TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Resíduos da Construção Civil

Por:   •  29/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.110 Palavras (17 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 17

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, AMBIENTAIS E DE TECNOLOGIAS - CEATEC

FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO ENGENHARIA CIVIL

TRABALHO DE RESÍDUOS DE CONTRUÇÕES CIVIL

CAIQUE PADILHA DRIGHETTI – RA 11094059

EMERSON E. BRONZE JR – RA 11042561

FELIPE SINOTI – RA 11116092

FERNANDO MARINO VILELA – RA 12155024

INGRED LENZI – RA

RAISSA SIMOES GAZETA – RA 12169496

PUC CAMPINAS

2015

                                                           1

Trabalho referente à matéria de Resíduos de Construções Civil do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Professora: Patrícia.

PUC CAMPINAS

2015

                                                                                                                      2

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DEFINIÇÃO DE COMPLEXO AGROINDUSTRIAL        6

3. COMPLEXO AGROINDUSTRIAL NO BRASIl        7

4. CARACTERÍSTICAS DA AGROINDUSTRIA        8

5. RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS        8

6. RESÍDUOS SÓLIDOS AGROINDUSTRIAIS        9

7. COMPOSITOS        10

8. Novas Aplicações dos Resíduos Agroindustriais – Nanocelulose.........11

9.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

                                                                                                                                   4

  1. INTRODUÇÃO

Por serem países com uma grande extensão territorial, o Brasil e a região da América Latina possui um grande numero de agroindústrias, segundo o site da FIESP a participação da agroindústria no PIB Brasileiro em 2013 foi de 41%. Essa grande contribuição financeira, está ligada diretamente com o desenvolvimento do agronegócio com o passar dos anos, e como consequência desse crescimento, foi notado um agravamento dos problemas ambientais, assim como o aumento de resíduos provenientes desse setor.

Durante muito tempo, essa expansão foi ocorrendo de uma forma não controlada, principalmente em países não desenvolvidos, para acompanhar esse crescente desenvolvimento, muitas áreas foram desmatadas e cortadas grandes áreas de vegetação, arvores e arbustos. Por ficar muito tempo sem controle, os problemas ambientais acabaram se agravando de uma maneira, muito acentuada, foi necessário então um intervenção de órgãos responsáveis, para reduzir o grande impacto ambiental que o desmatamento estava causando mundialmente.

Além do crescente problema ambiental mencionado anteriormente, estima-se que, em média, de 20% a 30% da safra de grãos, de frutas e de hortaliças colhidas no Brasil sejam desperdiçados no caminho entre a lavoura e o consumidor. (ONG BANCO DE ALIMENTOS, 2004). Ficou cada vez mais nítida a necessidade de se encontrar novas maneiras de renovar e reutilizar essas sobras.

Com o avanço de pesquisas no assunto, foi percebido que resíduos agroindustriais possuem um papel importante para a produção de novos materiais, produtos químicos e principalmente de energia. A geração de energia através de reutilização de resíduos acabou recebendo um destaque especial já que a escassez de fontes energéticas, está demandando surgimento de novas tecnologias para produção de energia.

2.Definicao de Agroindústria

A agroindústria e' responsável, pela transformação de matérias-primas com origem da agricultura, da pecuária, da aquicultura ou da silvicultura.  Para cada tipo de matéria- prima possuímos um segmento no agronegócio responsável pelo fornecimento de insumos ate' o consumidor.

Diferente de outros setores industriais, a agroindústria 'e um setor que constantemente sofre com a grande variação de temperatura, podendo prejudicar grandes safras, por ser grandemente influenciada por fatores não controlados, ocorre uma certa variação de desempenho no mercado em algumas épocas do ano.

Podemos classificar esse segmento, em dois grupos destinos:

- Agroindústrias não alimentares: responsável pela fabricação de insumos que não estão voltados para a alimentação, como exemplo podemos citar: fibras, couros, calçados, óleos vegetais não comestíveis e outras;

- Agroindústrias alimentares: voltadas para a produção de alimentos (líquidos e sólidos), como sucos, polpas, extratos, lácteos, carnes e outros.

3.Resíduos

A Lei nº 12.305/10, (Política Nacional de Resíduos Sólidos), Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Resíduos sólidos podem ser classificados, em recicláveis e não recicláveis, sendo que os não recicláveis são compostos por material contaminado.

Podemos classificar os resíduos segundo a forma proposta por Pires & Mattiazzo, (2008) em:

 a) Resíduos da atividade agrícola, que são aqueles originados exclusivamente da produção agropecuária, compostos por resíduos de lavouras, como as palhas e da atividade zootécnica, como dejetos orgânicos passíveis de tratamento para posterior utilização como estercos e considerados, ambos, como portadores de baixa concentração de contaminantes;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (333.7 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com