TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Pabx

Por:   •  22/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

2.1 Tipos de PABX

O PABX é o sistema responsável pela distribuição de chamadas entre ramais de uma mesma linha telefônica; as ligações realizadas por estes podem ser internas ou externas e realizadas de modo simultâneo, sendo basicamente uma central telefônica particular que pode se conectar a outras. O uso do PABX possibilitou que o telefone pudesse ser largamente usado dentro das empresas, com a vantagem econômica de necessitar se apenas de uma linha para vários aparelhos (ramais). O PABX pode ser encontrado na forma de hardware e software, e os tipos dos mesmos são variados e com diversas funcionalidades. A seguir analisaremos algumas espécies de PABX:

  • PABX Analógico: Foi o primeiro tipo de central desenvolvida, sendo no entanto a mais dispendiosa. Trata-se basicamente de uma central com componentes e circuitos analógicos, que é alimentada através de linhas fornecidas por operadoras de telefonia fixa. Dispõe apenas dos recursos básicos, sendo possível dispor em alguns casos de opções de bloqueio de ligações e senha para utilização de ramais, após sua instalação o número de linhas que este pode apoiar é restrito, não sendo de possível a realização de chamadas internacionais.                                
  • PABX Digital: Substitui os aparelhos analógicos pela tecnologia digital, possuindo porém uma estrutura muito similar. A maior vantagem deste em relação a seu antecessor é sua qualidade de áudio, possuindo uma considerável redução de ruídos em relação ao sistema analógico. O custo deste é igualmente inferior quando comparado a tecnologia analógica, sendo igualmente mais fácil de se configurar. O mesmo também apresenta funcionalidades adicionais, como a discagem direta ao ramal e o entroncamento E1.
  • PABX Hibrido: Trata-se de uma junção das tecnologias analógica, digital e VOIP, possibilitando o uso de todas estas tecnologias sem a necessidade de gastos adicionais com migração de hardwares incompatíveis. O mesmo agrega de modo vantajoso os diferentes tipos de PABX visto permitir que seja utilizado ora um, ora outro, dependendo do tipo de chamada que será realizada. Dessa forma, permite muita economia e mais qualidade nas ligações e chamadas entre aparelhos, sejam eles VoIP, digitais ou analógicos.
  • PABX Virtual/IP: Em todos os casos supracitados, faz-se necessário o uso de hardwares específicos para a solução PABX. No caso do virtual, porém, a solução da central fica a cargo de um software dedicado que possui a função de um PABX. Existem hoje no mercado variados tipos de software que realizam este serviço, e a maioria deles possui uma enorme gama de funcionalidades, que muitas vezes não são encontradas nos PABX tradicionais.

2.2 Arquitetura do PABX tradicional

Apesar das diferenças existentes entre os três primeiros PABX apresentados a estrutura destes é bem similar, visto ser comum a todos estes a necessidade de uma interface física para o funcionamento adequado. A seguir será apresentada a interface de um PABX tradicional, bem como suas funcionalidades:

[pic 1]

  • Controlador de Processos: Possui a função de executar o software de comunicação que rege as funções do sistema.
  • Matriz de comutação: É responsável pela conexão das ligações, direcionando as rotas corretas, unindo desse modo a ligação origem a rota de seu destino.
  • Tronco: Trata-se do canal que liga o PABX a central pública, permitindo que o mesmo realize ligações externas. Uma ligação chega pelo tronco e é comutada na central para um dos ramais, ou então parte de algum dos ramais para chegar a um tronco.
  • PABX: Equipamento eletrônico que faz a junção entre todos os componentes da central. Responsável, portanto, pela distribuição de ligações realizadas em um mesma linha telefônica para diferentes ramais. Essa aparelho pode ser analógico, digital ou hibrido.
  • FXS (Foreign eXchange Station): Trata-se da interface que fornece a linha para o assinante. Gerando para este tom de discagem, corrente elétrica e som.
  • FXO (Foreign eXchange Office): Trata-se da interface que recebe a linha para o assinante. Indicando que o telefone está ou não no gancho.
  • E1: Tronco com 32 canais digitais de 64 kps cada, sendo 30 canais para voz e dados e 1 canal para sincronismo e o outro para sinalização. Possui a velocidade de 2,048 Mbps.
  • Operadora de Telefonia Fixa: Empresa responsável pela disponibilização do serviço telefônico a partir de uma assinatura.  

2.3 Arquitetura do PABX Virtual  

As centrais virtuais são extremamente flexíveis e seu formato pode variar consideravelmente. A seguir, analisaremos um tipo de arquitetura PABX que utiliza-se da tecnologia IP:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com