TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARQUE DO MINDU: UM MODELO DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 8
  1. INTRODUÇÃO

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), um parque é um espaço comumente chamado de "área verde", em geral livre de edificações e caracterizado pela abundante presença de vegetação. Protegido pela cidade, pelo Estado/província ou pelo país no qual se encontra, destina-se à recreação, e à preservação do meio-ambiente natural. Desta forma, um parque pode ser caracterizado como urbano ou natural.                  

Um parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, no qual há tipicamente abundância de vegetação e áreas não pavimentadas, mas, sobretudo localizado dentro de uma região urbana. Nele, estabelecimentos industriais e residenciais são proibidos, e estabelecimentos comerciais são normalmente restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Eventualmente está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, como museus, centros culturais e casas de espetáculo, além propiciar lazer e recreação aos habitantes da cidade.

Um parque natural é uma área natural, fora de uma área urbana, protegida por lei, e onde indústrias e residências são proibidas, restritas a nativos que anteriormente já habitavam a região ou existem com restrições, com o objetivo de preservar a flora e a fauna local. Um parque natural também pode servir como um local de recreação para pessoas. Campingcanoagem, caminhadas e piqueniques são atividades e recreações mais comuns. Muitos parques naturais são centros turísticos, por abrigarem monumentos naturais, como grandes montanhas e cachoeiras, por exemplo.

No Brasil existem várias unidades de conservação muito famosas e que são alvo de visitas de muitos dos turistas que por aqui passam, como por exemplo: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha/PE, Parque Nacional de Aparados da Serra/RS e SC, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães/MT, Parque Nacional de Ubajara/CE, Parque Nacional de Itatiaia/RJ, Parque Nacional da Serra dos Órgãos/RJ, Parque Nacional de São Joaquim/SC, Parque Nacional de Brasília/DF, Parque Nacional do Iguaçu/PR e Parque Nacional da Tijuca/RJ. (Exame.com)

Os Parques Nacionais, Estaduais ou Municipais têm como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, na recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Na capital do Amazonense não é diferente. A Cidade de Manaus possui alguns parques sendo eles urbanos ou naturais, como por exemplo: o Parque Ponte dos Bilhares, Parque Senador Jefferson Péres, Bosque da Ciência/INPA, Parque Municipal do Mindu, entre outros. (WIKIPÉDIA, 2014).

Atendo – se ao Parque do Mindu que é o tema que motivou essa pesquisa, observou – se que foi criado em 1993 pela Prefeitura de Manaus e possui uma área de mais de 40 hectares. O parque oferece aos visitantes oportunidades de caminhadas em trilhas sinalizadas. Há passarelas que adentram a floresta. É durante essas caminhadas que é possível observar os animais que estão sempre se deslocando de uma área a outra atrás de comida e abrigo.

O Parque oferece também uma estrutura ao visitante que inclui um anfiteatro, banheiros, bibliotecas, chapéus-de-palha e lanchonetes. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), responsável pela gestão do Parque do Mindu, também realiza programações específicas no local, conforme seu cronograma.

O nome “Mindu” é uma referência a um dos igarapés (curso d´água típico de Manaus) mais conhecidos da cidade. O Mindu é o mais extenso igarapé de Manaus. É justamente nas margens do Parque que ele está mais visível, lutando para fugir dos impactos ambientais e da poluição.

Há um amplo estacionado na entrada e o visitante precisa ir caminhando alguns metros até chegar às áreas mais próximas das trilhas e das pontes suspensas.

O Parque do Mindu passou por obras de revitalização de sua estrutura física, recebendo um novo orquidário e um Centro de Atendimento ao Visitante. Também foi feito trabalho de recomposição florestal, com o plantio de espécies nativas ornamentais e medicinais e reflorestamento das áreas de clareira. (AMAZONAS É MAIS, 2014) (WIKIPÉDIA, 2013).

O resgate de integração da comunidade com seu patrimônio ambiental convergiram para uma situação no mínimo inquietante, contribuindo para impulsionar o desenvolvimento do premente trabalho. Portanto, reconhecer o Parque do Mindu, com suas potencialidades naturais da fauna e flora, e entender sua representatividade como Unidade de Conservação foi compromisso desse projeto, e ainda, ajudar a comunidade escolar a refletir e atuar em questões relevantes à saúde da biodiversidade do Parque do Mindu.

  1. JUSTIFICATIVA

  1. OBJETVO

3.1. OBJETIVO GERAL

3.2. OBJETVO ESPECIFICO (Exploratório: descobrir, identificar, levantar)

3.3. OBJETVO ESPECIFICO (Descritivo: descrever, apontar as características de, indicar)

3.4. OBJETIVO ESPECIFICO (Explicativo: analisar, explicar)

  1. METODOLOGIA
  1. AREA DE ESTUDO
  2. INSTRUMENTOS METODOLOGICOS

  1. REFERENCIAL TEORICO
  1. CRONOGRAMA

MÊS

ETAPAS

MAIO

JUNHO

  1. ORÇAMENTO

MATERIAL

QUANTIDADE

VALOR UNITÀRIO

VALOR TOTAL

  1. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
  1. METODOLOGIA

O trabalho de Pesquisa foi executado no terceiro e quarto semestre de 2015, na cidade de Manaus. O período de pesquisa foi de duas semanas, iniciando no dia 28/03/2015 e terminando no dia 11/04/2015. Alguns métodos foram utilizados para concluirmos o trabalho, como: visitas aos parques e perguntas feitas aos gestores dos parques Bilhares e Mindu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com