TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Fundação

Por:   •  24/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de fundações

As fundações podem ser rasas ou profundas

Fundações profundas

Fator de segurança é 2 e são estacas com profundidade acima de 3 metros, e estas estacas podem ser sustentada pelo atrito lateral ou pela base.

  • ESTACAS- Diferenciam-se entre si pelo método de execução e materiais, podem ser pré-moldadas ou moldadas “in loco”.
  • TUBULÕES- Á céu aberto ou a ar comprimido.

 Como escolher o tipo de fundação profunda

Para determinar qual tipo de fundação, deve se levar em consideração as características do subsolo, localização e tipo de estrutura, tipo de solo e nível d’água, obras vizinhas, condição de acesso a obra e custos totais para o cliente.

TIPO DE ESTACAS

MADEIRA – Este tipo de material possui uma forma bem especifica para trabalho, pois existem vários problemas se executadas sem cuidados, estas estacas apodrecem quando estão acima do nível d’agua. Porém, Apresentam uma vida útil praticamente ilimitada quando mantida permanentemente abaixo do nível d’agua. Além disto, devem receber tratamento para evitar o apodrecimento precoce ou ataque de insetos;

Por ser um material não industrializado na fabricação, o diâmetro e o comprimento não são muito avantajados, podendo variar de 18 a 35 cm de diâmetro e 5,0 a 8,0 metros de comprimento;

AÇO – Estas são as mais versáteis e mais resistentes pois, suportam altas cargas e servem para qualquer solo. O aço tem grande resistência a cravação e as dimensões podem variar bastante devido a capacidade de receber a solda e ampliar as medidas. O aço também possui grande velocidade de execução, são muito resistentes a esforços tanto de tração quanto flexão. Deve se tomar grande precaução e o proteger para resistir à corrosão pela própria natureza. Um dos grandes problemas do aço atualmente é o seu custo.

TIPOS DE ESTACA DE CONCRETO

    Moldadas in loco

Estacas tipo Franki – utiliza um tubo de revestimento cravado no terreno, com ponta fechada, dentro do qual é colocada, inicialmente, uma mistura de brita e areia socada com um pilão de queda livre. Quando a bucha atinge boa capacidade de suporte, e instalada a armadura e a estaca é executada com concreto, retirando-se o tubo de cravação durante o processo de concretagem.

Estacas tipo Strauss – não transmite vibrações, ou vibrações consideráveis. Possuem diâmetro de 25 a 45 cm e são executadas através de escavação mecânica, com sonda e soquete e depois são concretadas.
Consiste na retirada de terra com sonda, depois introduz tubos metálicos ente si, até atingir a profundida desejada e posteriormente a concretagem com compactação e pôr fim a retirada da tubulação.

Estacas tipo Broca – As perfurações do terreno que pode ser feita de maneira manual ou automática, sempre com o auxilio de um trado. As brocas de concreto é de um diâmetro que esteja entre 20 e 40 cm e o espaçamento entre as estacas deve ser, também no mínimo, três vezes o diâmetro da broca. Seu comprimento vai até 6m;

Estacas tipo Hélice Contínua – o método é utilizado quando há restrições à vibrações ou impactos sonoros. É um método ágil e rápido, por meio de injeção de concreto, sob pressão controlada através da haste central do trado, simultaneamente a sua retirada do terreno. A velocidade de perfuração produz em media 250m por dia dependendo do diâmetro da hélice, da profundidade e da resistência do terreno.


Estacas escavadas com Lama Bentonítica – escava-se o solo pela ferramenta mecânica e estabilização do maciço através da lama bentonítica. A colocação da gaiola da armadura e concretagem submersa até a conclusão da estaca, devido a densidade e o método que se executa, o concreto fica no fundo expelindo toda a lama bentoníca.

Estacas ômega- estas possuem resistência elevada, e consisten na introdução do trado no terreno, por rotação, por meio de torque apropriado para vencer a sua resistência, até à profundidade estabelecida em projeto, compactando lateralmente o solo, sem transportá-la à superfície. Alcançada a profundidade desejada, a perfuração é paralisada e o concreto é bombeado pelo núcleo do trado sob pressão. A metodologia de instalação das armaduras é a mesma das estacas hélice contínua, porém, para as estacas ômega há a opção de também se colocar a armadura antes da concretagem, através do núcleo da cabeça de perfuração do trado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (147.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com