta Empresa no Setor de Recursos Humanos, através de um questionário pudemos observar o bom desempenho desta empresa. Com o desenvolvimento de treinamentos regulares, alguns para todo o ano, outros conforme as necessidades internas, onde são levantadas pelos gerentes das áreas junto aos seus colaboradores. A Empresa faz a analise se os treinamentos serão dentro ou fora dela, dependendo da verba disponível para realização do respectivo treinamento.

Esse processo beneficia não só a empresa como também seus colaboradores que ficam satisfeitos com a Organização.

È aplicado também um formulário de competências onde o colaborador se avalia sozinho, paralelamente o líder faz a mesma avaliação e após ambos se reúnem para discutir o que deve ser melhorado. Todos os cargos participam da Avaliação de Desempenho, os métodos são bastante eficazes, mas exigem um acompanhamento de perto pelo gestor da área. A empresa implantou também a administração de cargos e salários , pois acredita que é bem aceito e vantajoso para o colaborador, pois o mesmo se mantém mais motivado, a organização conta com profissionais satisfeitos e retém talentos. A análise dos Recursos Humanos avalia se as pessoas estão suficientemente prontas do ponto de vista quantitativo para atender as atividades atuais e futuras da organização.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................5

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA.............................................................. 6

1.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA................................................................................6

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................08

2.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO......................................................08

2.2 GESTÃO DE DESEMPENHO............................................................................. 11

2.3 ADMINISTRAÇÕES DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS.................. 13

2.4. EDUCAÇÃO CORPORATIVA..........................................................................16

2.5 GESTÃO DE CONHECIMENTO........................................................................18

3 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS........................................................20

3.1 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.....................................................20

3.2 GESTÃO DE DESEMPENHO ............................................................................20

3.3 ADMINISTRAÇÕES DE CARGOS, SALÁRIOS E BENEFICIOS.................. 21

3.4 EDUCAÇÃO CORPORATIVA...........................................................................21

3.5 GESTÃO DE CONHECIMENTO........................................................................22

3.6 QUADRO GERAL DA EMPRESA.....................................................................23

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES.......................................................24

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................25

5 ANEXOS.....................................................................................................................26

5.1 QUESTIONÁRIO...................................................................................................26

5.2 GRÁFICOS.............................................................................................................33

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é entender como funciona o treinamento e desenvolvimento de pessoas envolvidas na organização.

O setor de Recursos Humanos é parte fundamental na Empresa Dori Produtos Alimentícios e para que funcione é necessário uma boa Gestão de Pessoas.

A visão da empresa é investir em treinamento e desenvolvimento proporcionando vantagens para a organização e tendo seus colaboradores qualificados e capacitados.

Na empresa existem multiplicadores internos que ministram cursos expondo seus conhecimentos para outros colaboradores.

Enquanto treinamento e desenvolvimento estão se integrando aos negócios da organização, o planejamento estratégico continua a busca de qualidade e produtividade em direção a competitividade, pelo lado das pessoas essas tendências mostram que os colaboradores deixam de serem considerados meros agentes passivos para se configurarem como novos empreendedores do conhecimento, passando a terem iniciativas pessoais em busca de melhor capacitação e crescimento pessoal.

A visão de hoje é valorizar pessoas, por isso, é necessário saber como selecionar e desenvolver lideres buscando talentos, incentivando e recompensando o desempenho dos colaboradores, controlar os custos dar tratamento justos.

1- CONTEXTUALIZAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com