TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos Biológicos

Por:   •  25/11/2018  •  Artigo  •  3.458 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

Riscos Biológicos

Helena M. D. C. Shiessl

Lucas Barduco Matheus

Murilo Ferraz

Rafaela Ishiyama Sanches

Rayana Magari dos Santos

Orientadora: Tamires Ferreira

Resumo

O presente artigo aborda o tema sobre riscos biológicos em indústrias. Baseado em artigos semelhantes. Um risco biológico é o qual um ser está exposto a agentes biológicos, onde podem ser causados danos à saúde deste ser, o risco biológico só pode ser considerados de fato industrial/ empresarial se as pessoas expostas nestes lugares contraírem algum tipo de doença ou danos à saúde dentro do ambiente de trabalho. Essas divergências não prejudicam a penas operários, mas também toda a saúde de gestão de uma empresa, principalmente as voltadas para materiais de higiene e produção de alimentos. Por isso é necessário seguir todas ar normas para o bem – estar da indústrias e de seus funcionários utilizando – se de equipamentos de segurança, medidas de conscientizações, causando uma harmonia entre o local de trabalho e as pessoas inseridas a este meio. Para o desenvolvimento deste artigo foram abordadas as definições de riscos biológicos, tipos de agentes que causam estes riscos biológicos, níveis de riscos e de contaminações que podem acontecer que podem ser classificados de 1 à 5, onde esses riscos acontecem mais frequentemente, equipamentos que podem ser utilizados para que esses riscos sejam amenizados, além de palestras, capacitação e conscientização de operários que ajudam a diminuição destes riscos. Leis abordadas para empresas e funcionários afim de protege – lós de danos, métodos utilizados para o controle de riscos biológicos, metodologia para a escrita do artigo, resultados nas indústrias após a utilização das normas, equipamentos de segurança e conscientização, quais os pontos em que a empresa melhorou, quais os resultados positivos e as vantagens de se utilizar recorrentes métodos. E por fim é apresentada a conclusão sobre todo o estudo dentro do artigo relembrando os aspectos principais.

Palavras-chave: riscos biológicos; indústrias; equipamentos; concientizações; leis.

  1. Introdução

Riscos biológico é definido como capacidade de contaminação do meio ambiente de trabalho que causam prejuízo a saúde dos trabalhadores. São causada por presença de microrganismos, fungos, parasitas e vírus presentes no ambiente de trabalham que afetam direta ou indiretamente a vida dos operários.

Os riscos biológicos estão presentes em nosso meio desde a antiguidade, segundo KRUG (2008, p.1) “Os agentes biológicos constituem – se no mais antigo risco ocupacional de que se tem conhecimento, Bernardinho Ramazzini, pai da Medicina do Trabalho, em sua obra em 1700, já fazia referência ás doenças dos coveiros.”

Diversas são as áreas em que este risco se apresenta como, hospitais, frigoríficos, indústrias alimentícias, agriculturas, pisciculturas, necrotérios entre outras empresas. “Risco biológico classicamente associada a determinadas categorias ocupacionais como trabalhadores em abatedouros, trabalhadores de animais, médicos veterinários e trabalhadores rurais.” (KRUG, 2008, p.1).

São verificadas diferentes níveis de riscos a saúde dos trabalhadores e que podem acabar tornando – se doenças profissionais, onde o operário é frequentemente exposto à estes microrganismos, segundo a definição de alguns autores é evidente estes riscos quando os operários ficam expostos sobre a zona de risco.

Para que não ocorra significativos problemas de saúde decorrentes do meio de trabalho é obrigatório a utilização de equipamentos que previnem estás contaminações, além de medidas de segurança e conscientizações dentro de do ambiente de serviço, segundo KRUG (2008, p.1) “Os números significativos da magnitude do problema, sinalizam para a convivência da implementação de medidas de biossegurança no trabalho em saúde. Atividades educativas, práticas de trabalho e medidas de controle ambiental com objetivo de diminuir exposição.”

A metodologia abordada no presente artigo foi pesquisa exploratória, onde foram pesquisados e lidos diferentes artigos e livros da literatura brasileira afim de entender, buscar, compreender o assunto sobre riscos biológicos.

O trabalho constitui- se de diversos tópicos como introdução onde é explicado sobre quais pontos o artigo aborda e sua metodologia de pesquisa, desenvolvimento onde são abordados conceitos sobre riscos biológicos, quais são os níveis e tipos de riscos, equipamentos e conscientizações que devem ser feitas afim de melhorar e prevenir o ambiente de trabalho e ao final encontra – se a conclusão afim de retomar todos os conceitos apresentados e apresentar um desfecho sobre o assunto. Ao final do artigo são encontradas as referências bibliográficas que serviram de suporte para o desenvolvimento.

  1. Desenvolvimento
  1. Riscos Biológicos

Vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos são os considerados como riscos biológicos. São microrganismos, que ao contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. As doenças causadas por eles incluem: tuberculose, brucelose, malária, febre amarela.

Para que essas doenças possam ser consideradas doenças profissionais, é preciso que haja exposição do funcionário a estes microrganismos Algumas medidas preventivas são necessárias no ambiente de trabalho, para que as questões de higiene e segurança sejam adequadas.

Os riscos biológicos em laboratórios podem estar relacionados com a manipulação de:

a) Agentes patogênicos selvagens;

b) Agentes patogênicos atenuados;

c)  Agentes patogênicos que sofreram processo de recombinação;

d)  Amostras biológicas;

e)  Culturas e manipulações celulares (transfecção, infecção);

f)  Animais.

Todos esses itens citados acima, podem tornar-se fonte de contaminação para os manipuladores. As principais vias envolvidas num processo de contaminação biológica são: via cutânea, respiratória, conjuntiva e via oral.

  1. Níveis de riscos biológicos
  1. Classe de risco 1

Está classe é conhecida por apresentar agente biológicos que não causam doenças em pessoas, como nas outras classes de risco. Ela apresenta um baixo grau de risco e um exemplo de microrganismo que se aloca nesta classificação são os Lactobacillus sp.

  1. Classe de risco 2

Nesta etapa são incluídos agentes biológicos que provocam infecções nos seres humanos, cuja tem uma propagação e disseminação no meio ambiente limitada e podem ser curadas com medidas terapêuticas e profiláticas. Ela apresenta agentes bacterianos como Actinobacillus spp que ocorre doenças como a sinusite; Parasitas Acanthamoeba castellani conhecida como causador de infecção na córnea; Fungos Blastomyces dermatitidis que afeta os pulmões e tecidos da pele, são mais comuns em áreas da America do Norte; Vírus Adenovirus humanos, conhecido como causador de resfriado comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (207.4 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com