TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM V E VI

Trabalho Escolar: PIM V E VI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  4.689 Palavras (19 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

Considerando o papel crucial que a Tecnologia da Informação (TI) desempenha ao apoiar e melhorar as operações empresariais. Este trabalho visa mostrar a implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) SIGE (Sistema Integrados de Gestão Empresarial) onde se tem uma empresa principal e o restante filiais, implantação de rede e o seu controle. Utilização de profissionais para treinamento no programa implantado, gestão dos funcionários e um controle melhor sobre segurança do sistema.

Palavras-chave: Implantação, gerenciamento e segurança.

ABSTRACT

Considering the crucial role that Information Technology (IT) plays in supporting and improving business operations. This work aims at showing the deployment of an ERP (Enterprise Resource Planning) ERP (Integrated Business Management System) which has a parent company and the remaining branches, network deployment and control. Use of professionals for training in the program implemented, management of employees and better control over system security.

Keywords: Deployment, manageability and security

1- Introdução

2. Modelagem de Sistema da Informação

Modelagem de sistema da informação é o estudo das técnicas, metodologias e conceitos usados para projetar sistemas da informação. Para aqueles que não têm conhecimento sobre modelagem de sistema da informação segue alguns exemplo sobre o assunto.

2.1- UML

UML é usado para modelagem e padronização de Sistemas de Informação. A grande vantagem do uso da UML é a sua abrangência e clareza, tornando possível modelar sistemas de qualquer porte ou complexidade sem precisar recorrer a outras metodologias. As notações da linguagem UML são: Visões, modelos de elementos, diagrama de caso de uso, diagrama de classe, diagrama de seqüência, diagrama de estado, entre outros.

2.2- Análise e orientação a objeto

A análise e orientação a objeto é no nosso entendimento a coisa certa a fazer em Modelagem de Sistemas de Informação. O conceito OO como é conhecido, utiliza conceitos que as pessoas conhecem e isto pode inclusive ajudar no aprendizado. Os conceitos de OO são: atributos, classes, objetos, herança, associações, agregação, composição, encapsulamento, métodos, polimorfismo e interface. Muitas coisas? Um pouco, mas como já dissemos, nós consideramos ideal para modelarmos sistemas.

2.3- Análise Essencial e Análise Estruturada

Para muitos elas estão ultrapassadas, não foi o que a Unip – Universidade Paulista entendeu e inseriu no curso de sistemas de informação. Outra universidade ainda usa também. Mas por que estaria ultrapassada? A análise orientada a objeto de certa forma substitui a Análise Essencial e Estruturada, por isto usamos o termo ultrapassadas, mas o conceito funciona como sempre funcionou. O principal elemento desta análise é o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD).

2.4 Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de dados e informação, evolução no armazenamento dos dados, bancos de dados distribuídos, sistema gerenciador de banco de dados (SGBD), etc.

2.5- Ferramentas Case

Ferramentas Case são usadas para modelar ou criar os modelos sejam eles quais forem, isto é, trata-se de softwares específicos para a criação de diagramas, debuggers, entre outros.

3-. Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Os recursos humanos sempre representaram e continuam representando um dos aspectos mais importantes no sucesso das empresas. A administração estratégica considera as estratégias necessárias para se trabalhar a questão dos recursos humanos a fim de se alcançar os objetivos estratégicos da empresa. Nos tempos atuais de Tecnologia de Informação (TI) e Internet, é preciso que a administração de recursos humanos esteja presente em todos os projetos, trabalhos e empresas de TI. Segundo Jamrog e Overholt (2004), para que o pessoal de RH atinja o perfil de parceiro estratégico do negócio, ele precisa alcançar o que foi chamado de eficácia organizacional. A eficácia organizacional é a medida de quão bem as organizações atingem suas missões através das suas estratégias essenciais. Assim, para se entender como os recursos humanos impactam na eficácia organizacional, os autores recorrem à teoria dos sistemas e à mensuração de sistemas. Porém, para fins deste trabalho, será focada a alavancagem de estratégias dentro da aplicação de um dos arquétipos da teoria de sistemas.

4- Planejamento Estratégico de Ti

O planejamento estratégico é um processo de formulação de estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando. Para Drucker “planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retro alimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. O planejamento estratégico está relacionado com os objetivos estratégicos de médio e longo prazo que afetam a direção ou a viabilidade da empresa. Mas, aplicado isoladamente, é insuficiente, pois não se trabalha apenas com ações imediatas e operacionais, é preciso que, no processo de planejamento estratégico, sejam elaborados de maneira integrada e articulada todos os planos táticos e operacionais da empresa. O planejamento deve maximizar os resultados e minimizar as deficiências utilizando princípios de maior eficiência, eficácia e efetividade. Eles são os principais critérios de avaliação da gestão.

5- Segurança da Informação

Nos dias de hoje, as empresas dependem cada vez mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com