TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MANEJO

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 3

Complemento: O PROJETO “FLORESTABILIDADE” NASCEU DE UMA PARCERIA ENTRE A FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO E O FUNDO VALE DO RIO DOCE.

  1. FLORESTABILIDADE

Nada mais é que um jeito consciente de interagir com a floresta, ou seja, um manejo florestal sustentável.

  1. MANEJO FLORESTAL

É um conjunto de técnicas empregadas para colher cuidadosamente árvores e produtos não madeireiros.

A exploração florestal, ou seja, a produção de madeira e de outros produtos florestais (resinas, raízes, cascas, cipós etc), tem como fonte de matéria-prima legal, somente as florestas exploradas sob regime sustentável, através de Planos de Manejo Florestal Sustentável - PMFS ou por meio de desmatamentos autorizados.

  1. OBJETIVOS DO PROJETO FLORESTABILIDADE

‘’Despertar vocações para carreiras ligadas ao manejo florestal, difundir o uso sustentável das florestas e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos extensionistas da Amazônia. ’’

Topicos:

  • Difundir as técnicas do manejo florestal de produtos madeireiros, não madeireiros e dos serviços ambientais
  • Valorizar a pratica e os profissionais que trabalham no manejo florestal
  • Despertar vocações para carreiras em manejo e gestão de florestas
  • Prover matérias pedagógicas sobre manejo florestal
  • Fomentar uma rede colaborativa entre profissionais, aspirantes à profissão e o mercado de produtos florestais.

  1. MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL

Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais. 

  1. ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MANEJO

*Planejamento – A propriedade florestal pode ser dividida em áreas exploráveis, áreas de preservação permanente e áreas inacessíveis à exploração. As estradas também garantem o acesso à floresta para a realização das atividades pós-exploratórias, que conectam a área de exploração às estradas primárias.

* Censo florestal ou Inventário – É a demarcação do terreno e de todas as árvores de valor comercial da área, sendo elas mapeadas, medidas, identificadas e avaliadas.
* Corte seletivo – É fundamental reduzir os danos às árvores remanescentes e diminuir o número de acidentes durante o trabalho. Essa atividade pode ser feita também durante a fase de Censo Florestal ou Inventário.

* Mapa preliminar de exploração – A partir dos dados coletados no Censo Florestal é produzido um mapa preliminar da exploração. Ele deve conter o traçado das estradas, as vias por onde a madeira será arrastada (ramais de arraste), pátios de estocagem (conhecidos também como esplanadas) e a indicação da direção da queda das árvores quando elas forem derrubadas.

* Demarcação – Com o mapa preliminar em mãos, uma equipe de campo faz a demarcação das estradas, pátios, ramais de arraste e direção da queda das árvores. Essa demarcação pode ser feita com fitas coloridas, que servem para orientar a abertura de estradas e pátios, localizar as árvores que serão derrubadas e ajudar no arraste até os pátios de estocagem. Esse arraste é feito por tratores florestais chamados Skidders. 
* Exploração - Os mapas preliminares permitem o planejamento do corte das árvores, evitando que os operadores de motosserra derrubem árvores inadequadas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (747.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com