TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Flotação são Diferenciados Basicamente

Por:   •  21/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  2.251 Visualizações

Página 1 de 3

Tipos de flotação:

Os tipos de flotação são diferenciados basicamente, pelo modo como as bolhas são produzidas para separação da mistura sólido-liquido.

        Aspersão:  O ar da água reciclada é recolhido e descarregado em um recipiente de flotação, formando um sistema ar-água de duas fases onde, em seguida, as partículas sólidas serão adsorvidas. É um processo de baixo custo e que exige pouca manutenção, já que uma simples bomba pode realizar a mistura.

        Centrifugação: O ar é pulverizado através de uma parede porosa de um tubo que contém um rodamoinho que gira em alta velocidade, além da presença de um injetor. Essa técnica, na verdade, associa a centrífugação com a flotação, com a diferença do tratamento do efluente antes da alimentação e da dissolução de ar além da agitação mecânica.

        Ar disperso:  As bolhas são formadas mecanicamente pela combinação de um agitador mecânico de alta velocidade e um sistema injetor de ar. Esta tecnologia faz uso da força centrífuga desenvolvida no processo. O gás, introduzido no topo, e o líquido se misturam completamente e, após passar por um dispersor fora do impulsor, forma múltiplas bolhas cujos tamanhos variam de 700-1500 µm de diâmetro. Este método, bastante conhecido no processo de flotação mineral e também utilizado na indústria petroquímica, para separação de óleo-água;

        Ar dissolvido:  as bolhas são formadas pela redução de pressão da água pré-saturada com ar à pressões mais altas que a atmosféricas. A água supersaturada é forçada através de válvulas de agulha ou orifícios especiais, e nuvens de bolhas, de 30-100 µm de diâmetro são produzidas rio abaixo da constrição;

Tipos de flotadores:

Flotador em coluna:

- parte do gui –

Flotador retangular:

São equipamentos implantados, geralmente em grandes  tanques retangulares ou  circulares, onde , por meio de difusores de ar no fundo do tanque, “mandam” correntes ascendentes de ar, que “capturam” a parte solida da mistura fazendo-as emergirem, e essas são posteriormente raspadas por calhas para as caixas de saída.

Flotador Circular:

        O funcionamento em si é idêntico ao flotador retangular, tendo como principais diferenças, além do formato é claro, o formato e movimentos das calhas, que fazem um movimento de hélices para fazer a raspagem na superfície do tanque.

[pic 1]

Aspersor:

Este processo utiliza um aspirador de gás para extrair o ar da água reciclada, que em seguida é descarregado em um recipiente de flotação, para desenvolver uma mistura de ar e água de duas fases. As bolhas formadas têm diâmetros que variam de 400-800 µm, as vantagem são as seguintes: baixos custos iniciais e de consumo de energia, porque uma simples bomba de ar é a fonte da mistura e do ar; menos manutenção e maior tempo de vida do equipamento, porque a unidade não tem partes que se movem em alta velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (59.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com