TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho Escolar: SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  3.615 Palavras (15 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

IVANISE SOMARIVA FAUSTO

O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS

Concórdia

2011

I

INTRODUÇÃO

Ao desenvolver este trabalho pretende-se discutir sobre as formas de relações humanas, voltadas para as organizações empresarias, trabalho em equipe, lidar com situações conflituosas e entender sobre o comportamento dos diferentes grupos seja os formais ou informais. As relações interpessoais acontecem de forma mais precisa quando há uma interação mais efetiva entre os indivíduos seja em meio familiar, educacional, institucional ou profissional, pois estas estão ligadas a resultados finais de harmonia, sucesso e rendimento produtivo. O relacionar-se bem, a boa comunicação e valorização do profissional, permite maior interação e mais cooperativismo entre o líder e os demais membros, por meios de trocas de experiências e conhecimentos, possibilitando maior expressão de suas competências e contribuição para desenvolver as atividades da equipe de trabalho.

As relações interpessoais podem ser consideradas todos e quaisquer contatos entre pessoas, esses contatos ocorrem entre indivíduos em diferentes circunstâncias e em deferentes espaços, voltados tanto para o âmbito tecnológico e educacional como para as relações empresarias.

No ambiente profissional das mais diversas áreas, a maior parte dos esforços empresariais é direcionada para o aumento e o aprimoramento da produção, deixando de perceber a importância do plano das relações interpessoais e dentro dela a importância deste processo para obtenção de qualidade.

Na pratica todos nós nos deparamos com alternativas entre as quais é preciso escolher.

A economia se ocupa das questões relacionadas á satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade. A economia se ocupa da maneira como se administra recursos escassos com objetivo de produzir diversos bens e distribuídos para consumo entre os membros da sociedade.

DESENVOLVIMENTO

As Teorias Guiam as decisões da Administração. O estudo das Teorias nos ajuda a compreender os processos fundamentais, com isso permite prever o que irá acontecer em certas situações, dão forma á nossa visão das organizações. Mostra de onde retiramos algumas das nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas, nos conscientizam do ambiente empresarial. Cada teoria é produto do seu ambiente, e adequada conforme as circunstâncias vigentes, são uma fonte de novas idéias. As Teorias dão chance de assumir um ponto de vista diferente com relação ás situações do cotidiano, elas podem coexistir conforme a necessidade e a partir delas abrirem novos enforques.

Didaticamente os estudiosos dividem linearmente as Teorias da Administração, no entanto no dia a dia, fundem-se conforme as necessidades das organizações. Os princípios fundamentais das Teorias de Taylor, Falou, Mão e Weber, da escola Cientifica e Clássica foram e serão sempre os pilares da evolução e do desenvolvimento da ciência da Administração e que têm motivado e impulsionado os estudos, pesquisas, trabalhos e obras dos seus seguidores até os nossos dias. As teorias da administração espelham o momento histórico em que são produzidas.

No inicio do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo. Naquele momento, a ênfase da administração estava na produção eficiente de bens [...] A tônica era sempre fazer mais, de maneira eficiente. No final do mesmo século, as teorias são influenciadas por circunstâncias diferentes. Os mercados não crescem da mesma forma e há muitos concorrentes. Os recursos e os consumidores são escassos. A ênfase da Administração deslocou-se para a competitividade. (MAXIMIANO, 2000, p.53)

O estudo minucioso das Teóricas Administrativas não poderíamos hoje ter uma noção e visão sistêmica ou holística das organizações. A Administração de uma forma geral tem sua importância em qualquer nível organizacional e para o bom relacionamento e interação do indivíduo com seu meio. Não há dúvidas que balancear as teóricas e princípios administrativos no cotidiano das empresas só vem a amparar a organização nos seus objetivos. Porém não basta usar corretamente todas as teorias administrativas no trabalho, se sua administração do tempo, dinheiro, relações pessoais estão em desordem. A importância da Administração está no equilíbrio e no bom senso de todas as relações, sejam profissionais ou mesmo pessoais. Viver hoje é uma tarefa árdua e difícil, levando-se em consideração as constantes mutações do mundo moderno e as pressões intelectuais e emocionais que o ser humano vê-se obrigado a enfrentar.

O ser humano moderno se acha de tal modo envolvido nesse ritmo acelerado das descobertas científicas e das mudanças tecnológicas que se aliena cada vez mais de si mesmo e de seus semelhantes. É necessário resgatar a dimensão humana e até mesmo nosso próprio significado.

A maior parte dos esforços empresariais é direcionada para o aumento e o aprimoramento da produção, deixando de perceber a importância do plano das relações interpessoais e dentro dela a importância deste processo para a obtenção da qualidade.É mais fácil treinar tecnicamente do que conseguir mudanças comportamentais. Aprender a aprender é uma aquisição de hábito

muito importante em qualquer processo educativo. O desenvolvimento das relações interpessoais é a mola existencial que os indivíduos possuem para alcançar uma integração real e um rendimento efetivo no ensino-aprendizagem. Dois pontos tornam-se fundamentais para o sucesso de qualquer processo de educação permanente. São eles:

-o desenvolvimento contínuo da relação interpessoal, ou seja, saber relacionar-se bem com as pessoas, de uma maneira saudável;

-A comunicação forte e positiva para haver interações satisfatórias entre instrutor e treinando.

Nos grupos em treinamento, o instrutor tem um papel muito importante além de ensinar. Ele é o responsável pela orientação do grupo para que o mesmo alcance a aprendizagem, exercendo também um papel social de orientar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com