TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM MARISA

Casos: PIM MARISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  5.248 Palavras (21 Páginas)  •  2.750 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo analisar uma empresa baseando-se nos conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Comunicação Empresarial. Foi escolhida uma rede de lojas de varejo especializada em moda feminina – a Marisa Lojas S. A. – onde, através da pesquisa, busca-se identificar as teorias administrativas e as práticas organizacionais utilizadas. Além dos fundamentos microeconômicos, será avaliado o cenário macroeconômico em que a empresa está inserida. Os objetivos deste trabalho são analisar os processos e realizar um diagnóstico, que permita manter a qualidade e a eficiência na comunicação da empresa, aplicar conceitos matemáticos no dia a dia da Organização e explorar os meios utilizados para alcançar seu objetivo, que é estar preparada para o mercado competitivo e para as mudanças da economia.

Palavra-chave: Marisa Lojas S. A., Economia e Mercado, Matemática Aplicada, Comunicação Empresarial.

ABSTRACT

This academic work has a goal analyze a company based on the theoretical knowledge in the disciplines: Market and Economy, Applied Mathematics and Business Communication. Was chosen a network of retail stores specializing in women's fashion - Marisa Lojas S. A. – where, through research, seeks to identify the administrative theories and organizational practices used. In addition to the microeconomic foundations, will be assessed the macroeconomic scenario in which the company operates. The objectives of this study are to analyze the processes and make a diagnosis, in order to maintain the quality and efficiency of enterprise communication, apply mathematical concepts in day-to-day Organization and exploring the means used by to achieve its objective, which is being prepared for the competitive market and the economy changes.

Keyword: Marisa Lojas S. A., Market and Economy, Applied Mathematics, Business Communication.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 Pirâmide Social – Evolução das Classes Econômicas no Brasil .........12

Figura 2 Gastos dos Brasileiros com Vestuário..................................................15

Figura 3 População por Faixa de Renda.............................................................17

Figura 4 Posicionamento Estratégico..................................................................23

Figura 5 Estabelecimento da Política de Determinação de Preços no Varejo....24

Figura 6 Redução e Ampliação de Tamanho......................................................27

Figura 7 Carta do Presidente da Marisa.............................................................30

Figura 8 Convite Reunião Pública com Analistas...............................................34

Figura 9 Mensagem Dia das Mães.....................................................................34

Figura 10 Comunicado de Inauguração – para Investidores................................35

Figura 11 Comunicado de Inauguração – para Clientes.......................................35

Figura 12 Ata de Reunião.....................................................................................36

SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO 9

2 – ECONOMIA E MERCADO 11

2.1 – Conceito de Economia 11

2.2 – Fundamentos Microeconômicos 12

2.3 – Leis Básicas de Economia e Mercado 12

2.3.1 – Lei da Escassez 12

2.3.2 – Lei da Oferta e da Demanda 13

2.4 – Fundamentos Macroeconômicos 14

2.5 – Panorama Econômico Financeiro no Brasil 16

2.6 – Problemas Econômicos 18

2.7 – Variáveis Macroeconômicas 18

3 – MATEMÁTICA APLICADA 21

3.1 – Conceito 21

3.2 – A Matemática na Organização 21

3.3 – Conjuntos 21

3.4 – Modelos Matemáticos 22

3.5 – Controle da Lucratividade 23

3. 6 – Demais Cálculos Utilizados 25

3.6.1 – Gramatura 25

3.6.2 – Alteração Dimensional 25

3.6.3 – Medidas 27

4 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 29

4.1 – A Importância da Comunicação 29

4.2 – Planejamento de Comunicação e Divulgação de Imagem 31

4.3 – Estrutura da Função de Comunicação na Empresa 31

4.4 – Comunicação Externa 32

4.5 – Comunicação Interna 32

4.6 – Fluxo da Comunicação 36

4.7 – Participação e Preocupação Institucional 37

5 – CONCLUSÃO 39

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 40

1 – INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico tem como objetivo relatar um estudo da empresa Marisa Lojas S.A., utilizando o conhecimento teórico adquirido nas disciplinas: Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Comunicação Empresarial, ampliando-o.

A empresa analisada é uma rede de lojas de varejo especializada em moda feminina e moda íntima e uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino, masculino e infantil do País.

A primeira unidade da rede, Marisa Bolsas, foi inaugurada em 1948 e vendia pronta-entrega de estoques de grandes fabricantes a preços competitivos, encontrando desta forma seu segmento e seu público. A terceira loja do grupo, Marisa Malhas, deu início ao processo de expansão que continua até hoje, através de uma estratégia de crescimento contínuo, que a tornou uma companhia sólida e tradicional.

Em 1999, a Companhia criou um cartão de crédito próprio e uma Loja Virtual. A partir de 2001, a Marisa passou a ampliar e padronizar as suas lojas, e cinco anos depois, passou a expandir seus produtos financeiros, que através de uma instituição financeira - a SAX, passou a oferecer crédito pessoal para clientes do Cartão Marisa.

Buscando se adaptar às necessidades de seu público, com a modernização e ampliação das lojas e dos produtos oferecidos, a companhia conquistou a confiança de suas clientes e possui atualmente mais de 370 lojas em todo país.

Ao longo do projeto apresentado, será feito um paralelo entre a prática utilizada na empresa e a teoria aprendida, analisando as possíveis falhas e apresentando sugestões de melhorias, que poderão ser utilizadas para o crescimento da organização.

2 – ECONOMIA E MERCADO

2.1 – Conceito de Economia

Economia é uma ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikos (casa) e nomos (costume ou lei), e pode ser entendida como “aquele que administra um lar.” Apesar de parecer estranho, a administração de um lar e a economia tem muito em comum. Uma família não pode dar a seus membros tudo que cada um necessita, da mesma forma a sociedade também não pode produzir todos os bens e serviços que as pessoas querem, pois os recursos para isso são escassos.

Segundo Paul A. Samuelson e William D. Nordhaus, Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como a sociedade utiliza os recursos escassos para produzir bens com valor e de como esses bens são distribuídos entre os indivíduos.

Em sociedade, existem necessidades ilimitadas e os recursos disponíveis e técnicas de fabricação são limitados; baseando-se nessas restrições, a Economia deve optar entre os bens a serem produzidos e os processos técnicos capazes de transformar os recursos escassos em produção, surgindo então os problemas econômicos básicos, que são:

 O que produzir?

 Quanto produzir?

 Como produzir?

 Para quem produzir?

Com base nos problemas econômicos citados, a Marisa decidiu se especializar em moda feminina, tornando-se uma das maiores redes de lojas de departamento de vestuário feminino do Brasil, tendo como foco, mulheres entre 20 e 35 anos de idade da Classe C, que, de acordo com a ABEP – Associação Brasileira de Estudos Populacionais, é a maior classe social do Brasil.

Figura 1

Fonte: <http://blogdofavre.ig.com.br/tag/classes-sociais/>

2.2 – Fundamentos Microeconômicos

Microeconomia é o estudo de como as famílias e as empresas tomam decisões e como elas interagem em mercados específicos. Também conhecida como Teoria dos Preços, é um ramo da economia que trata das questões das unidades de produção, estabelecendo critérios para a determinação do ponto de equilíbrio entre receitas e custos operacionais.

2.3 – Leis Básicas de Economia e Mercado

2.3.1 – Lei da Escassez

Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade.

2.3.2 – Lei da Oferta e da Demanda

A Lei da Oferta e da Demanda busca estabilizar a procura e a oferta de um determinado bem ou serviço. O equilíbrio entre oferta e a procura será sempre atingido pela flutuação do preço. A partir dela, é possível descrever o comportamento dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Nos períodos em que a oferta de um determinado produto excede muito a procura, seu preço tende a cair. Já em períodos nos qual a demanda passa a superar a oferta, a tendência é o aumento do preço.

A estabilização da relação entre a oferta e a procura leva, em primeira análise, a uma estabilização do preço. Uma possível concorrência, por exemplo, pode desequilibrar essas relações, provocando alterações de preço.

Embora o preço de um produto possa servir de estímulo positivo ou negativo para que os consumidores adquiram os serviços que necessitam, existem outros fatores que influenciam essa escolha, entre eles:

 Os desejos e necessidades das pessoas;

 O poder de compra;

 A disponibilidade dos serviços - concorrência;

 Existência de produtos complementares ou substitutos;

 A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.

Da mesma forma que a oferta exerce uma influência sobre a procura dos consumidores, a frequência com que as pessoas buscam determinados produtos também pode aumentar e diminuir os preços dos bens e serviços.

Diante disso, a Marisa tem 181 lojas e mais de 178 mil m² distribuídos por todas as regiões brasileiras, permitindo a adequação à realidade das diversas regiões do Brasil, tais como concorrência, preferências e características da população de cada região: clima, biotipo e perfil de renda; o que aumenta as vantagens competitivas com a adaptação dos produtos e das lojas ao público-alvo de cada região. A loja virtual - www.marisa.com.br - permite ainda realizar vendas mesmo nas localidades onde não existem lojas físicas.

Possuindo quatro centros de distribuição localizados estrategicamente próximos aos maiores mercados consumidores brasileiros, a entrega de mercadorias se torna mais eficiente, rápida e com custos menores, permitindo ampliar a capacidade de todas as lojas sem necessidade de grandes investimentos.

2.4 – Fundamentos Macroeconômicos

Segundo Garcia e Vasconcellos, a Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio.

A Marisa acredita que existe um grande potencial de crescimento no setor em que atua, devido às atuais condições macroeconômicas favoráveis no Brasil, tais como:

 Maior disponibilidade de crédito à população da Classe C;

 Contínua queda das taxas de juros;

 Ascensão da mulher no mercado de trabalho;

 Aumento do poder de compra, gerando gastos crescentes com o consumo de vestuário;

 Tendência de redução do mercado informal;

 Crescente inclusão da Classe C na era digital, o que possibilita um maior volume de compras pela internet.

Figura 2

Fonte: <http://www.mzweb.com.br/marisa/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=10535>

De forma geral, o segmento varejista de vestuário e de cama, mesa e banho no Brasil, é muito esparso e, consequentemente, bastante competitivo, devido a inúmeros fatores como: porte e tradição da instituição, público-alvo, localização das lojas, público frequentador, área de influência da loja, acesso ao transporte público, produtos oferecidos, entre outros. Assim, as principais diferenças que marcam a concorrência no mercado varejista referem-se à qualidade e à diversidade dos produtos oferecidos, ao atendimento, aos preços praticados, ao layout das lojas, as marcas oferecidas, a capacidade de concessão de crédito aos clientes e a quantidade de serviços opcionais oferecidos.

Os principais concorrentes da Organização são lojas de departamento nacionais que oferecem grande variedade de mercadorias, preços mais atrativos ou tenham maior disponibilidade de financiamento, como: C&A, Riachuelo e Lojas Renner; e lojas varejistas de pequeno, médio ou grande porte. Algumas lojas de pequeno porte atuam informalmente na economia e se beneficiam da falta de fiscalização no cumprimento das leis, e desta forma conseguem oferecem produtos a preços mais baixos.

Além disso, o cenário competitivo do mercado varejista pode sofrer mudanças com a participação no mercado de novos varejistas brasileiros ou até mesmo internacionais, que as vezes possuem mais recursos financeiros disponíveis ou tem acesso a esses recursos em melhores condições no mercado de capitais.

2.5 – Panorama Econômico Financeiro no Brasil

A última década foi um período de profundas mudanças econômicas, sociais e políticas no Brasil. As famílias de Classe C e D aumentaram seu poder de compra devido a diversos fatores, entre eles:

 Menor taxa de inflação;

 Redução da taxa de desemprego;

 Aumento do crédito pessoal;

 Política governamental de inserção social.

O aquecimento do mercado ampliou o consumo em termos gerais, com aumento dos gastos com vestuário e outros bens duráveis e não duráveis, o que favoreceu bastante o comércio varejista.

Segundo o IBGE, a população do País é predominantemente urbana, com cerca de 81,2% da população vivendo nas cidades, onde se localizam a maioria das lojas de departamento. Outro fator importante é que aproximadamente 57,8% da população têm menos de 29 anos e os jovens são mais preocupados com a moda e gastam um percentual significativo da sua renda em vestuário.

A nova classe média vem, ao longo dos anos, ganhando mais espaço no mercado consumidor brasileiro. Milhares de pessoas passaram a ter acesso aos mais variados produtos e serviços que, até então, pareciam fora de cogitação há alguns anos.

Aliado a isso, ocorreu uma mudança significativa na participação da mulher na economia brasileira. A evolução do papel da mulher na sociedade, assim como sua maior participação no mercado de trabalho, tem representado um aumento do mercado do setor de varejo de roupas femininas, no qual a Marisa está inserida.

Figura 3

Fonte: <http://www.mzweb.com.br/marisa/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&tipo=10535&submenu=&conta=28#4>

2.6 – Problemas Econômicos

O governo brasileiro exerce uma influência significativa sobre a economia nacional. Algumas medidas tomadas pelo Governo Federal para controlar a inflação, além de outras políticas e normas, muitas vezes implicaram aumento das taxas de juros, mudança das políticas fiscais, controles de preços e salários, desvalorização cambial, controle de capital e limitações às importações, entre outras medidas.

A incerteza com relação às mudanças implementadas pelo Governo Federal nas políticas ou normas podem gerar instabilidade em diversos setores da economia.

O setor de varejo de roupas é bastante sensível a diminuições no poder de compra dos consumidores de baixa renda e a ciclos econômicos desfavoráveis, a enorme concorrência do setor e as variações climáticas e de sazonalidade das vendas de produtos da moda, influenciam diretamente as operações da Marisa.

2.7 – Variáveis Macroeconômicas

No período de 2002 a 2012, o rendimento médio real da população cresceu 4,9% e a taxa de desemprego, que em 2002 encontrava-se em 11,7%, alcançou em 2010 o patamar de 6,7%. Esse foi um fator muito importante para a formação de uma nova classe média, com um potencial de consumo tão significativo, que chega a ser superior ao registrado pelas demais classes, abrindo um leque de oportunidades de negócios para as empresas brasileiras.

O crescimento nas vendas do setor de comércio demonstra que, com a evolução da classe média, as pessoas passaram a encontrar no crédito e no aumento da renda uma grande oportunidade para ingressar de forma cada vez maior no mercado consumidor, o que fez com que as empresas tivessem de ajustar para atender a esse novo consumidor.

A Marisa adotou como estratégia a qualidade dos produtos, serviços e atendimento e decidiu utilizar também o comércio eletrônico, que vem crescendo a uma taxa de mais de 20% ao ano. Outra forma encontrada pela empresa foi a criação de um cartão de crédito próprio, com menos exigências e custo reduzido.

Como se pode perceber, as mudanças no perfil do consumidor devem ser consideradas pelas empresas, pois nos dias atuais, a concorrência está cada vez maior.

3 – MATEMÁTICA APLICADA

3.1 – Conceito

A matemática sempre foi parte da atividade humana, evoluindo a partir de contagens, medições, cálculos e do estudo de formas geométricas e movimentos dos objetos. Ela está presente em diversas situações do dia a dia e é utilizada como uma ferramenta essencial em diferentes áreas do conhecimento, como a engenharia, a medicina e as ciências sociais. A Matemática Aplicada é a aplicação dos conceitos matemáticos em outras áreas do conhecimento.

3.2 – A Matemática na Organização

A utilização dos conceitos matemáticos é essencial no cotidiano da Marisa, desde as situações mais corriqueiras do dia a dia como a avaliação de resultados e o planejamento estratégico.

A matemática é utilizada em todos os setores da Organização, iniciando-se no processo de aquisição de mercadoria e materiais, seguidos pelos processos de recebimentos, entradas e saídas de materiais, estocagem e processos contábeis de geração de custos, ganhos e lucros, de forma a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital; auxiliando sempre na melhor decisão a ser tomada.

3.3 – Conjuntos

Desde o início do desenvolvimento lógico do ser humano, nota-se a necessidade de descrever áreas e objetos. À medida que o homem começou a se fixar em grupos, surgiu a necessidade de definir seu espaço e suas posses, já que o estabelecimento de relações se torna cada vez mais complicado dentro de um grupo com mais pessoas. O uso de conjuntos numéricos ajuda a entender estas relações, explicando até mesmo o funcionamento dos processos organizacionais dentro de uma empresa. De uma forma bem simplificada pode-se representar alguns conjuntos presentes da Organização, como por exemplo:

 Conjunto de funcionários = {Auxiliar Administrativo (Loja), Atendente de Crédito, Atendente de Loja, Caixa Geral, Chefe de Crediário, Chefe de Setor, Estoquista, Apoio de Loja, Auxiliar de Caixa, Estagiário, Auxiliar de Estoque, Operador de Telemarketing, Gerente de Loja};

 Conjunto de investidores = {Principal, Institucional, Analista, Pessoa Física};

 Conjunto de produtos = {Moda Feminina, Moda Praia, Moda Masculina, Moda Infanto-juvenil, Moda Íntima, Bolsas, Cintos, Carteiras, Bijuterias e Acessórios Femininos, Masculinos e Infantis}.

3.4 – Modelos Matemáticos

Modelo Matemático é a representação simplificada da realidade, utilizando um conjunto de relações matemáticas e hipóteses lógicas, fornecendo diretrizes para a tomada de decisões.

O posicionamento estratégico da Marisa é realizado utilizando modelos de crescimento populacional, distribuição de renda e posicionamento de lojas dos principais concorrentes, desta forma, é possível determinar quais os produtos mais adequados para seu cliente-alvo e os melhores locais para abertura de novas lojas, por exemplo.

A Marisa possui quatro tabelas de preços diferenciadas para serem praticadas nacionalmente. A definição de preços de forma regional - preço geográfico - é necessária devido à diferença das alíquotas de impostos, como ICMS, nos diferentes estados. Outro fator é a quantidade de concorrentes na região. Diante disso, é possível gerenciar de maneira mais eficiente os recursos escassos, visando aumentar a lucratividade.

Figura 4

Fonte: <http://www.slideshare.net/Erik_Tomita/npb310-oramento-e-viabilidade-de-empresas-lojas-marisa-9871051>

Com a utilização da plataforma BI da MicroStrategy, é feita a integração dos departamentos e informações gerenciais, relacionadas ao perfil e comportamento de compras do consumidor, gestão de categorias de produtos, envolvendo dados de pedidos, notas, estoques, etc., que podem ser analisadas e a partir dos indicadores gerados, é possível programar ações que resultem em aumento direto no volume de vendas.

Através dessa análise, o departamento de marketing descobriu que os clientes mais rentáveis para a empresa demoravam para retornar às lojas depois de efetuarem grandes compras. Com base no perfil de compra de cada um desses clientes, foram elaboradas campanhas específicas; o que resultou um crescimento de retorno às lojas de cerca de 15%. Além disso, 83% destes clientes disseram que não teriam voltado imediatamente à loja se não tivessem recebido as ofertas de acordo com o seu perfil.

3.5 – Controle da Lucratividade

A loja é dividida em estilos (clássico, contemporâneo etc.), cada qual com as suas seções (calças, blusas, túnicas etc.), e cada seção com um “price point” (preço psicológico): por exemplo, “calças clássicas à R$14,99”. Na seção, o consumidor poderá encontrar calças de diversos preços, mas o preço médio praticado será R$14,99 e o maior número de modelos terá esse preço. Apesar de não haver uma classificação de produtos — destino, tráfego, bandeira, sazonais —, há os que são commodities, como meias, para os quais o fator preço é decisivo. Tendo como público-alvo a classe C, o preço é fundamental em todos os produtos, e os itens mais diferenciados podem ter um preço até 15% mais alto.

Figura 5

Fonte: <www.rausp.usp.br/download.asp?file=V4103324.pdf>

O consumidor desempenha um papel fundamental no processo de definição do preço da Marisa, que tem início com a pergunta: “Por quanto posso vender muito bem este item?”. Então, é definido o preço de compra/custo ao fornecedor, que leva em consideração a possibilidade de enquadrar o preço de venda nas faixas R$9,99, R$14,99 e R$19,99 (alinhamento de preços). Na definição de preço de cinco itens, é mais interessante dois itens a R$19,99 e três a R$24,99, do que os cinco a R$22,90, em razão do preço psicológico.

A Marisa trabalha com estações e sua confecção é terceirizada e exclusiva. As liquidações acontecem nos meses de julho e fevereiro, porém há grandes remarcações para a venda de produtos que não obtiveram o giro desejado. Nesses casos, inicia-se com um preço promocional de cerca de 20% acima do custo. Outros itens são comprados com o objetivo de serem vendidos como oferta, reforçando o posicionamento da rede.

3. 6 – Demais Cálculos Utilizados

A Marisa trabalha com diversos fornecedores, desta forma, para manter o padrão de qualidade em seus produtos, é feita análise de peças piloto e inspeção de lotes de entrega segundo diversos critérios.

3.6.1 – Gramatura

Gramatura representa a massa em gramas do tecido por determinada unidade de área (cm2) e é calculada da seguinte forma:

São cortados 3 corpos de prova (A, B e C) a partir da peça e cada um deles é pesado individualmente. A gramatura média dos valores obtidos no ensaio é apurada utilizando o cálculo da média aritmética dos valores de A, B e C determinados na fórmula (A+B+C) / 3 = D e o cálculo do valor médio da gramatura em g/m2, na forma Gramatura (g/m2) = D x 100.

Para que a peça seja aprovada, deve conter a seguinte gramatura:

 Moleton: Misto ≥ 220 g/m2; 100% Algodão ≥ 240 g/m2;

 Moletinho: Misto ≥ 200 g/m2; 100% Algodão ≥ 220 g/m2;

 Piquet: ≥ 170 g/m2;

 Suedine: ≥ 220 g/m2;

 ½ Malha: ≥ 140 g/m2.

3.6.2 – Alteração Dimensional

A variação nas medidas de uma peça após passar pelo processo de lavagem pode ocorrer de três formas: alargamento (alteração dimensional positiva), encolhimento (alteração dimensional negativa) ou torção (quando não houve alargamento nem encolhimento, mas a peça entortou).

Para medir as alterações dimensionais, são realizados testes aonde a peça é lavada, seca e passada e depois é estendida sobre uma superfície lise e plana, para serem tomadas as medidas primárias:

 Blusas: T1: medida do tórax, C1: comprimento total da peça, M1: maior comprimento da manga esquerda da peça, L1: medida de uma lateral a outra e X1: menor medida tomada a partir da barra.

 Calças: P1: comprimento total, Q1: medida do quadril, B1: largura total da barra, Y1: menor medida tomada a partir da barra

São utilizadas as fórmulas abaixo para calcular da variação dimensional em %. O resultado pode ser positivo (em caso de aumento da medida após lavagem) ou negativo (em caso de encolhimento).

 Tórax: (T1 – T0) / T0 x 100

 Comprimento (blusas): (C1 – C0) / C0 x 100

 Manga: (M1 – M0) / M0 x 100

 Quadril: (Q1 – Q0) / Q0 x 100

 Comprimento (calça): (P1 – P0) / P0 x 100

Para que as peças sejam aprovadas no controle de qualidade, a variação máximo permitida com relação ao alargamento ou encurtamento é de 5% na largura/comprimento (malharia), 2% na largura/comprimento (tecido plano) e para a torção é de 4% na largura/comprimento.

3.6.3 – Medidas

A medida das roupas é realizada baseando-se em um “tamanho base”, que no caso das peças femininas é o tamanho P ou 38.

As ampliações ou reduções de tamanho são aplicadas levando-se em conta as medidas de busto, cintura, quadril e comprimento total da peça, utilizado a equação b+3 para malharia e b+2 para tecidos planos, conforme exemplificado no quadro abaixo:

Figura 6

Fonte: <http://www.marisa.com.br/fornecedor/>

4 – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

A Comunicação Empresarial é um conjunto de atividades, ações, estratégias, produtos e processos desenvolvidos para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas, etc.) ou junto à opinião pública.

4.1 – A Importância da Comunicação

¬ Com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, a comunicação está ganhando um sentido diferente, abrangendo não só a empresa, mas a sociedade como um todo. Atualmente a comunicação se tornou muito mais rápida do que no passado, e isso causou um grande impacto na forma como as empresas se relacionam interna e externamente, obrigando-as a adotarem novas maneiras para se comunicar.

A comunicação empresarial abrange todas as formas de comunicação utilizadas por uma empresa para interagir com seus públicos, seja interno ou externo. Além de ser o veículo mais utilizado para a interação, a comunicação possibilita a realização de várias atividades, inclusive a divulgação e exposição da imagem da empresa, de seus produtos e serviços, além de ser essencial no estabelecimento de contato entre funcionários e público alvo.

Quando a comunicação é realizada de forma eficiente, ela facilita a compreensão sobre vários aspectos da empresa, tornando possível a análise, o planejamento e a criação de um plano estratégico que permita avaliar as necessidades da empresa e assim buscar formas de valorizar seus produtos, marcas e até mesmo seus funcionários.

A Marisa se preocupa em utilizar os meios de comunicação zelando pelo profissionalismo e responsabilidade social, com cuidados específicos em campanhas publicitárias, ações promocionais e negociações, disponibilizando informações corretas e precisas, de acordo com diretrizes internas estabelecidas para preservar o patrimônio e a imagem da empresa, utilizando para isso a clareza e transparência e o cumprimento de todas as normas legais.

A Organização possui um Código de Conduta que orienta as ações no ambiente empresarial, para assegurar a qualidade no relacionamento com colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas, concorrentes, governo e a sociedade em geral. O Código traduz o “Jeito de Ser Marisa”, apresentando princípios e orientações, que têm como objetivos o compromisso de “fazer sempre o melhor e da melhor forma possível” e a valorização do respeito a todas as pessoas com as quais o Grupo Marisa se relaciona.

Figura 7

Fonte: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaoempresarial.php>

4.2 – Planejamento de Comunicação e Divulgação de Imagem

Para desenvolver a imagem da empresa, a Marisa procura meios e recursos para facilitar a comunicação, tanto interna quanto externa, realizando um planejamento que envolve a avaliação dos meios existentes e a necessidade de melhorias. Diante disso, desde abril de 2010, a Marisa passou a ser cliente da In Press, uma agência especializada em comunicação integrada. A partir daí, a agência assumiu a responsabilidade de cuidar da imagem institucional da empresa.

Através da mídia, como a televisão, o rádio e a internet, entre outros, e dos pontos de venda, as novas coleções e promoções são apresentadas aos clientes. As campanhas publicitárias utilizam personagens, slogans e logotipos com os quais o consumidor se identifica.

O slogan "De Mulher para Mulher", tenta demonstrar uma relação de cumplicidade e intimidade com a mulher brasileira e reflete a filosofia adotada pela empresa em seus negócios:

 Criação de produtos, estratégias de marketing e ambiente de compra focado e desenvolvido para o atendimento da mulher;

 Proporcionar às clientes uma experiência de compra diferenciada;

 Preocupação com a qualidade e diversidade de produtos.

4.3 – Estrutura da Função de Comunicação na Empresa

A comunicação entre todos os níveis da empresa é bastante eficiente, existe uma preocupação com a integração, de modo que todos conheçam as metas da empresa e os meios necessários para alcançá-las, desta forma, os planos estratégicos são divulgados através da comunicação verbal e escrita, seja em reuniões, discussões no dia a dia ou em comunicados transmitidos por e-mail.

A Marisa enfatiza a importância de construir e manter uma boa imagem perante clientes e fornecedores devido à filosofia de trabalho voltada para a satisfação do cliente, possuindo canais formais de comunicação, como: Assessoria de Comunicação Corporativa, Assessoria e Produção de Moda, SAC institucional (SAC Cartão Marisa e SAC Loja Virtual) e Ouvidoria.

4.4 – Comunicação Externa

A Marisa preocupa-se com sua imagem institucional, por isso, utiliza diversos recursos para se comunicar com seu público externo, entre eles:

 Campanhas de comunicação;

 Interface com agências e assessoria de comunicação;

 Filmes;

 TV aberta e fechada;

 Anúncios;

 Material de PDV (Material de Ponto de Venda);

 Catálogos;

 Peças de internet;

 Anúncios de página dupla e tripla em revistas semanais;

 Banners em portais de internet de grande audiência.

4.5 – Comunicação Interna

Para melhorar sua comunicação interna e manter seus colaboradores estimulados e motivados, a Organização adota diversos recursos, entre eles:

 TV Corporativa - TV Marisa (programa em vídeo, distribuído para toda a rede de lojas, com informações sobre Moda, Visual Merchandising, Crediário e demais temas de interesse);

 Assessoria na organização dos eventos da empresa de forma geral;

 Comunicação para manter o histórico da empresa;

 Ações de endomarketing;

 Newsletter semanal;

 Pesquisa de áreas internas;

 Follow up com fornecedores e clientes internos;

 Comunicados internos via e-mail;

 Ações de responsabilidade social como campanha interna de redução de energia nas lojas da rede e rotinas administrativa das áreas;

 Jornal interno “Informarisa” – jornal no formato A4, com 8 páginas, circulação bimestral e tiragem de 14.000 exemplares;

 Mural semanal - comunicação direta e rápida para assuntos de interesse de todos os colaboradores e distribuído para todas as unidades;

 Campanhas internas, como a comemoração do Dia das Mães, Dia Internacional da Mulher, Implantação da Política de Reconhecimento por Tempo de Casa, Campanha Interna para Redução de Energia Elétrica, entre outros.

A Marisa utiliza diversas formas de comunicação com o seu público interno e externo, conforme alguns exemplos abaixo:

Figura 8

Fonte: <http://www.mzweb.com.br/Marisa/web/download_arquivos.asp?id_arquivo=4D1052C4-FF35-46FE-A63B-0A7317CB4A98.>

Figura 9

Fonte: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=458255077591140&set=a.108584695891515.17068.101036196646365&type=1&theater>

Figura 10

Fonte: <http://www.marisa.com.br/ri/>

Figura 11

Fonte: <http://fmanha.com.br/blogs/pontodevista/2011/12/20/marisa-inaugurada/>

Figura 12

Fonte: <http://www.marisa.com.br/ri/>

4.6 – Fluxo da Comunicação

A Marisa se utiliza de diferentes tipos de comunicação:

 Comunicação Descendente - a informação se desloca da direção até os demais membros da Organização seguindo a hierarquia. É utilizada para proporcionar informações e objetivos aos membros da empresa.

 Comunicação Ascendente – utilizada para proporcionar o “feedback” necessário sobre os assuntos e problemas atuais da organização, aliviar as tensões permitindo que os empregados de nível inferior compartilhem informação relevantes com seus superiores e estimulando a participação e compromisso de todos.

 Comunicação Horizontal - utilizada entre pessoas consideradas iguais em hierarquia na Organização com a função de coordenar tarefas, permitindo que os membros da organização estabeleçam relações interpessoais.

4.7 – Participação e Preocupação Institucional

A Marisa procura incorporar ações que levem em consideração princípios éticos e de responsabilidade social, como a distribuição de um “Manual com orientações específicas para pessoas portadoras de deficiência” para a utilização em suas lojas, em seu escritório central e na Club S.A.

Embora não possua uma política de responsabilidade social, participa de eventos sociais com algumas entidades, como por exemplo:

 Associação Meninos do Morumbi, entidade que busca recolocar no mercado jovens de baixa renda;

 Associação Nova Projeto, entidade que capacita Portadores de Deficiência Mental;

 Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo – com objetivo de criar medidas que impeçam a comercialização de produtos de fornecedores e contratados que utilizem trabalho escravo ou que submetam trabalhadores a condições degradantes.

5 – CONCLUSÃO

Este trabalho acadêmico permitiu verificar a importância dos conceitos de Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Comunicação Empresarial para o desenvolvimento e crescimento da organização estudada e a sua utilização prática.

A Marisa Lojas S.A., utiliza diversos fundamentos de Economia e Mercado para se tornar cada vez mais competitiva e lucrativa. A Matemática Aplicada é utilizada em praticamente todos os setores da organização, o que permite manter a qualidade dos seus produtos, realizar o planejamento estratégico e maximizar os lucros.

A Comunicação Empresarial é utilizada de forma muito eficiente, o que contribui para que a comunicação se torne mais produtiva e eficaz, aumentando a motivação e o comprometimento dos colaboradores, além de criar uma imagem positiva para a Organização, transmitindo credibilidade para o seu público.

Diante deste trabalho acadêmico, foi possível perceber a importância da economia, da matemática e da comunicação no dia a dia da empresa, que todos esses conceitos são imprescindíveis para acompanhar o mercado cada vez mais competitivo.

O desenvolvimento deste projeto permitiu aprimorar o aprendizado adquirido, estimulando a busca por novos conhecimentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CONHEÇA a Marisa. Disponível em: <http://www.marisa.com.br/conhecamarisa.aspx>. Acesso em: 05 de maio de 2013.

MZ Group. Relação com Investidores. Disponível em: <http://www.mzweb.com.br/marisa/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=10532>. Acesso em: 05 de maio de 2013.

ESCÓSSIA, Carlos. O que é Microeconomia?. Disponível em: <http://www.carlosescossia.com/2009/12/o-que-e-microeconomia.html>. Acesso em: 03 de maio de 2013.

A Evolução da Classe Média e seu Impacto no Comércio. Disponível em: <http://www.fecomercio.com.br/arquivos/arquivo/economico/estudoclassemediafa35e192.pdf>. Acesso em: 03 de maio de 2013.

MicroStrategy. Cases - Estender o acesso às informações a todos usuários e adotar o Pervasive BI são os próximos passos das Lojas Marisa. Disponível em: <http://www.microstrategy.com.br/customers/Cases/LojasMarisa.asp>. Acesso em: 20 de maio de 2013.

TOLEDO, Geraldo Luciano; PROENÇA, Maria Cristina de Araújo; MELLO, Sergio Bandeira Júnior. Política de Preços e Diferencial Competitivo: Um Estudo de Casos Múltiplos na Indústria de Varejo. Disponível em: <www.rausp.usp.br/download.asp?file=V4103324.pdf‎>. Acesso em: 21 de maio de 2013.

SAMUELSON, Paul A.; NORDHAUS, William D. Economia. Brasil: Boockman, 2012.

VASCONCELLOS, Marco Antonio S.; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2002.

MANKIW, N. Gregory. Introdução à Economia. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

...

Baixar como  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »