TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histórico da Empresa “Eiffel Cosméticos” e seu estoque de produtos.

Por:   •  3/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1]

Histórico da Empresa “Eiffel Cosméticos” e seu estoque de produtos.

A Empresa de Cosmético Norte Americana “Eiffel Cosméticos” nascida na cidade na França em 1951, possui como objetivo principal produzir produtos de extrema qualidade para mulheres de todo o mundo, a fim de satisfazer as necessidades de sua exigente clientela que cresce anualmente.

Com o intuito de aumentar a sua lucratividade, a Empresa vem investindo em filiais em todo o mundo. Para tal, foi investido grande capital em pesquisas de Marketing, a fim de descobrir quais seriam os propícios mercados consumidores que acolheria e traria maior rentabilidade e vantagens para a Empresa. Como era de se esperar, o Brasil ser o terceiro maior consumidor de produtos cosméticos no mundo foi eleito como um dos fortes alvos para essa expansão.

Em 2001 ao ser instalado no Brasil, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, a Empresa iniciou suas operações com o número aproximado de mil e trezentos funcionários, sendo estes subdivididos hierarquicamente para contribuir com os objetivos da Organização. Neste sentido, podemos destacar alguns dos setores no qual desenrolou a problemática. O primeiro refere-se à gerência geral composta por Octávio do Prado e Herbert Macedo onde ambos se deslocaram de Miami (onde trabalhavam na sede desde meados da década de sessenta) para virem para o Brasil com o intuito de gerenciar a Empresa e cumprir com os objetivos propostos. Para os demais cargos, foi realizada uma seleção de profissionais para atender a demanda ofertada. Foram escolhidos brasileiros com maior índice de experiência e formação na área especificada, além de demonstrar aptidão para desempenhar tais tarefas. Neste sentido foi escolhida, Marília Duarte como gestora de Recursos Humanos, Paulo Cerqueira como responsável pela área contábil, Mariângela Almeida como responsável pelo Marketing, Florisvaldo Chaves por toda a logística,  Eduardo Costa ficou responsável pelo setor de Compras e, os demais cargos foi desempenhado por operários.

Muitas foram as diferenças culturais encontradas na instalação e funcionamento da Empresa, porém, nos primeiros anos tudo ocorreu bem. Em 2003 com o reconhecimento da marca e a ampliação do seu ramo de produtos, houve a necessidade de abrir novos departamentos e consequentemente ampliar o seu quadro de funcionários e qualificar os mais antigos.

Para tal, foi feita a seleção, porém não por qualificação e aptidão, mas sim por indicação dos demais funcionários o que ocasionou em inúmeros problemas, tanto para os funcionários, bem como para a própria Empresa, havendo atrasos na entrega de produtos além de funcionários insatisfeitos pelo fato de trabalhar redobrado para conseguir atingir a meta na produção. O problema aumentou no período do verão, onde a demanda cresceu em 40% (devido ao clima quente, havendo a necessidade de aumentar a produção de protetores solar, cosméticos voltados para pele e cabelo, além do aumento da procura por produtos estéticos principalmente pelas mulheres cariocas). Com o atraso na entrega dos produtos, o setor de vendas da Empresa teve de negociar com os seus clientes para não perder vendas, o que ocasionou consequentemente prejuízos irreparáveis, além do acréscimo da jornada de trabalho dos funcionários onerando ainda mais as despesas da empresa.

Em relação a sua logística, a Organização enfrentou vários problemas relacionados à compra, produção e venda de produtos. Isso ocorreu principalmente por ela produzir de acordo com o processo Just In Time, fato pelo qual a fez perder várias oportunidades de vendas por não possuir estoques em quantidade e organizado. Além do que, havia outro problema envolvendo o estoque da empresa, a má utilização do seu layout que dificultava o transporte de máquinas e pessoas dentro do almoxarifado. Não esquecendo que, por falta de Planejamento Estratégico, o setor de Compras estava deixando para comprar os insumos necessários para a produção a um único fornecedor, que, muitas vezes, não entregava no prazo pré estabelecido (atrasando ainda mais o processo produtivo).

 

Com base nos dados citados, responda:

  1. Quais os pontos positivos e negativos da empresa desde o seu surgimento?

Os pontos positivos são que a empresa preza por extrema qualidade nos seus produtos a fim de satisfazer as necessidades de sua exigente clientela, investimento em filiais para crescer sua empresa, a questão do investimento no Marketing para descobrir em qual lugar é melhor se estabelecer, qual era o melhor mercado, com maior rentabilidade e benefícios. Os pontos negativos são a divergência cultural de seus funcionários, trazendo pessoas de fora para gerir pessoas do Brasil que possuem um comportamento totalmente diferente, falha em não trazer um conforto no seu local de trabalho, destacar a demora para entrega de produtos e o não cumprimento de prazos estabelecidos, gerando prejuízos irreparáveis, má gestão estratégica, desorganização e caoticidade no ambiente de trabalho, geração de mais gastos com maiores jornadas de trabalho, má gestão de pessoas, não há metas e objetivos a serem seguidos e uma péssima comunicação de funcionários e setores.

  1. Quais os principais problemas enfrentados pela empresa?

Diferenças culturais muito grandes entre funcionários, atrasos na entrega, funcionários insatisfeitos, prejuízos irreparáveis no verão, despesas onerosas, falha logística, falta de planejamento estratégico, falha no setor da gestão de compras.

  1. Você enquanto gestor, como resolveria tais problemas citados?

Eu iria tentar otimizar os processos e agir como um facilitador da equipe, para atender ao máximo de funcionários possível, iria distribuir e delegar tarefas, e consequentemente auxiliar os colaboradores, utilizando e implantando o layout da empresa a ser seguido, organizando também um processo com um cronograma a ser seguido com objetivos e metas a serem cumpridas, sempre olhando para o desdobramento do mercado todos os meses. Tentaria adequar outro tipo de processo ou até mesmo mesclar o Just in Time com outro processo para solucionar as desvantagens desse processo na empresa, atendendo todas as demandas de clientes e organizando nossos estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com