TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM Instalações Elétricas Prediais

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 8

UNICEP – UNIVERSIDADE CENTRAL PAULISTA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Instalações Elétricas Prediais

São Paulo

2018

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Instalações Elétricas Prediais

Trabalho apresentado á disciplina de Projeto integrado multidisciplinar.

Prof° Wagner

São Carlos

2018

Sumário

Introdução 1

Objetivos 2

Metodologia 3

Desenvolvimento 4

Resultados e discussões 5

Conclusão 6

Introdução

O primeiro relato registrado da energia elétrica é datado do século VI a.c. na Grécia através do filosofo Thales de mileto, porém foi apenas no século XVIII d.C. que a eletricidade começou a ser estudada metodicamente através de grandes pensadores como: William Gilbert e Benjamin Franklin. Ainda no século XIX com novos pensadores sendo eles Thomas Edison, Georg Simon ohm e Nicola Tesla, fazendo novas teorias e desenvolvendo novas tecnologias com as lâmpada incandescente e motores elétricos, na maioria dos lares da Europa ainda se utilizava velas para iluminar; no Brasil a chegada da energia elétrica se deu no ano de 1879, sendo instalada na estação central da estrada de ferro D. Pedro II.

A eletricidade é tão ampla que em todos lugares encontra-se a energia elétrica sendo aplicada em diversas aplicações: prédios, residências, indústrias e muitos outros, se tornado um elemento indispensável. A sua utilização depende de uma união de elementos, de fios elétricos à sistemas de proteção, que seguem regras regidas por normas, no Brasil as normas que regem essa união e o controle desses elementos são principalmente as normas NR-10 e NBR-5410, que tratam sobre segurança em eletricidade e instalações respectivamente. O nome que se dá a esse conjunto de dispositivos elétricos é denominado instalação elétrica predial, que com o passar do tempo foi suscetível a evoluções, tais como as tecnológicas, de segurança e na forma do engenheiro responsável executar o projeto, esta constante inclusão de novos equipamentos elétricos e eletrônicos mudaram o modo de se projetar as instalações.

Objetivos

Demonstrar e exemplificar quais são as etapas do desenvolvimento de uma instalação elétrica, relacionando as normas e padrões a serem seguidos para a garantia de uma instalação segura e completa. Mostrar detalhadamente os processos de criação do projeto, listando os documentos obtidos em cada etapa, os processos de obtenção dos mesmos e os resultados atingidos ao decorrer da obra. Relacionar a historia e o desenvolvimento dos padrões de instalações elétricas prediais, tanto tecnológico quanto em questão de segurança através da padronização de normais reguladoras.

Metodologia

Foi utilizado o método de pesquisa exploratória, com a finalidade de abranger novos conhecimentos dentro da área da elétrica, com o intuito de descobrir como se deu a origem das instalações elétricas, saber como eram feitas as instalações e os matérias que usavam.

Para obter essas e outras informações, adquirimos o uso da pesquisa documental, utilizamos normas ABNT (Associação brasileira de normas técnicas), normas regulamentadoras, documentos que falam um pouco da história das instalações elétricas, livros que nos mostra como são elaborados os projetos de instalações elétricas; utilizamos também da pesquisa em campo para poder saber de um especialista da área como são feitos o passo - a - passo de um projeto elétrico.

Foram utilizados referencias de ideologia como, NBR 5410; 2004 (Norma brasileira), NBR 5444; 1989 documentos do ministério do trabalho e emprego foi utilizado o livro Instalações elétricas na sua quinta edição do autor Ademaro A. M. B. Cotrim, com o propósito de comparar métodos de criação de projetos elétricos.

A pesquisa em campo foi realizada diante eletricistas e engenheiros elétricos, com a finalidade de colocar em prática o esboço de um cronograma que foi encontrado em um livro diante a pesquisa documental, para poder ser abordado como é feito realmente a criação de um projeto de entalação elétrica predial.

Com as informações obtidas tanto nas pesquisas documental e na pesquisa em campo, criamos um exemplo de projeto elétrico para mostrar, as aplicações de normas e do cronograma que deve ser seguido para ter um bom resultado no final do seu projeto.

Desenvolvimento

1. Normas para projeto de instalação elétrica predial

1.1. O que é normatização

A industrialização, atividade econômica que mudou totalmente nossas vidas nos últimos duzentos anos, exigiu o uso de critérios de padronização para facilitar a fabricação, o armazenamento e a comercialização dos produtos.

A padronização foi o primeiro passo para a normalização, e esta nada mais é do que um conjunto de critérios estabelecidos entre as partes interessadas, ou seja, técnicos, engenheiros, fabricantes, consumidores e instituições. As finalidades da normalização são:

a) padronizar o produto;

b) simplificar processos produtivos;

c) garantir produtos e serviços confiáveis para o usuário.

Do processo de normalização surgem as normas, que são documentos com informações técnicas para uso de fabricantes e consumidores. As normas são elaboradas com base nas experiências e nos avanços tecnológicos da indústria. As normas englobam assuntos referentes à terminologia, aos glossários de termos técnicos, aos símbolos e aos regulamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com