TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIMI - PG - Cosan

Trabalho Escolar: PIMI - PG - Cosan. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  4.039 Palavras (17 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Sup. de Tec. em Processos Gerenciais

PIM I

Cosan

Nome da Unidade (Pólo de matrícula)

2011

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Curso Sup. de Tec. em Processos Gerenciais

PIM I

Cosan

Nome(s) do(s) aluno(s):

RA (s):

Curso: Sup. de Tec. em Processos Gerenciais

Semestre:

Nome da Unidade (Pólo de matrícula)

2011

RESUMO

O Brasil é um dos maiores produtores e processadores de cana-de-açúcar do mundo. Na safra 2007/2008, a produção nacional atingiu o recorde de 496 milhões de toneladas. Uma das vantagens do Brasil é o fato de possuir dois períodos de safra distintos: a região norte-nordeste colhe sua safra no período de novembro a abril, enquanto a região centro-sul realiza essa atividade de maio a novembro. Assim, o País desfruta não apenas de importante diversificação geográfica, mas também de maior equilíbrio na safra. O Brasil é hoje o maior produtor mundial de açúcar, com 31,6 milhões de toneladas, sendo que 17,4 milhões de toneladas são destinadas à exportação, quanto a álcool, produção nacional na safra 2007/2008 foi de 22,5 milhões de metros cúbicos. A demanda pelo etanol brasileiro no mercado externo tem apresentado uma curva ascendente. Neste contexto de produtores e processadores de cana-de-açúcar esta a Cosan, que foi fundada em 1936, e é uma das maiores produtoras e exportadoras de açúcar e etanol do mundo, e a maior produtora de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. Considerando este contexto de cana-de-açúcar, e contemplando as disciplinas do curso de Processos Gerenciais, foi possivel realizar este trabalho.

Palavras-chave: Cana-de-açúcar; Processos Gerenciais.

ABSTRACT

Brazil is one of the largest producers and processors of sugar cane in the world. In the 2007/2008 harvest, domestic production reached a record 496 million tons. One advantage of Brazil is the fact of having two distinct periods of harvest: the north-northeast reaps its harvest from November to April, while the center-south region performs this activity from May to November. Thus, the country enjoys not only of significant geographic diversification, but also a greater balance in the crop. Brazil is today the largest producer of sugar, with 31.6 million tons, of which 17.4 million tons are for export, as the alcohol, domestic production in the 2007/2008 harvest was 22.5 million cubic meters. The demand for Brazilian ethanol in the external market has shown an upward curve. In this context of producers and processors of sugar cane this Cosan, which was founded in 1936 and is one of the largest producers and exporters of sugar and ethanol in the world and the largest producer of electricity from sugarcane bagasse cane. Considering this context of cane sugar, and contemplating the course subjects Process Management, it was possible to carry out this work.

Keywords: Cane sugar; Management Processes.

SUMÁRIO

Introdução 6

1. Desenvolvimento 8

1.1. Objetivo do Projeto 8

1.2. Objetivo da Empresa 8

2. Discussão 8

2.1. Sobre a Empresa 8

2.2. Fundamentos de Administração 10

2.3. Técnicas de Informática 12

2.4. Marketing 16

Conclusão 18

Referências Bibliográficas 19

INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos maiores produtores e processadores de cana-de-açúcar do mundo. Na safra 2007/2008, a produção nacional atingiu o recorde de 496 milhões de toneladas. Uma das vantagens do Brasil é o fato de possuir dois períodos de safra distintos: a região norte-nordeste colhe sua safra no período de novembro a abril, enquanto a região centro-sul realiza essa atividade de maio a novembro. Assim, o País desfruta não apenas de importante diversificação geográfica, mas também de maior equilíbrio na safra.

A produção mundial de açúcar vem crescendo de forma consistente nos últimos anos, a uma taxa média de 2,6% ao ano e atingindo uma produção de 167 milhões de toneladas na safra 2007/2008. O Brasil é hoje o maior produtor mundial do insumo, com 31,6 milhões de toneladas, sendo que 17,4 milhões de toneladas são destinadas à exportação.

A produção brasileira de etanol vem crescendo expressivamente nos últimos anos. Com o aumento da fabricação de veículos bicombustíveis, que já representam mais de 90% das vendas de carros novos no País, segundo a ANFAVEA, o Brasil se alinhou às oportunidades do setor procurando atender à crescente demanda pelo etanol. A produção nacional na safra 2007/2008 foi de 22,5 milhões de metros cúbicos.

A demanda pelo etanol brasileiro no mercado externo tem apresentado uma curva ascendente. Segundo a Agência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com