TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos Ocupacionais

Por:   •  7/9/2018  •  Dissertação  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com a o Ministério do Trabalho (MT) existem cinco tipos de riscos ocupacionais que são eles; riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, risco ergonômicos e os riscos de acidentes. Existem os riscos comportamentais ou ambientais (físicos, químicos, biológicos e ergonômicos) e os operacionais (riscos de acidente). A norma regulariza os riscos por padrões de cores, facilitando assim o entendimento dos trabalhadores.

No caso especifico da construção civil o mapa de risco deve ser realizado de acordo com cada etapa de execução ou de serviço, devendo este ser analisado e posteriormente alterado sempre que houver algum fato novo no ambiente de trabalho. Para elaboração do mapa de riscos o profissional deve conhecer todo o ambiente de trabalho e os materiais que serão utilizados e também os trabalhadores daquele local. Fazendo treinamento com os trabalhadores sempre que necessário para garantir a saúde e a segurança coletiva do grupo.

Riscos Físicos – Cor Verde: Na construção civil é bastante elevado o numero de riscos físicos, devido a enorme gama de materiais e equipamentos utilizados. O ruído é encontrado facilmente em quase todos os canteiros de obras seja ele devido a utilização de máquinas pesadas e fundações, gerando algumas doenças, irritação nos ouvidos, dores de cabeça, perda auditiva e até mesmo risco de infarto. Ocorre também vibrações devido ao uso repetitivo de maquinas de fundações, gerando dores musculares, lesão por esforço repetitivo (LER) e lesões ósseas. Calor também é outro fator que nem sempre pode está ligado diretamente a exposição ao sol, pode ser causado devido ao trabalho em locais sem ventilação, em seguida causando doenças como hipertensão, irritações e choque térmico. A radiação também é um risco físico, no qual pode se destacar a utilização de equipamentos de solda e até mesmo a exposição excessiva ao sol, causando insolação, pode gerar doenças futuras como câncer, queimaduras, lesões nos olhos. Por fim a umidade está entre os principais riscos físicos, ela pode ser causada devido a ambientes fechados em contato direto com o solo, causando doenças no aparelho respiratório e doenças de pele.

[pic 1]

Riscos Químicos – Cor Vermelho: Estão ligados diretamente a poeiras, produtos químicos, vapores, névoas e neblinas. No canteiro de obra os trabalhadores estão bastante expostos a esse tipo de risco, devido a enorme quantidade de etapas de execução. No geral este risco ocorre mais por inalação, porém também pode ocorrem pelo contato da pele com alguns tipos de pós. Para evitar esses riscos pode ser tomada algumas medidas para diminuir ou até mesmo extinguir a exposição dos trabalhadores, algumas delas são: limpeza do local de trabalho, umidificar os locais caso seja muito intensa quantidade de poeira e até mesmo a colocação de exaustores. O excesso de trabalho nessas condições pode causar danos irreversíveis, doenças respiratórias, no sistema nervoso, no fígado e até mesmo câncer.

Riscos Biológicos – Marrom: É causado principalmente devido a presença de vírus, protozoários, bactérias, fungos e parasitas. No canteiro de obras esse risco é bastante evidente devido o contato frequente com materiais que podem armazenar esses animais e posteriormente atingir o operário. Esse tipo de risco é causado por contato diretamente com animas peçonhentos ou que hospedem algum tipo de bactéria, por exemplo: escorpiões, aranhas, cobras e ratos, isso pode ocasionar doenças graves ligadas à malária, raiva, intoxicação por veneno, diante da gravidade podendo levar até mesmo o individuo a morte.

Riscos Ergonômicos – Amarelo: Os principais riscos ao trabalhador é esforço intenso físico, levantamento e transporte manual de peso, postura inadequada na utilização de equipamentos ou setores de serviço, jornada de trabalhos prolongadas, monotonia, repetitividade. Qualquer situação que cause desconforto ao trabalhador está ligada a risco ergonômico e podem ocasionar contusões musculares, cansaço, problemas na coluna, asma, entre outros. Na construção civil pode-se destacar o levantamento de cargas, o transporte de materiais, a má postura na utilização de maquinas e equipamentos. Cabe ao empregador capacitar e conscientizar os empregados para que utilizem os equipamentos de forma adequada evitando assim problemas futuros e melhorando o ambiente de trabalho que consequentemente os trabalhadores terão mais produtividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (550.1 Kb)   docx (490.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com