TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Do Mindu

Trabalho Escolar: Parque Do Mindu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  1.075 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO PARQUE DO MINDU

Relatório referente à Visita técnica realizada no dia 29 de Agosto de 2010, no Parque Municipal do Mindú localizado no perímetro urbano de Manaus, no bairro do Parque Dez de Novembro, tendo como guia o Sr. Agenor.

Figura 1 – Vista panorâmica do Parque

Durante o percurso de visitação do parque nos foi repassado o histórico do parque que foi criado a partir de um movimento popular em 1989, pelos moradores do bairro Parque Dez, como forma de proteger o habitat do Sauim-de-Manaus, porém suas atividades de fato começaram a partir de 1992 com o objetivo de tornar-se uma área de interesse ecológico, com a Eco 92 e o projeto Gaia.

Administrado pela SEMMAS é voltadoàs atividades científicas, educativas, culturais e turísticas, o parque possui uma área de 440.000 m2 (44 ha) da mata remanescente do Município. Em 1996, a Prefeitura de Manaus implantou toda a infra-estrutura do parque, através de um projeto arquitetônico e em 2006 houve uma reforma, pois o local e encontrava-se em estado de abandono.

Com a urbanização das trilhas, é possível caminhar, através de quatro ecossistemas distintos: mata de capoeira secundária, mata de terra firme, mata de baixo e áreas degradadas. Durante o percurso nas trilhas foi possível observar diversas plantas medicinais e madeira de lei.

O Parque Municipal do Mindu possui biblioteca com um centro de informações sobre meio ambiente, estacionamento, anfiteatro para 700 pessoas, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, orquidário, trilha suspenso e sinalização.

Logo após o portão de acesso, um grande totem traz informações sobre o histórico do parque e seu regulamento, e ajuda o visitante a localizar-se por intermédio de mapa ilustrativo da área.

Esses percursos seguem por caminhos pavimentados de pedra, concreto ou passarelas de madeira e treliças metálicas, quando cortam córregos ou áreas úmidas. As passarelas são erguidas sobre uma estrutura formada por pilares de aço de perfis laminados, com fundações de concreto.

Figura 2 – Trilha Suspensa

As trilhas levam à praça principal, a da Sumaúma, em torno da qual foram erguidas coloridas edificações, como o Centro deAtividades, o Anfiteatro e o Chapéu de Palha com café da manhã.

Figura 3 – Chapéu de palha

Foi através da Lei Municipal nº 219, de 11 de novembro de 1993, que a referida área se tornou área de interesse ecológico vinculada à SEMMAS, se integrando ao Sistema Municipal de Unidades de Conservação, na categoria de Parque Municipal passando a regido pela regulamentação de Parques Nacional Brasileiros, mas apesar dessa regulamentação, observamos o descaso do poder público e da própria população com a degradação ambiental.

O Parque do Mindu oferece atividades de educação ambiental, eventos, prática de caminhadas, café da manhã regional aos domingos e acesso aos portadores de necessidades especiais.

apesar de toda essa tocante de importancia do meio ambiente de educação ambiental, observamos que o parque não se encontra em um bom estado de conservação, foi visto muito lixo, um igarapé muito poluído, cuja nescente localiza-se no Bairro Cidade de Deus e cruza ainda sete bairros antes de chegar ao parque, e até moradores um tanto quanto diferentes, os jacarés.

Figura 4 – Jacaré em seu habitat

As trilhas interpretativas que compõem o programa de visitação são:

- TRILHA PRINCIPAL - Tem uma extensão de 280 m, é a trilha que dá acesso ao Parque, em seu trajeto observa-se o “Monumento da Fertilidade”;

- TRILHA MARGARETH MEE - Tem uma extensão de 296 m, observa-se em seu trajeto diversos aspectos de vegetação, principalmente a vegetação rasteira compredominância de pequenos arbustos;

- TRILHA DAS PALMEIRAS - Tem uma extensão de 241 m, com existência de vegetação de porte-médio, com uma ocorrência maior de palmáceas;

- TRILHA DAS BANANEIRAS - Tem uma extensão de 288 m, nessa trilha em ondulação encontramos no declive a bananeira brava (Phenakospermum sp);

- TRILHA DO BAXIO -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com