TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de vários tipos de rochas e minerais

Pesquisas Acadêmicas: Características de vários tipos de rochas e minerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 5

Objetivos

Introduzir conceitos fundamentais dos principais minerais, possibilitando o entendimento da formação da rocha, bem como, a caracterização dos diferentes tipos de rochas e minerais.

Minerais formadores de rochas

Embora sejam conhecidos milhares de minerais, a maioria das rochas é composta por pouco mais de 30 minerais diferentes, sendo estes constituintes da maioria das rochas crustrais, e por esse motivo são chamados de minerais formadores de rochas.

A crosta da Terra é composta essencialmente por oito elementos mais comuns que se combinam para formar os minerais formadores das rochas. Estes elementos são o O (oxigênio), Si (silício), Al (alumínio), Fe (ferro), Ca (cálcio), K (potássio), Na (sódio) e Mg (magnésio).

.

Feldspatos 51%

Quartzo 12%

Piroxênio

11%

Micas 5%

anfibólio 5%

Argilo-minerais 4.6%

olivina 3%

Nãosilicatos 8.4%

Feldspatos: O feldspato é na verdade um grupo grande de minerais de propriedade químicas e físicas parecidas. É o mais comum dos minerais na crosta terrestre. De formula complexa, trata-se de um silicato de alumínio, potássio, sódio ou cálcio. É um mineral com duas boas cilvagens, dureza 6 na escala Mohs, e facilmente decomposto pelo intemperismo químico, transformando-se em argila. Praticamente não encontramos feldspatos nos sedimentos originado nos limites da bacia hidrográfica da baia da Guanabara por estarmos num clima quente e úmido. Sedimentos feldspatos existentes no funfo da baia refletem, com absoluta certeza, a ocorrência de uma fasa, menos úmida talvez árida, com intensa e rápida erosão das áreas mantonhosas, num clima muito distinto do atual.

Quartzo: Segundo mineral mais importante na formação das rochas mais abundante no Rio de Janeiro. Tem dureza 7 na escala Mohs, sendo portanto mais duro do que os feldspatos. E um mineral dificilmente atacado pelo intemperismo químico, e não possui clivagem, razão pela qual é principal constituinte da fração arenosa dos solos e sedimentos. No processo de transporte é separado da argila, dando origem aos depósitos arenosos da baixada. Quando levado ate o mar dará origem aos bancos arenosos e praias.

Piroxênio: Possuem uma composição variável. São silicatos de Mg, Ce e Fe, com ou sem AI203 e Fe203. Conforme sua composição designa-se as diversas variedades. A cor é de preta a verdade escura, e o brilho, vítreo. Dureza 5 a 6, densidade 3,0 a 3,6. Clivagem boa, formando prismas quase retangulares. Forma prisma de seção ortogonal e agregados granulares nas rochas magmáticas, principalmente nas escuras. Um dos piroxênios comuns é designado augita.

Mica biotita: Mineral negro, que se rompe facilmente em finas laminas flexíveis devido a sua boa clivagem placóide, facilmente alterada pelo intemperismo químico em climas úmidos e quentes, dando origem a argilas. É um silicato hidratado de alumínio, ferro e magnésio, podendo conter também manganês e titânio. O conteúdo em ferro e biotita é o principal responsável pela coloração das argilas e dos solos. Dependendo da quantidade e do estado de oxidação deste elemento, a cor do solo pode variar em vários tons de vermelho e amarelo. A mica, apesar de ser um mineral de baixa dureza, 2,5 a 3,0 na escala mohs, pode ser encontrada, em pequena quantidade, como pequenas palhetas nas praias, junto ao quartzo. Isto se deve ao fato, de que os grão não alterados pelo intemperismo químico são facilmente transportados em suspensão na água devida sua forma placóide. Este tipo de transporte protege a biotita do desgaste provocado pelo choque entre as partículas e o fundo da drenagem.

Anfibólio: Grupo de importância similar à dos piroxênios, que ocorre em diversos tipos de rochas ígneas e principalmente nas metamórficas de temperatura média a alta, sendo que alguns tipos aparecem em condições de temperaturas baixas em rochas de natureza básica e/ou cálcio-silicática. A polimerização em fios duplos resulta no radical [Si4O11(OH)]7- ou [Si8O22 (OH)2]14-, sendo que os fios duplos estão unidos por cátions dispostos intersticialmente resultando na fórmula geral AmXnYo/Z8O22(OH)2 Argilo-minerais: Os argilominerais são pequenos cristais que podem ser agrupados em espécies mineralógicas bem definidas, formados basicamente por alumino silicatos hidratados. Sua estrutura cristalina é constituída de um arranjo em formato de folhas, formando camadas. Ao serem misturados com água esses argilominerais formam uma estrutura plástica [NORTON, 1973]. A estrutura cristalina comum dos argilominerais é baseada na combinação de uma camada (Si2O5)n de SiO4 tetraédrica ilustrada na Figura 1, unida a uma camada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com