TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MANEJO

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 9

                                                                                                       [pic 1]

NTRODUÇÃO

  Este trabalho realizará um plano de Manejo da MATA SANTA GENEBRA que está localizada em Campinas mais especificamente no bairro Barão Geraldo, dentro deste trabalho falaremos mais sobre o que é a Mata santa Genebra, suas particularidades e a sua imensurável biodiversidade que está presente na mesma, além da abordagem de pontos importantes como a sua real importância a sociedade campineira e região, como exemplo sua capacidade de regular o clima e proteger mananciais de água doce impedindo sua escassez. Além de explicar como é a realização de um plano de Manejo vamos abordar porque o mesmo é tão importante e o que muda em nosso dia a dia cotidiano.

DESENVOLVIMENTO

O que é a Mata Santa Genebra: É uma área de 100 alqueires de terra doados pela família do Sr. “José Pedro de oliveira”, aonde a mesma foi concedia a municio com a promessa de se tornar uma área de preservação ambiental aonde o municio se responsabiliza junto com órgãos governamentais a realizar a preservação ambiental do local, com pena de que se a área for desmatada a mesma voltaria a pertencer à família.

Sua localização: A Mata Santa Genebra como dito anteriormente está localizada dentro da região de Campinas, no Bairro “Barão Geraldo”, além de ser cercada por varias vias de trânsitos muito importantes para toda região como, por exemplo, Rodovia Campinas a Paulínia, Dom Pedro, além de estar apenas a 95 km de São Paulo, 57 km de Bragança Paulista e inúmeras outras cidades de imensa ocupação demográfica.

A utilização atual da Mata: Em campinas existe algo chamado de Plano Diretor, que consiste em regulamentar todo e qualquer desenvolvimento: rural, ambiental, urbano dentre todos os outros, e este que consolida todas as leis que regem sobre a Mata Santa Genebra.  Sendo que a mesma se encontra “macrozona 3”, que significa que a Mata é uma área de urbanização controlada, pois sendo que se localiza nas proximidades de um dos maiores campos universitários do país “Unicamp”, e ali se tendem a alocar inúmeros estudantes e famílias que procuram o conforto do bairro barão Geraldo. Então é necessário uma serie de leis que protejam a mata de uma urbanização desenfreada que ocasionaria o desmatamento. Além de populacional Santa Genebra serve como fonte de estudos e pesquisa a muitos estudantes e pesquisadores que ali desenvolvem seus estudos, claro que de forma controlada e muito especifica de modo a não comprometer a biodiversidade da mesma. Além de tudo isso serve como fonte de projetos sociais, sendo que existem diversos que são realizados lá.

 Vizinhos a Mata: Em seu entorno se localiza em sua maioria bairros residenciais de famílias de baixa renda, que tem por sua maioria como fonte de renda a monocultura. Ou seja, a Mata sofre com a pressão do crescimento populacional em seus entornos. Além das universidades ao redor já citadas que faz crescer ainda mais o interesse de pessoas pelo o local.

 Visão da população: Realizou-se uma pesquisa a população em geral em relação ao que achavam da Mata Santa Genebra, dentre pessoas comuns, membros governamentais, ambientalistas, professores e etc., foram realizadas perguntas que chegaram a resultados de 40% acham a Mata área de preservação. 13% acreditam que é um local para educação ambiental 12% modelo de preservação. Ou seja, nenhuma delas fala da importância real que a Mata tem para a sociedade. Como por exemplo, ajuda de controle climático. Qualidade do ar que respiramos, equilíbrio ambiental, preservação e abastecimento de lençóis freáticos.

 Ameaças a Mata Santa Genebra: Como já dito anteriormente o crescimento populacional do entorno da Mata são um grande problema, pois é uma ameaça a mesma, além de uma grande diversidade ocupacional ao redor, ora industrial, ora ruas, ora residencial, isso garante um grane risco a mata pois fica difícil de controlar. Além das proximidades com rodovias que conferem grandes riscos de atropelamentos aos animais que sofrem bastante. Por isso a necessidade de corredores ecológicos. Difícil mensurar os riscos que a Mata corre, mas o de grande importância é o risco das queimadas que podem se ocasionar de diversas formas tanto criminosas como incêndios de combustão natural como raios já que nossa região é uma das mais afetadas do país por esse fenômeno natural.

Plantações ao entorno são outro grande risco, pois sabemos que a pratica faz uso quase que descontrolado de agrotóxicos que agridem a Mata deliberadamente além de poluir a água de lençóis freáticos mananciais.

 Mas existem também oportunidades a ARIE que se não fossem a existência dela hoje já não existiria mais a Mata. Abaixo listaremos as mesmas:

  • Utilização de métodos de construção sustentável
  • Utilização dos planos créditos de carbono
  • Ampla eficiência do plano de política estadual meio ambiente
  • Voluntários
  • Legislação e criação novas leis ambientalistas
  • Projetos de monitoramento de todo o entorno
  • Investidores privados

Desenvolvimento futuro: Toda região de Campinas é considerada a mais importante do interior paulista, pois existem muitas empresas nesta localidade alem de estar em posição geográfica muito favorecida ao desenvolvimento. Aqui se localiza um dos maiores aeroportos do país. Para o futuro o programa do governo PAC “programa de aceleração do crescimento”, na ordem de 33 milhões de reais iras remover 700 famílias de área de preservação ambiental e área de risco. Visando a proteção ambiental e a implantação de rede de saneamento básico trazendo assim saúde de acabando com lançamento de efluentes a natureza.

Fauna: A Mata Santa Genebra é um imenso refugio a vida. Dentre eles todos os tipos de animais variando desde vertebrados, pássaros entre outros. Com o aumento populacionais ao redor, muitas espécies foram extintas, pois são inúmeros e incontáveis desafios que se impõem a estes animais, que são desde a poluição, caça, atropelamentos, ate mesmo a animais domesticados que circula a área e criam um desequilíbrio ecológico ao lugar. Outro grande problema que enfrentam é a consangüinidade, que nada mais é que na maioria dos animais em números reduzidos os mesmos são da mesma linhagem genética “parentes próximos”, o que na reprodução se traduz em grande índice de problemas genéticos a população de animais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com