TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Otimizar o Armazenamento do Estoque de Diversos Produtos

Por:   •  30/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: IMPLEMENTAÇÕES DO LEAN MANUFACTURING E OFFICE NA INDÚSTRIA DE INFLÁVEIS

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: ENGENHARIAS DE PRODUÇÃO

SUBÁREA: ENGENHARIAS

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA ENIAC

1. RESUMO

Esse estudo de caso tem por objetivo de otimizar o armazenamento do estoque de diversos produtos e entre eles os itens que mais giram no estoque com base na curva ABC, utilizando a ferramenta Mapeamento de fluxo de Valor como o princípio de tudo.

2. INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização, o avanço das diversas tecnologias impulsionadas pelo mercado, estimulando cada vez mais o consumo de produtos e serviços, por isso a busca por reduções de custo sem perder a qualidade dos produtos e serviços. Planejar as ações de melhorias, estabelecer metas, traçar objetivos sempre foram os melhores caminhos para definir o que se pretende e onde almeja chegar. Um dos programas mais importantes da produção industrial desde a segunda guerra mundial, o 5S como é conhecido em diversos segmentos do mercado mundial, com o objetivo de aprimorar, desenvolver, aplicar e ampliar os cinco sensos, foi a base inicial de tudo para implementarmos o Lean Manufacturing e Office, foi feito uma auditoria interna em seus processos de produção logística e estoque.

3. OBJETIVOS

Ganhar mais tempo para outras atividades operacionais, reduzir a ociosidade dos colaboradores, reduzir os erros de inventários, acidentes e enxugar o estoque retirando os itens que menos giram no setor.

4. METODOLOGIA

A filosofia Lean Manufacturing e Office é uma das metodologias mais fascinantes, por conta dos benefícios em toda empresa, O Lean é depende do 5S para sobreviver, e sua base é o Kaizen. O Lean Office é basicamente o Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), fluxo de informações, que avançou pela década de 70 até hoje na linha de serviços procurando reduzir a ociosidade no setor administrativo que não é fácil, pois não são tangíveis os processos tem que ser estudados caso a caso, para verificação da melhoria para redução de tempo e trabalho realizado. Antes da implementação do projeto eram visíveis às percas de tempo nas operações de separação e inventário, ferramentas e acessórios espalhados nos corredores, acidentes por falta de espaço, lixos por diversos lugares, o humor dos colaboradores por fim não era dos melhores.

5. DESENVOLVIMENTO

O grupo de melhoria contínua realizou um estudo dos itens que mais giram no estoque para melhor localização e identificação, nessa condição em que se encontrava geralmente se perdia muito tempo para separação dos materiais, os funcionários acidentavam-se por ter que subir em escadas e ficavam com fadiga por andar demais nos corredores e tinhamos grandes erros de inventários. Segue abaixo o Layout da localização dos itens, os destacados em preto são os itens que detem 50% das separações, em verde corresponde a 30% e vermelho 20% dos movimentos de estoque.

                    1. Antes                                                   2. Depois

     [pic 1]                         [pic 2]

6. RESULTADOS PRELIMINARES

Nós temos uma equipe que separava em média 5 romaneios por dia, percorrendo 6m indo e voltando no corredor para separa os 20 itens que mais giram no estoque que representa 50% das separações, percorrendo 120m por romaneio e 630m ao longo do dia em média, isso significa 12600m por mês e 126Km em 10 meses.

Gráfico de Projeção

[pic 3]

7. FONTE CONSULTADA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (187.9 Kb)   docx (61.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com