TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Rochas

Por:   •  18/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 3

ROCHAS ÍGNEAS

As rochas ígneas são constituídas basicamente de magma proveniente do interior terrestre. Por este motivo elas são chamadas também de rochas magmáticas. Este magma, por sua vez, é obtido a partir do derretimento provocado por altas temperaturas e pressão de outras rochas localizadas no manto ou na crosta terrestre. Este magma pastoso vai se transformando em rocha através do processo de solidificação. Por isso elas apresentam grande resistência e dureza, possuindo grande valor econômico, sendo fonte de matéria-prima para a indústria e a construção civil.

Subdividimos este tipo de rocha a partir da sua formação:

Rochas ígneas intrusivas

As rochas plutônicas, ou simplesmente intrusivas, são aquelas em que sua formação ocorrem interiormente a superfície da terra. Seu processo de formação é um pouco mais lento em relação as rochas extrusivas. Devido a esse processo elas apresentam, em geral, uma quantidade maior de minerais em sua composição. Sua resistência e dureza também são maiores.  Isso acontece porque sua formação é mais lenta e gradativa.

Rochas ígneas extrusivas

As rochas extrusivas, ou vulcânicas, são formadas a partir de erupções vulcânicas e derramamento de lava na superfície terrestre. Seu processo de solidificação é rápido, pois a diferença de temperatura e pressão da parte exterior da terra em relação ao interior é grande. O contato com o ar faz com que essas rochas tenham uma aparência porosa e consequentemente sejam menos resistentes.

Podemos citar como exemplo de rochas ígneas:

Basalto: pedra escura, de granulação fina, constituída principalmente de óxidos de ferro e titânio;

Pedra-pomes: pedra porosa de baixa densidade, formada exteriormente a crosta terrestre, muito utilizada na construção civil;

Granito: rocha dura e resistente, composta principalmente por quartzo e feldspato. Matéria-prima importante na construção civil, usada principalmente como material de decoração.

Juntos, esses dois tipos de rochas compõem 80% da formação rochosa da terra.

ROCHAS SEDIMENTARES

Como o próprio nome já diz, formada por sedimentos. Esses sedimentos são gerados e trasportados a partir de agentes externos (intemperismo) como a água, o vento, o gelo, etc. As rochas sedimentares são derivadas da degradação (erosão) de rochas pré-existentes, seres vivos ou outros materiais. Posteriormente essas rochas são acumuladas em depressões. Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura, ocorre o fenômeno da diagênese ou litificação, ou seja, a transformação de sedimento em rocha. Esse processo é lento, devido a isso esse tipo de rochas são bastante importante na preservação de fósseis animais e vegetais.

São subdivididas em:

Clásticas – materiais derivados de outras rochas (quartzo, feldspato, argila);

Biogênicas – formadas por materiais orgânicos proveniente de organismos vivos;

Quimiogênicas – gerado principalmente a partir de minerais restantes da evaporação da água (calcário, halita, gesso).

Tais rochas são bastante utilizadas para fins comerciais, principalmente na construção civil. Sendo também um dos indicadores da existência de fontes de combustíveis fósseis, elemento de capital econômico muito importante. Representando cerca de 75% das rochas expostas à superfície.

ROCHAS METAMÓRFICAS

Derivadas da metamorfose de outras rochas (sedimentares e ígneas) alteradas por calor ou pressão. Mudando sua composição química e formando rochas completamente novas. Como derivam de rochas ígneas, sedimentares e até metamórficas pré-existentes, possuem aparência variável. Em geral, são identificadas pelos tipos de minerais que contêm e pela textura. Quando metamorfizadas por ação térmica, envolvem rochas ígneas, as quais na sua formação, provocam alteração das formações rochosas originais, resultando na formação de novos minerais. Geralmente ocorrem na raiz das cadeias de montanhas, onde a ação de pressões e calor intensos formam minerais de altas temperaturas. Também bastante utilizadas na construção civil, desempenhando papel importante no que se refere a materiais para designer de interiores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com