TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de compressores

Por:   •  16/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.628 Palavras (11 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Luan Mateus Kusma

Tipos de Compressores

Toledo – Paraná

2018

Sumário

Introdução

O que é um compressor.............................................................................................01

Tipos de compressores..............................................................................................01

Compressores de deslocamento positivo...................................................................01

Compressores de deslocamento dinâmico................................................................02

Compressores Alternativos

Compressor de pistão líquido iônico

Compressor tipo labirinto

Compressores Rotativos.

Compressores de parafuso rotativo

Compressores de palheta rotativa

Pistão de rolamento

Compressores de rolagem

Compressores diafragma

Compressores de Deslocamento Dinâmico (Turbo Compressor):

Fluxo Radial

Fluxo Axial

Introdução

A realização deste trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa sobre os tipos de compressores e suas características.

Um compressor é um dispositivo mecânico que aumenta a pressão de um gás reduzindo seu volume.  Um compressor de ar é um tipo especifico de compressor de gás.

Os compressores se dividem entre os com deslocamento dinâmico, e com deslocamento positivos, ainda existem algumas derivações destes tipos.

O que é um compressor?

O compressor é um equipamento concebido para aumentar a pressão de um fluido em estado gasoso (ar, vapor de água, hidrogênio etc.) e armazená-la em reservatórios próprios para que esta pressão possa ser utilizada para diversos trabalhos. Possui o mesmo princípio de funcionamento que as bombas e as diferenças entre eles são decorrentes das diferenças existentes nas propriedades dos líquidos (incompressíveis, mais densos) e dos gases (compressíveis menos densos).

Em uma visão mais voltada a prática destes equipamentos, compressores são máquinas operatrizes que transformam trabalho mecânico em energia comunicada a um gás, preponderantemente sob forma de energia de pressão. Graças a essa energia de pressão que adquire, isto é, à pressurização, o gás pode: Deslocar-se a longas distancias em tubulações; Ser armazenado em reservatórios para ser usado quando necessário, isto é, acumulo de energia; Realizar trabalho mecânico, atuando sobre dispositivos, equipamentos e máquinas motrizes (motores a ar comprimido, por exemplo).

Tipos de Compressores

Os compressores podem ser classificados:

• Compressores de Deslocamento Positivo;

• Compressores Dinâmicos

  1. Compressores de Deslocamento Positivo:

O ar é admitido em uma câmara de compressão – isolada do meio exterior. O seu volume é gradualmente diminuído – processando a compressão: sob a ação de uma peça móvel, alternativa ou rotativa. Quando uma certa pressão é atingida – provoca-se a abertura da válvula de descarga, ou simplesmente: O ar é empurrado para o tubo de descarga durante a contínua diminuição do volume da câmara de compressão        

  1. Compressores Alternativos

Compressores alternativos usam pistões acionados por um virabrequim. Eles podem ser estacionários ou portáteis, podem ser de estágio único ou múltiplo e podem ser acionados por motores elétricos ou motores de combustão interna. Pequenos compressores alternativos de 5 a 30 cavalos de  potência (hp) são comumente vistos em aplicações automotivas e são tipicamente para serviços intermitentes. Compressores recíprocos maiores, bem acima de 1.000 hp (750 kW), são comumente encontrados em grandes aplicações industriais e de petróleo. Pressões de descargapode variar de baixa pressão a pressão muito alta (> 18000 psi ou 180 MPa). Em certas aplicações, como a compressão de ar, os compressores de dupla ação de múltiplos estágios são os compressores mais eficientes disponíveis, e são tipicamente maiores e mais caros do que as unidades rotativas comparáveis. Um outro tipo de compressor alternativo, normalmente empregues na cabine automóvel ar condicionado sistemas, é o compressor de prato oscilante, o qual utiliza êmbolos movidos por um prato oscilante montados sobre um eixo (ver a bomba de pistão axial ).

Household, home workshop, e pequenos compressores no local de trabalho são tipicamente compressores recíprocos de 1 ½ hp ou menos com um tanque receptor conectado.n

  1. Compressor de pistão líquido iônico

Um compressor de pistão líquido iônico , compressor iônico ou bomba de pistão líquido iônico é um compressor de hidrogênio baseado em um pistão de líquido iônico em vez de um pistão de metal como em um compressor de diafragma pistão-metal .

  1. Compressor tipo labirinto

O funcionamento do compressor é simples: a válvula de disparo ao se abrir, provoca uma diferença de pressão entre os lados do pistão,
fazendo com que ele acelere no interior do tubo de compressão até o momento em que as pressões sejam equalizadas. A partir deste momento o pistão é desacelerado, mas ainda possui energia cinética suficiente para comprimir o gás no interior do tubo de compressão até temperaturas e pressões maiores que as do gás no tanque de alta pressão

  1. Compressores Rotativos.
  1. Compressores de parafuso rotativo

Os compressores de parafuso rotativo usam dois parafusos helicoidais rotativos de deslocamento positivo em malha para forçar o gás a um espaço menor. Usualmente são usados ​​para operação contínua em aplicações comerciais e industriais e podem ser estacionários ou portáteis. Sua aplicação pode ser de 3 cavalos de potência (2,2 kW) a mais de 1.200 cavalos de potência (890 kW) e de baixa pressão a moderadamente alta pressão (> 1.200 psi ou 8,3 MPa).

As classificações dos compressores de parafuso rotativo variam de acordo com os estágios, métodos de resfriamento e tipos de inversores, entre outros. Os compressores de parafuso rotativo são produzidos comercialmente no tipo Oil Flooded, Water Inundado e Dry. A eficiência dos compressores rotativos depende do secador de ar,  e a seleção do secador de ar é sempre uma entrega volumétrica de 1,5 vezes do compressor. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (238.8 Kb)   docx (47.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com