TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de compressores: Compressor de embolo ou Pistão

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  3.186 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CHRISTIAN ALEXANDER DA SILVA BRAZ

COMPRESSORES

Vespasiano

CFP “Luiz Cesar Albertini”

2015

SUMARIO

INTRODUÇAO.....................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.........................................................................5

FOTOS DOS CILINDROS...................................................................8

CONCLUSAO......................................................................................9

REF. BIBLIOGRAFICA........................................................................10


INTRODUÇÃO

Compressores são máquinas destinadas à movimentação de fluidos compressíveis, os gases e vapores. Os compressores além de imprimir o movimento são também destinados a elevar a pressão do fluido, significativamente.

DESENVOLVIMENTO

Tipos de compressores

Compressor de embolo ou Pistão

O compressor de pistões é um dos mais antigos modelos de compressores, mas continua a ser o mais versátil e ainda é um compressor muito eficiente. O compressor de pistões desloca um pistão no interior de um cilindro através de uma biela e uma cambota. Se apenas um lado do pistão é utilizado para a compressão, é descrito como de ação simples. Se ambos os lados do pistão, o superior e o inferior, são utilizados, é de ação dupla.

A versatilidade dos compressores de pistões virtualmente não conhece limites. Comprime tanto ar como gases, com alterações muito pequenas. O compressor de pistões é o único modelo com capacidade para comprimir ar e gases a altas pressões, tal como em aplicações de ar de respiração.

A configuração de um compressor de pistões pode ir de um único cilindro de baixa pressão/baixo volume a uma configuração de fases múltiplas com capacidade de comprimir a uma pressão muito alta. Nestes compressores, a ar é comprimido por fases, aumentando a pressão antes de passar para a fase seguinte, para comprimir o ar a uma pressão ainda mais alta.

Compressor de membrana

Pertence ao grupo dos compressores de embolo, uma membrana separa o embolo da câmera de trabalho. Assim o ar comprimido fica isento de resíduos de óleo.

Compressor rotativo

Nos compressores rotativos, os comprimentos se estreitam e comprimem o ar ou gás neles contidos. Eles são de vários tipos:

Compressor de palhetas

Consiste de um compartimento cilíndrico, com abertura de entrada e saída no qual gira um rotor montado excentricamente, ou seja, fora de centro. O rotor de palhetas que, em conjunto com as paredes do cilindro formam pequenos compartimentos.

Compressor de parafusos helicoidais

Consiste num cárter dentro do qual giram dois rotores em sentidos opostos. Um dos rotores possui lobus convexos e o outro lobus côncavos, denominados respectivamente, rotor macho e femea. Não há contato entre eles nem entre os rotores e o cárter, dentro da câmera de compressão.

Roots

Consiste num corpo de secção elipticacontendo dois rotores simétricos em formas de oito, rodando em sentidos opostos e cujo lobus engrenagem, isto é, a parte pequena de uma convexa e de uma penetra na côncava do outro, sincronizado por engrenagens exteriores.

 O espaço por onde o ar passa não é lubrificada, dando origem a ar comprimido isento de óleo.

Deslocamento dinâmico turbo compressores

É constituído por um rotor com pás inclinadas como uma turbina. O ar é empurrado pelo rotor por causa de sua alta rotação é lançado através de um difusor radial. Os compressores centrífugos podem ter um ou mais estágios.

Compressor Dinâmico de fluxo radial (centrifugo)

Os compressores radiais são máquinas de fluxo como os compressores axiais, nos quais a energia cinética é convertida em pressão.

O ar é acelerado a partir do centro de rotação, em direção à periferia, ou seja, é admitido pela primeira hélice (rotor dotado de lâminas dispostas radialmente), axialmente, é acelerado e expulso radialmente

Compressor dinâmico de fluxo axial

É usado para grandes capacidades de ar e altas rotações. Cada estágio consiste de duas fileiras de laminas, uma rotativa e outra estacionaria. Laminas rotativas do rotor transmitem velocidade do ar, e a velocidade é transmitida de pressão nas laminas estacionarias.

Princípio de funcionamento

Compressores alternativos (a pistão)

Usam sistemas de manivelas e bielas conectadas a pistões nos interior de cilindros. Esses podem ser de simples ou duplo efeito. A disposição desses cilindros poderá ser em “V”, em linha, opostos, em estrela, etc.

Compressores Rotativos de Palhetas

Possui um tambor central que gira em uma posição excêntrica a uma carcaça externa. Nesse tambor central estão dispostas palhetas inseridas em rasgos longitudinais.

Compressor rotativo de parafuso

Ao ligar o motor a potência e transmitida ao eixo da unidade compressora através do acoplamento entre os eixos do motor e da unidade o movimento dos parafuso provocam a depressão dentro das unidades compressora forçando a entrada do ar atmosférico através do filtro de ar e da válvula de admissão o ar admitido e empurrado através dos fusos machos e femea para a janela de descarga localizado na carcaça da unidade compressora. O ar misturado com o óleo entra no reservatório do óleo onde e centrifugado o movimento faz com que parte do óleo concentre no fundo do reservatório em função de sua densidade. Após este processo o ar comprimido flui para o elemento separador que retira do ar o óleo que ainda permaneceu após o processo de centrifugação. O ar puro e então encaminhado para o radiador de ar para ser resfriado e disponibilizado na descarga do compressor de parafuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (157.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com