TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Transportes

Por:   •  8/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA - TECNO. E ECONOMIA DOS TRANSPORTES

TESTE DO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO URBANO DE FORTALEZA - CE

FORTALEZA

2018.1[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESCRIÇÃO E RESULTADOS        5

3. CONCLUSÃO        10

4. REFERÊNCIAS        11

5. FOTOS ILUSTRATIVAS        12


1. INTRODUÇÃO[pic 5][pic 6][pic 7]

A cidade de Fortaleza e sua região metropolitana contam com três meios de transporte público, que incluem: metrô, trens e ônibus. Sendo operado por diversas empresas de transporte, incluindo Metrofor, Etufor, Vitória, Via Metro, Penha, São Paulo, Fretcar, São Benedito, M.S. Turismo, entre outras. Dos três modais, os que nós vamos analisar é o transporte via ônibus.

        O sistema de transportes coletivo de Fortaleza é regulamentado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A (ETUFOR), órgão que pertence a prefeitura. Atualmente, Fortaleza possui sete terminais integrados (Figura 1): Antonio Bezerra, Papicu, Messejana, Lagoa, Siqueira, Parangaba e Conjunto Ceará. Por esses terminais transitam cerca de 850 mil passageiros por dia através de 762 linhas de ônibus regulares, com uma frota operante de aproximadamente 1780 veículos. Além disso, ainda existem dois terminais abertos: Praça Coração de Jesus e Praça da Estação.

Figura 1 - Mapa com a localização dos terminais de integração em Fortaleza-CE.

[pic 8]

Fonte: Anuário de Transportes Públicos de Fortaleza

        Esse sistema proporciona ao usuário a opção de deslocamento através da integração física ou temporal e tarifária em terminais de integração. Outra adição, para melhorar a qualidade do transporte, foi a implantação do Sistema de Informação ao Usuário. Este permite, através do uso de GPS em todos os ônibus, saber em tempo real o tempo de espera de algumas linhas de ônibus com maior demanda de usuários.  

        A integração temporal é realizada com oBilhete Único, implantado desde 2013. Com ele, é possível pegar quantos ônibus forem necessários, durante o período de duas horas, em qualquer sentido, pagando apenas uma passagem ou meia passagem, no caso de estudantes. Logo o passageiro fica livre para fazer o embarque e desembarque na parada em que desejar, sem ter a obrigatoriedade de passar por um terminal.

        Quanto à integração física em terminais, sistema em operação desde 1992, o passageiro pode trafegar de um terminal físico para o outro livremente pagando apenas uma passagem e sem limite de tempo.

        O objetivo do presente trabalho é comparar os tempos de percurso de uma viagem de 10 km de extensão (com mesma origem e destino), realizada por uma equipe de quatro integrantes. De modo que dois membros realizaram a viagem utilizando dois ônibus diferentes, integrando temporalmente em qualquer ponto de parada e utilizando o bilhete único; e os outros dois membros realizaram a viagem utilizando também dois ônibus diferentes, mas fazendo integração em qualquer terminal de integração do sistema.


2. DESCRIÇÃO E RESULTADOS

As viagens foram realizadas em um sábado de manhã, no período de entre pico, dividido em duas equipe, uma realizando a interligação pelo terminal (Equipe 1) e outra integrando pelo bilhete único (Equipe 2). Os dados das viagens podem ser subdivididos em dois grupos: a viagem em si e as linhas utilizadas para realizar a mesma.

  • Viagem
  • Origem - Destino: Universidade de Fortaleza - North Shopping
  • Dimensão: 13,9 km

  • Linhas
  • Equipe 1: Saiu da parada em frente a Universidade de Fortaleza - Unifor, pegou a linha Campos do Pici/Unifor (075) descendo em frente ao shopping Benfica (Primeiro trecho), e integrando pelo bilhete único, pegou a Topic (linha 755) com destino final no North Shopping (Segundo trecho).
  • Equipe 2: Saiu da parada em frente a Unifor, pegou a linha Lagoa Redonda/ Papicu (627) descendo no terminal (Primeiro trecho), fez a integração com a linha Antônio Bezerra/ Papicu/ Antônio Sales (222) com destino final no North Shopping (Segundo trecho).
  • Rotas (Figuras 2,3,4 e 5):

Figura 2 – Trajeto Linha 075 (Unifor – Benfica)

[pic 9]

Fonte: Mapa de ônibus de Fortaleza

Figura 3 – Trajeto Linha 755 (Benfica – North Shopping)

[pic 10]Fonte: Mapa de ônibus de Fortaleza

Figura 4 – Trajeto Linha 627 (Unifor – Terminal do Papicu)

[pic 11]

Fonte: Mapa de ônibus de Fortaleza

Figura 5 – Trajeto Linha 222 (Terminal do Papicu – North shopping)

[pic 12]

Fonte: Mapa de ônibus de Fortaleza

  • Tempos de Viagem e Espera (Tabela 1)

Tabela 1 - Dados dos tempos de espera e viagem.

Linhas

Tempo de Espera - 1º Embarque

Tempo Total Viagem - 1º Desembarque

Tempo de Espera - 2º Embarque

Tempo Total Viagem - 1º Desembarque

Tempo total de viagem

Campos do Pici/Unifor

18 min

32 min

-

-

1h e 22 min

Topic 55

-

-

18 min

14 min

Lagoa Redonda/Papicu

4 min

13 min

-

-

1h e 5 min

Ant. Bez./ Papicu/Ant. Sales

-

-

3 min

45 min

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (478.4 Kb)   docx (978.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com